AVISA LÁ QUE EU VOU ESTREIA 5ª TEMPORADA MOSTRANDO O BRASIL QUE RARAMENTE APARECE NA TV
Em duas noites e com episódios diferentes, Paulo Vieira apresentou a tradição indígena do Kuarup e o legado de Luiz Gonzaga, reforçando a importância de um programa que dá voz a histórias pouco conhecidas do país.

O Avisa Lá Que Eu Vou chegou à quinta temporada fazendo aquilo que sempre fez de melhor: apresentar ao Brasil um Brasil que ele mesmo pouco conhece. Com o humor e a curiosidade de Paulo Vieira, o programa continua explorando histórias, tradições e personagens que raramente encontram espaço na televisão.
A nova temporada estreou na segunda-feira (12), no GNT, e na terça-feira (13), na TV Globo. A expectativa era que os dois canais exibissem o mesmo episódio, mas o público acabou recebendo duas viagens completamente diferentes.
Se foi um erro de programação ou uma estratégia da emissora, ainda não está claro. O próprio Paulo Vieira havia divulgado outro episódio para a estreia na Globo e demonstrou surpresa no X (antigo Twitter) quando a transmissão começou.
Para quem gosta do programa, no entanto, a confusão acabou rendendo dois episódios lindos, capazes de mostrar a diversidade cultural do país por perspectivas bastante diferentes.
NO XINGU, A TRADIÇÃO TAMBÉM SE TRANSFORMA
Na estreia do GNT, Paulo Vieira visitou o povo Yawalapiti, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, para acompanhar o Kuarup, uma das cerimônias mais importantes da região, dedicada à memória dos mortos.
O episódio mostrou como a comunidade lida com a morte, preserva seus rituais e transmite tradições entre gerações. Paulo conversou com integrantes do povo Yawalapiti, conheceu a luta Huka Huka e participou de uma experiência que trouxe reflexões sobre memória, espiritualidade e resistência indígena.
As conversas abordaram mudanças em costumes tradicionais, incluindo práticas como os casamentos arranjados, mostrando que essas comunidades também discutem e transformam suas próprias formas de viver.
EM EXU, O LEGADO DE LUIZ GONZAGA VAI ALÉM DA MÚSICA
Na terça-feira, quem acompanhou a estreia pela TV Globo encontrou Paulo Vieira em Exu, no sertão de Pernambuco, cidade natal de Luiz Gonzaga.
O episódio mostrou como o legado do Rei do Baião permanece presente na identidade cultural da região, nas histórias dos moradores e na relação que a cidade mantém com um de seus filhos mais ilustres.
Mas a visita também abriu espaço para uma reflexão importante sobre a maneira como o Brasil valoriza sua cultura popular e, ao mesmo tempo, convive com a desigualdade social.
Em um dos momentos mais marcantes, Paulo Vieira afirmou:
“O pobre não quer identidade, isso ele já tem. Ele quer dignidade.”
Exu tem uma identidade cultural fortíssima, que merece ser celebrada. Mas reconhecer essa riqueza não significa ignorar as necessidades de quem vive ali.
Até a publicação deste texto, o episódio exibido pela Globo ainda não estava disponível no Globoplay.
O BRASIL É MUITO MAIOR DO QUE A TV COSTUMA MOSTRAR
Ao longo de cinco temporadas, Avisa Lá Que Eu Vou construiu uma identidade própria na televisão brasileira. Paulo Vieira consegue transitar entre o humor e assuntos delicados com uma naturalidade que ajuda a aproximar o público de realidades muito diferentes das suas.
E uma das principais qualidades do Paulo é que ele não faz questão de ser o personagem principal de todas as histórias. Ele pergunta, escuta, brinca e permite que as pessoas que encontra tenham protagonismo.
E pra nós que fomos acostumados a assistir produções nos mesmos lugares e personagens, o programa oferece a oportunidade de conhecer outras culturas, tradições e formas de viver que também fazem parte da identidade brasileira.
Os episódios de estreia da quinta temporada deixou isso evidente. Em uma noite, o público conheceu um pouco mais sobre a relação dos Yawalapiti com a morte e suas tradições. Na outra, visitou o sertão pernambucano para entender como a história de Luiz Gonzaga continua presente na vida de uma comunidade.
Duas viagens, dois episódios muito diferentes e a mesma qualidade que fez o Avisa Lá Que Eu Vou chegar à quinta temporada: a capacidade de encontrar boas histórias onde a televisão brasileira nem sempre se lembra de procurar.
QUEM FAZ?
Avisa Lá Que Eu Vou – 5ª temporada
Apresentação: Paulo Vieira
Direção: Benjamin Hassan
Redação final: Daniela Ocampo
PROGRAME-SE
Avisa Lá Que Eu Vou – 5ª temporada
GNT: segundas-feiras, às 21h45.
TV Globo: terças-feiras, após o Chef de Alto Nível.
Globoplay: episódios disponíveis conforme a programação de lançamento.





Comentários