top of page

'FESTA DA ONÇA - O RE-NASCIMENTO DO RIO' ACONTECE NESTE DOMINGO

Evento é realizado pela Casa Moringa e reúne atrações da cultura popular do DF, finalizando o projeto “Memórias do Rio - Encontros do Descoberto”

Foto: Davi Mello
Foto: Davi Mello

Um grande festejo da cultura popular vai encantar Taguatinga neste domingo. É a 'Festa da Onça - O Re-nascimento do Rio'. A festa é mais uma das sementes férteis da Casa Moringa, um encontro sobre território, educação, saberes tradicionais, sustentabilidade e bem viver, imaginando mundos possíveis, com arte e brincadeira. O evento é a  finalização do Projeto “Memórias do Rio - Encontros do Descoberto” e conta com atrações culturais, como as Sambadeiras de Roda; lançamento do livro “As Aventuras de Jucaí na Agrofloresta”, de Diele Mendes; Sarau “Memórias do Rio de Dentro” e as anfitriãs da casa, o Cortejo Tawá-Tingá e o Re-nascimento do Rio. A celebração acontece no dia 26 de outubro, a partir das 16h, no Batalhão das Artes, em Taguatinga Norte. Entrada Franca e livre.


Cortejo de Tawá Tingá e o Re-Nascimento Do Rio 

Em cena, dezoito mulheres brincantes e suas encantarias realizam um feitio de amarração de fios da história que foram cortados na formação do Distrito Federal. Elas (re)ocupam o território ancestral de “Tawá Tingá” (barro branco, na língua tupi), com um mutirão de reflorestamento do imaginário e de limpeza das águas profundas do rio da memória. Na travessia, vida e morte se encontram para celebrar o nascimento de um povo e de uma

brincadeira, sob a proteção da guardiã da floresta: Onça Yayá.


“Memórias do Rio - Encontros do Descoberto”

No projeto Memórias do Rio foram desenvolvidas vivências “O Rio e a cidade” propondo um olhar sobre o território e os impactos da urbanização nas nossas vidas e relações com o ambiente que nos rodeia. Seguindo os cursos das águas, o projeto reconheceu as histórias, cultura, patrimônios, unidades de conservação e memórias que constituem as cidades de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia por meio de práticas da Pedagogia Griô, criada pela educadora e escritora baiana Líllian Pacheco.

Foram realizadas 3 aulas vivenciais griô e 3 trilhas ecológicas. E como encerramento do projeto teremos como celebração a Festa da Onça: O Re-nascimento do Rio que acontecerá no Batalhão das Artes, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no percurso do projeto e outras atrações.


A Casa Moringa

A Coletiva Casa Moringa é uma coletiva de brincantes populares do Distrito Federal, atuando há mais de 10 anos em diálogo com a tradição e a contemporaneidade, com os direitos humanos e tecnologias livres, através de uma abordagem criativa, vivencial e colaborativa. O projeto Memórias do Rio é uma das sementes férteis da Casa Moringa. 


PROGRAMAÇÃO, a partir das 16h:

  • Abertura 

  • Contação de história e pré - lançamento do livro “As Aventuras de Jucaí na Agrofloresta” (Diele Mendes)

  • Sarau “Memórias do Rio de Dentro”

  • Apresentação Cortejo Tawá-Tingá e o Re-nascimento do Rio (Casa Moringa)

  • Samba de Roda com o Coletivo Sambadeiras de Roda (DF)

Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio á Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.


PROGRAME-SE

Festa da Onça - O Re-nascimento do Rio

QUANDO: 26 de outubro, domingo, a partir das 16h

ONDE: Batalhão das Artes - Taguatinga Norte

QUANTO: Gratuito

Classificação: Livre

 
 
 

Comentários


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page