top of page

ELES FORAM NOTÍCIA NO PORTAL CONTEÚDO EM 2021

Mesmo diante de uma das maiores crises no setor cultural brasileiro, artistas, obras e iniciativas se destacaram dentre as notícias publicadas no Portal Conteúdo ao longo de 2021. Confira agora nosso Top 10!

É muito bom quando matérias repercutem trazendo temas que são relevantes à sociedade. Neste ano de 2021, foram muitos os que se destacaram através de notícias publicadas nas redes sociais e em nosso site. Agora que dezembro está acabando, selecionamos 10 notícias que fizeram a diferente no último ano.


Com a reflexão gerada através de um desabafo de João Pedrosa, participante de Big Brother Brasil 2021 que sofreu preconceito racial dentro do programa, Jefferson decidiu montar uma arte em cima de uma foto do professor. Uma montagem cheia de significados, principalmente por vir à tona na semana em que o público viu em rede nacional o choro cansado de um homem preto que, mais uma vez, teve que ouvir piada ofensiva disfarçada de ingenuidade.


Não deu outra... A fotomontagem teve mais de 18 mil curtidas e foi replicada por muita gente na internet. Seguidores conhecidos, desconhecidos, famosos e amigos se viam representados na arte e era possível ver nos stories de Jefferson sua animação quando alguém repostava seu trabalho. No domingo passado, inclusive, numa matéria sobre administradores de redes sociais dos participantes do Big Brother, o trabalho de Jefferson estava lá... exibido para milhões de brasileiros sintonizados no "Fantástico".


Perfis que resgatam a história da teledramaturgia brasileira têm feito sucesso no Instagram com memes, vídeos antigos, entrevistas e muita interação com os seguidores. Saiba quem está por trás desses sebos digitais. Eles são experts em teledramaturgia brasileira. Sabem exatamente qual cena resgatar no instagram para promover a nostalgia entre os seguidores. Entendem de Odetes, Carminhas e Odoricos e são um sucesso nas redes sociais.


@Eu_noveleiro - Esse perfil do instagram de novelas é um sucesso. Resgata cenas e vinhetas de abertura, faz debate com o público, promove enquetes divertidas e uma série de stories com curiosidades de tramas nacionais. Quem está por trás da ideia é William Paixão, professor de História na Secretaria da Educação de São Paulo e pedagogo na Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.


@marcosmichalak - Rei das Lives, Marcos Michalak alegrou nossa quarentena com entrevistas e curiosidades sobre o universo da televisão brasileira e latino-americana. Desde o ano passado, temos acompanhado algumas entrevistas. Nos impressionou o engajamento o círculo de relações entre o idealizador do projeto e os entrevistados. Tony Ramos, Suzana Vieira, Guilherme Fontes, Daniela Aedo e Ricardo Tozzi são apenas alguns dos nomes que trocaram uma ideia com ele.


@Memória_Teledramatúrgica - Mais de 200 mil seguidores acompanham diariamente as postagens do "Memória Teledramatúrgica", um perfil que é conhecido por muita gente. Nós, do Portal Conteúdo, acompanhados o idealizador do projeto, Eduardo Conceição, há muito tempo pelo Youtube. Ele faz comentários sobre as tramas, promove entrevistas com artistas, ama LP's de trilhas sonoras e mescla essa paixão nas postagens. É um resgate de memórias afetivas feito com muito carinho e paixão. O nome disso é sucesso!


A peça literária on-line "Na sala com Clarice" é uma celebração ao centenário da escritora Clarice Lispector e permite que o público escolha, a partir de um cardápio de textos da autora, quais gostaria de ouvir naquela sessão. Obras que compõem um panorama de suas múltiplas facetas, incluindo narrativas em que podemos perceber a própria Clarice em diferentes fases da vida. A cada rodada da apresentação, alternam os elementos oferecidos ao público para estimular sua escolha: leitura de pequenos trechos; apresentação das sinopses; exposição de objetos relacionados aos textos, sem que o público conheça sequer seus títulos. Aliás, Odilon Esteves esteve contudo e não ficou prosa em 2021. Ele também participou de outra obra artística que fez muito sucesso na TV e em nosso portal...

Série criada por André Barcinski com direção de Marcelo Caetano apostou em texto inteligente, atores potentes e identidade visual que cativa o público. Pegando carona nessa cauda de cometa, apertamos o play e nos deliciamos com essa chanchada moderna da TV brasileira! "Hit Parade" veio tímida e, de repente, passou a ter mais olhos voltados aos episódios lançados semanalmente. O músico/produtor artístico Simão (Tulio Starling) está sempre correndo contra o tempo para prosperar com sua gravadora, a Sensacional Discos. Casado com Lídia (Bárbara Colen), os dois vivem, na prática, o que a maioria dos artistas e produtores do Brasil vivem: Criam boas histórias, mas encontram-se na pindaíba. Após sofrerem um golpe de Missiê Jack (Robert Frank), Simão, Lídia e a ma-ra-vi-lho-sa sócia Silvana (Docy Moreira) passam a caçar e frabricar talentos excêntricos para vender discos e emplacar nas paradas de sucesso. Vale a pena conferir...


Sabe aqueles artistas que a gente encontra nas redes, passa a seguir e vai vendo uma constante evolução em seu trabalho?


