PROJETO ARCA CULTURAL IMPACTA 2.700 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ABRIGOS DO DF
- Da Redação
- há 23 minutos
- 2 min de leitura
As atividades trabalham, de forma integrada, o desenvolvimento motor, a musicalidade, a postura, a comunicação, o trabalho em equipe e a autonomia artística.

Desde agosto de 2025, o Projeto Arca Cultural vem transformando realidades por meio da arte, da cultura e da educação socioemocional. A iniciativa já alcançou a marca de 2.700 crianças e adolescentes atendidos no Distrito Federal, consolidando-se como uma importante ferramenta de democratização do acesso cultural em territórios de maior vulnerabilidade social.
Com uma metodologia baseada em vivências lúdicas, criativas e estruturadas, o projeto desenvolve aspectos motores, cognitivos, emocionais e artísticos, promovendo o fortalecimento da autoestima, da identidade e do protagonismo juvenil.
Atividades desenvolvidas
As aulas e oficinas são construídas a partir de jogos, dinâmicas corporais, dança, teatro e musicalidade, com objetivos claros de desenvolvimento integral. Entre as principais ações, destacam-se:
*Dinâmicas corporais e dança recreativa, como Time das Cores, Dança dos Elementos, Espelho, Batalha Coreográfica e Objetos Dançantes;
*Roda Teatral e Contação de Histórias, estimulando interpretação, criatividade e expressão emocional;
*Alongamento, relaxamento e consciência corporal, com foco em ritmo, tempo musical e coordenação;
*Rodas de conversa, promovendo diálogo, escuta, cidadania e reflexão social;
*Formação em Danças Urbanas e Cultura Hip Hop, com fundamentos técnicos, história do movimento e valores de respeito, identidade e resistência;
*Musicalização na capoeira, valorizando a cultura afro-brasileira;
*Palestras motivacionais e de conscientização, ministradas por Wesley Messias, com uso de teatro, música e dança para estimular propósito, autoconhecimento e integração social.

Principais entregas do projeto
Entre janeiro e fevereiro de 2026, o Arca Cultural ampliou suas ações pedagógicas e a implementação de Kits Culturais, com mobiliário e equipamentos para fortalecimento das atividades nas instituições. Além disso, o artista visual Weuller Gregório leva arte urbana e acessível para crianças e jovens no projeto Arte Cultural, criando pinturas murais autorais em cada instituição, ampliando a fruição e o acesso à arte e à cultura.
Essas ações contribuem para a criação de ambientes mais acolhedores, criativos e estimulantes ao aprendizado.
Agenda do 1º semestre:
Instituições contempladas (jan–fev/2026)
Instituto Mãos Solidárias – Brazlândia
Instituto Mãos Solidárias – Santa Maria
Instituto Proeza – Recanto das Emas
Instituto Embalando Sonhos – Samambaia Norte
Instituto Realizando Sonhos – Varjão
Instituto Pedro Araújo dos Santos – PAS (Gama)
Ao todo, 6 instituições parceiras foram contempladas nesse período, fortalecendo a rede de atendimento social e cultural no DF.

Próximos passos
Em março de 2026, será concluída a primeira etapa do Projeto Arca Cultural, consolidando as ações realizadas e ampliando sua presença em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal.
📲 Instagram: @arca.cultural


