• Editor

RESIDÊNCIA COM EDSON BESERRA - DEMONSTRAÇÃO GRATUITA NO CENTRO DE DANÇA DO DF

No próximo sábado, dia 19 de março, os participantes da segunda residência artística do projeto CorpoManifesta farão uma apresentação aberta de demonstração de processo no Centro de Dança.

Por meio das temáticas propostas pelo idealizador Edson Beserra, também coreógrafo e ministrante da segunda etapa do projeto, tanto o público, quanto os artistas poderão refletir e estimular seus pensamentos críticos a respeito de corpos que vem sendo negligenciados durante séculos por uma supremacia branca, elitista: o corpo negro, o feminino, o indígena e o corpo queer.


Mestrando em dança pela Universidade Federal da Bahia, multiartista e profissional da dança e candomblecista, Edson Beserra pesquisa as transdisciplinaridades das diversas manifestações das Artes Cênicas, com ênfase em Dança tendo a memória como fio condutor na construção de dramaturgias. Como bailarino atuou em algumas das principais companhias de dança do País como Grupo Corpo Cia de Dança, a Cia de Dança Deborah Colker e a Quasar Cia de Dança. Como criador tem em seu portfólio, videodanças, espetáculos de dança e teatro e performances, e atuação como facilitador em oficinas de dança, dramaturgia em dança e em residências artísticas.


Durante esta residência, as pessoas participantes puderam mergulhar na construção de pequenas dramaturgias, fazendo o uso de técnicas de composição em tempo real, mediadas pelo ministrante, tendo como mote as diversas maneiras de manifestação do corpo em consonância com questões emergentes no mundo atual: múltiplas identidades culturais e seus múltiplos locais de fala. Quais poéticas advindas da ideia de reação podem ser construídas por meio das artes performativas? Seria possível pensar em uma poética ou metodologia do grito?


A apresentação no próprio Centro de Dança será aberta ao público. Para acompanhar a série de residências que compõem o projeto CorpoManifesta, acesse a rede social: @corpomanifesta. Os interessados na residência poderão se inscrever pela internet e vivenciar de perto diferentes metodologias de trabalho.


Confira o vídeo de convite:

PROGRAME-SE

DEMONSTRAÇÃO DE PROCESSO DO PROJETO CORPOMANIFESTA

Sábado, dia 19 de março

Horário: 19h30

Local: Sala 3 do Centro de Dança de Brasília - St. de Autarquias Norte Q 1 -


A demonstração será aberta ao público nesta sexta-feira (dia 25 de fevereiro), às 20h30, na Sala 1 do Centro de Dança do DF.

Classificação: livre


A produção pede que todos estejam vacinades e com suas máscaras de proteção.


Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. No último dia de cada residência haverá apresentação aberta ao público e à comunidade com entrada franca.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...