ARTHUR SCOVINO DESEMBARCA EM BRASÍLIA PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVO PROJETO ARTÍSTICO
- Editor
- há 2 horas
- 2 min de leitura
O artista visual chega a Samambaia Sul para reuniões de trabalho, café com seguidores e pré-produção de novo projeto para o ano de 2026.

Arthur Scovino é um artista que caminha por diferentes cidades do Brasil investigando elementos poéticos para seus novos trabalho. Atualmente, desenvolve em São Gonçalo, sua cidade natal, um novo projeto de residência artística intitulado "O Outro". O retorno à Estrela do Norte, bairro do município, é cheio de significados e provocações pessoais. Arthur revisita a casa onde morou na infância e desenvolve pesquisa com os elementos à sua volta:
"Na casa onde tudo começou, o tempo dobra as paredes, amacia os gestos. Agora, somos mais do que éramos e, ainda assim, somos os mesmos", comenta o artista.
O processo de construção de "O Outro" no seu novo ateliê (que recebe o nome do bairro) pode ser visto no com exclusividade por assinantes do artista em diferentes redes.
"Estrela do Norte é o nome do bairro, mas também é nome de guia, de caboclo. Por isso, escolhi como nome do meu novo ateliê. Voltei 37 anos depois pra cá e esse retorno não é apenas físico. É um projeto artístico, um ritual de escuta, memória e presença que eu chamo de 'O Outro', inspirado numa novela antiga que passava quando eu saí pela janela da casa pelos braços da minha avó pra morar com ela. 'O Outro' é, talvez, aquele que ficou quando eu fui embora. O que cresceu enquanto eu traçava caminhos longe de São Gonçalo. Agora, tento decifrar o que ficou suspenso no tempo. 'O Outro' não é só um novo projeto... É a tentativa de reunir o que fui com o que sou e com aquilo que, talvez, ainda esteja prestes a descobrir. É um reencontro com o tempo que a ainda vive.", explica Scovino.
A passagem pelo DF será curta, mas cheia de ações. Arthur chega a Samambaia Sul na companhia do produtor Josuel Junior, com quem desenvolveu no último ano a "Expedição Mangue Seco", ação artística que explorou o lugar que inspirou Jorge Amado a escrever a obra "Tieta do Agreste". A viagem ao cenário paradisíaco do vilarejo baiano culminou na gravação de um mini documentário que já ultrapassou a marca de 300.000 acessos nas redes.
Em Samambaia, além de cafés com seguidores e sessões exclusivas do projeto nudesafio Scovino dará continuidade à sua nova pesquisa artística para um novo projeto em 2026. Além da visita surpresa à cidade, em dezembro participará do evento "Encontro do Sol", em Niterói.


