ÚLTIMOS DIAS PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA OLHAR D’ELAS
- davicdm
- 23 de set.
- 3 min de leitura
Em cartaz no Complexo Cultural de Samambaia, com entrada franca. Cerimônia de encerramento será no dia 26 (sexta), com roda de prosa e premiação.

A Exposição Coletiva Olhar d’Elas - Mulheres na Fotografia está na sua última semana em cartaz no Complexo Cultural de Samambaia. Com o tema ‘Mulheridades: tecnologias ancestrais’, o projeto apresenta ao público fotografias registradas por 20 mulheres moradoras do Distrito Federal. A exposição também presta homenagem à Marisol Kadiegi, fotógrafa e documentarista angolana radicada em Brasília. Visitação aberta de segunda a sexta, das 8h às 20h; aos sábados, de 8h às 18h; e aos domingos, de 8h às 12h. Entrada franca.
A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 26 de setembro (sexta), às 19h, e contará com uma roda de conversa entre as curadoras, a fotógrafa homenageada e as 20 artistas participantes. Neste mesmo dia, também será realizada a premiação das três melhores fotografias, selecionadas pela proponente do projeto, Gabriela Pires, pelas curadoras Aya, Ramona Jucá e Thaís Mallon e por júri popular. Cada premiada receberá R$ 1.000.
Em cartaz desde o mês de agosto, a exposição conta com audiodescrição de todas as obras expostas, possibilitando a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. No dia 13 de setembro, foi promovida também a Oficina de Introdução à Fotografia para Mulheres e Meninas, com Beatriz Braga.
Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), Olhar d’Elas é o resultado de um chamamento público promovido pela Ocre Imagem. O concurso recebeu mais de 200 propostas, selecionando 20 trabalhos de fotógrafas amadoras e profissionais oriundas das RAs de Taguatinga, Asa Norte, Samambaia, Guará, Varjão, Águas Claras, Cruzeiro, Recanto das Emas, Gama, Guará, Riacho Fundo, Sobradinho e Santa Maria. As 20 fotografias formam um acervo inédito que registra as múltiplas formas de ser mulher e de se mover no mundo a partir de tecnologias ancestrais.
Quem visita a exposição, conhece as obras de: Alícia Pilar, Amanda Owls, Ana Luiza Meneses, Ana Poney, Beatriz Andrade, Bruna Braz, Cicera Morais, Daniela Pinheiro, Day Mesquita, Ingrid Rodrigues, Joanna Fernanda, Jessi Barros, Juliana Nonaka, Júlia Meireles, Lúcia Bastos, Marina Santos, Nayá Tawane, Pryscilla Kacilda, Renata Barbosa e Verô Gurgel. Soma-se ao acervo, 10 fotografias históricas da homenageada Marisol Kadiegi.
Marisol Kadiegi: fotógrafa homenageada
Fotógrafa, jornalista e realizadora audiovisual. Marisol Kadiegi nasceu em Angola e radicou-se no Brasil em 1986. Moradora de Brasília, faz da fotografia um território de memória, ancestralidade e resistência afro-diaspórica. É graduada em Comunicação Social (IESB) e pós-graduada em História Cultural, Identidade, Tradições e Fronteiras (UnB) e em Fotografia como Suporte para a Imaginação (f/508). Em Angola, atuou como professora universitária e documentarista na TV pública. Vencedora de diversos prêmios, é realizadora do documentário ‘Xinquilamento: a força dos ancestrais’ (2008) e autora do livro digital ‘Em mim moram memórias de Angola’ (2022).
Ocre Imagem
Fundada no Distrito Federal, por Gabriela Pires e Tatiana Reis, a Ocre Imagem é um coletivo de audiovisual e fotografia composto por mulheres, em sua maioria mães. Também integram o coletivo as fotógrafas e artistas Beatriz Braga e Sabrina May, a editora e filmmaker Jully Kathleen e a produtora Karla Raposo. Desde 2023, a Ocre realiza a cobertura de projetos culturais diversos, incluindo festivais, oficinas, espetáculos teatrais e shows musicais. Com a missão de fortalecer a rede de trabalhadoras da cultura e reintegrar mulheres e mães na cadeia produtiva, a Ocre trabalha com uma rede em construção de fotógrafas, videomakers, editoras e diretoras.
PROGRAME-SE
Exposição Coletiva Olhar D’Elas - Mulheres na Fotografia
Visitação: seg a sex de 8h às 20h | sáb de 8h às 18h | dom de 8h às 12h
Cerimônia de Encerramento e Premiação: 26/09 (sexta), às 19h
ONDE: Complexo Cultural de Samambaia
Nas redes: www.instagram.com/ocreimagem
Informações: projetoolhardela@gmail.com






Comentários