top of page

MERCADO SUL VIVE: COMUNIDADE CELEBRA 11 ANOS DE OCUPAÇÃO COM LANÇAMENTO DE FOTOLIVRO E EXPOSIÇÃO

Projeto Chão de Cores traz ao público um acervo visual sensível sobre a comunidade do Beco da Cultura de Taguatinga, apontando reflexões sobre território, memória e direito à cidade

Foto: Webert da Cruz
Foto: Webert da Cruz

No próximo sábado (21), a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive celebra seu aniversário de 11 anos em uma grande festa aberta ao público. Por meio do projeto Chão de Cores, a comunidade do território lançará uma exposição e um fotolivro inédito que documentam fotografias do histórico Beco da Cultura, como também é conhecido o Mercado Sul de Taguatinga. A celebração começa às 10h e se estende até às 23h, na QSB 12/13, com entrada franca.


Além do lançamento do fotolivro e da exposição, o Aniversário de 11 anos da Ocupação Mercado Sul Vive - Edição Chão de Cores trará uma extensa programação cultural. O dia começa com oficina de samba mirim para crianças na Casa Kaluanã. Depois, as atrações seguem para o Espaço Okupa, com roda de conversa sobre memória de territórios culturais periféricos e apresentações musicais com Aya Puntare, Bloco da Onça Preta, Sambadeiras de Roda, Maracatu do Boiadeiro Boi Brilhante, MC Garnet, Ramona Jucá e Dj Fraktal.


Fotolivro, exposição e salvaguarda cultural

O projeto Chão de Cores resulta de um processo continuado de mapeamento do acervo visual do Mercado Sul, culminando na criação de obras artísticas e documentações que articulam fotografia, pesquisa, escuta e convivência como estratégia de preservação da memória. Construído por agentes culturais do lugar, o projeto reúne imagens históricas e uma pesquisa que busca contribuir para o reconhecimento do Mercado Sul como Patrimônio Cultural Imaterial de Taguatinga e do Distrito Federal.


Tanto o fotolivro quanto a exposição propõem uma experiência sensível que aproxima o público das camadas íntimas e simbólicas do Beco da Cultura, considerado um dos mais importantes espaços de produção artística, cultura popular periférica e memória coletiva do DF. A pesquisa do projeto incluiu rodas de conversa, mediações e visitas guiadas, catalogação de cerca de 200 imagens históricas, ensaio fotográfico com moradores e agentes culturais locais e uma intervenção artística nos muros do beco, através de pinturas, grafites e lambes.


No fotolivro ‘Mercado Sul: Um Chão de Cores - Memórias do Beco da Cultura de Taguatinga (DF)’ estão reunidas fotografias, textos e registros que narram a trajetória cultural, as transformações e a atuação de diferentes gerações de artistas e moradores do território. A obra também homenageia o fotojornalista Ivaldo Cavalcante, que durante a década de 1970 realizou os primeiros registros fotográficos da cultura viva do local. A publicação, organizada pela percussionista e antropóloga Ana Noronha e pelo fotógrafo e jornalista Webert da Cruz, traz um recorte narrativo onde passado, presente e futuro se atravessam a fim de circular a memória para futuras gerações.


Com curadoria de Webert da Cruz e Rick Paz, a exposição ‘Chão de Cores – Mercado Sul: memória, cultura e movimento’ apresenta narrativas fotográficas de 13 artistas participantes do movimento cultural do Mercado Sul: Angel Luis, Davi Mello, Diana Sofia, Ester Cruz, Ivaldo Cavalcante, Matheus Alves, Nara Oliveira, Raissa de Oliveira, Ramona Jucá, Rick Paz, Thiago S. Araújo, Webert da Cruz e Yuri Barbosa. A mostra apresenta múltiplos olhares sobre as pessoas, práticas culturais e processos comunitários do Mercado Sul. São registros que percorrem diferentes linguagens e identidades culturais, como o teatro popular, artes visuais, cultura ballroom, capoeira, samba, entre outras expressões.Todas as ações do projeto Chão de Cores são realizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG-DF), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF) e Governo do Distrito Federal.


Décadas de luta pelo direito à cidade e à cultura

O Mercado Sul foi construído e inaugurado em Taguatinga no final da década de 1950, antes mesmo de Brasília, como um dos primeiros centros comerciais do DF. Desde a década de 1970, entre especulações imobiliárias e abandono governamental, passou a ser revitalizado continuamente por moradores e movimento cultural. Em 2015, sua comunidade criou a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, dando mais um passo na luta pelo direito à cidade. A articulação transformou lojas abandonadas em novos espaços vivos de arte, cultura e resistência, reivindicando também o reconhecimento do Mercado Sul como Patrimônio Cultural Imaterial do DF.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

-10h às 12h: Oficina de Samba Mirim com as crianças na Casa Kaluanã

-14h às 18h: Feira de Troca de Fotografias com o Coletivo Nós por Nós

-15h: Lançamento do ‘Fotolivro Mercado Sul: Um Chão de Cores, memórias do Beco da Cultura de Taguatinga (DF)’

-15h: Abertura da Exposição Chão de Cores - Mercado Sul: memória, cultura e movimento

-15h: Roda de Conversa ‘Mercado Sul: o direito de existir e permanecer como Beco da Cultura’

-17h: Aya Puntare - La cumbiera

-18h às 20h: Bloco da Onça Preta - Lavagem + Sambadeira de Roda + Maracatu do Boiadeiro Boi Brilhante

-20h: Mc Garnet

-21h: Ramona Jucá – Show Borboletas e Marimbondos

-22h: Dj Fraktal


PROGRAME-SE

Aniversário Ocupação Mercado Sul Vive 11 Anos - Edição Chão de Cores

QUANDO: 21 de fevereiro (sábado), das10h às 23h

ONDE: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive – QSB 12/13, Taguatinga Sul

Entrada: franca

Classificação: Livre

 
 
 

Comentários


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page