Luiz Antônio Sena Jr é ator, dramaturgo, diretor teatral e desde 2018, quando apresentou o espetáculo #ComproVendoTrocoAMOR, que contava com releituras de clássicos da MPB, passou a incluir o título de “cantante” em seu portfólio. Foi a partir desse musical que jogou no mundo seu primeiro EP, passando a assinar com o pseudônimo LUI. Agora, já mais amadurecido de seus propósitos e numa perspectiva de carreira, lançou seu primeiro EP. em agosto foi distribuída a canção-manifesto É FODA, mobilizando a gente por inteiro (sem a dicotomia corpo e mente) frente às situações de miséria, estigmatização, descaso, vulnerabilidade, preconceito, etc. O Brasil, cada dia mais, coleciona tragédias, alcança o topo nos rankings de violência, de negação aos direitos humanos, de validação da vida. Mas LUI através do seu canto vem afirmar que com afeto se dribla o sistema e pode-se escrever histórias de afirmação. E é disso que ele exalta também no clipe, trazendo diversos personagens reais que vida que superam suas adversidades para seguir uma vida mais feliz.


Engana-se quem pensa que no ano de 2021 só deu Carla Diaz na TV e na internet. Obviamente, a atriz esteve em muitos produtos (reality e reprises de novelas antigas), mas o posto de ator mais visto nos últimos tempos em atrações exibidas quase que simultâneas é, certamente, de Deo Garcez. Após pausa no teatro por causa da pandemia, o artista voltou com tudo no papel de Luiz Gama na peça “Luiz Gama - Uma Voz pela Liberdade”, chegando a interpretar o mesmo papel numa participação especial em "Nos Tempos do Imperador". Além disso, foi possível acompanhá-lo recentemente nas novelas "Salve-se quem puder", "Prova de Amor", "Os Mutantes" e "O Cravo e a Rosa", que voltou mais uma vez no último mês.


A obra teatral traz a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal, trazendo à tona assuntos que refletem na atualidade. "Luiz Gama" circulou por diferentes teatros e auditórios. Um sucesso!


Pedro Leão é aquele artista que, escondidinho em seu ateliê, cria provocações retumbantes que nos fazem pensar sobre masculinidade, sociedade, conservadorismo e liberdade de expressão.A discussão de masculinidades e invisibilização do corpo masculino é um assunto que interessa bastante ao artista. Afinal, nós sabemos como é censurada a nudez do homem e as menções imagéticas aos seus órgãos sexuais. Atualmente, a produção do artista é assumidamente voltada para a pesquisa de masculinidades. Há uma ideia de organizar uma exposição sobre esse tema em São Paulo em 2022 junto com o Wilton Oliveira e o Caio Freixo. Porém, caso alguma pessoa se interesse pelos temas explorados por Pedro, há também a possibilidade de realização de obras por encomenda.


A força da produção cultural do DF é de conhecimento nacional. Eventos de médio e grande porte realizados em Brasília e regiões administrativas são dignos de reconhecimento e respeito pela cena artística local e nacional.


Fundada em 2013 por Pedro Caroca, a V4 Cultural surgiu por perceber uma demanda e necessidade por serviços especializados em elaboração, produção e gestão de projetos culturais para artistas e grupos do Distrito Federal. Além do ator, produtor e gestor cultural Pedro Caroca, a empresa conta com a colaboração de Julie Wetzel, como produtora, e Marino Alves, como revisor de projetos e gestor de mídias sociais. Nesses anos de trabalho, a V4 já acumula participação em dezenas de projetos artísticos nas áreas de teatro, dança, música, circo e cinema, financiados por diferentes iniciativas públicas locais, regionais e nacionais. Atualmente presta serviços para o Coletivo Criadouros, Cia Burlesca, Grupos Psoas e Psoinhas, Nicolas Behr, Palhágico Chochou, BR S.A. Coletivo de Artistas, Coletivo Morada, Duo Brinquedo e Ajuntamento Abrindo a Sala.


Uma das matérias do Portal mais acessadas em 2021 é a que fala da importância dos Tradutores Intérpretes de Libras do DF. Eles prestam serviço para produções teatrais, lives, shows e projetos institucionais. O Portal Conteúdo conversou com alguns profissionais que atuam como intérpretes na área cultural, na área jurídica e na área religiosa. Muitos apontamentos, dicas, iquietações e impressões sobre o mercado de trabalho brasiliense surgiram após essas conversas, mostrando que por mais que haja boa vontade, ainda existe existe uma lacuna entre produtores culturais e tradutores-intérpretes.


Já o mais compartilhado dos posts não poderia ser outro, afinal, a classe artística recebeu com espanto a notícia da morte de um dos principais nomes comédia teatral brasiliense, Cláudio Falcão.


O ator apresentou divesos espetáculos com personagens que caíram no gosto popular. Nascido em Brasília em 1972, Claudio iniciou sua carreira de ator, ainda criança, aos 14 anos de idade, quando participou dos espetáculos “Alguns Medos e Outros Segredos” e “ O Caso Greta”, dirigidos por Fernando Villar. Foi dirigido também por diretores como Hugo Rodas, Irmãos Guimarães, Alexandre Ribondi, entre outros. Como bailarino, participou do grupo Alaya, dirigido por Lenora Lobo. Participou do grupo “A Culpa é da Mãe”, que depois foi intitulado “Os Melhores Do Mundo”. No grupo, atuou em “Romeu e Julieta” e “É a Cara do Pai”. Em 1999 participou, em Amsterdã/Holanda, do curso Emimes Skool. A partir de 2000, assumiu a direção, texto e atuação junto a outros comediantes brasilienses, dos espetáculos de muito destaque no cenário local, como “Primeira Noite de Mary” “O Casamento de Gorete”, Mary Tipo Na Chapaida”, “Mary Tipo na Disney”, "Mary Tipo Em Caldas Novas”, Mary Tipo no Divã”, entre outros.


Em 2022 seguiremos na luta pela difusão das arte e da cultura do Brasil. Nos vemos pelo site e pelas redes!


Boas festas!

bottom of page