top of page

SIBELLE MACHADO ABRE EXPOSIÇÃO NA GALERIA GRAVURA, EM PORTO ALEGRE

Artista brasileira radicada na França vive fora do Brasil há mais de 40 anos e participa de mostras na Europa

Obra de Sibelle Machado - Divulgação
Obra de Sibelle Machado - Divulgação

A Gravura Galeria de Arte inaugura no dia 24/02 (terça-feira), às 18h30, a exposição “Meditações à beira d´água”, da artista visual Sibelle Machado, radicada na França há mais de 40 anos.

 

A mostra corresponde à segunda etapa de um projeto itinerante de estadias-residências em quatro diferentes países/cidades com orlas e rios, durante dois anos.

 

A primeira fase foi no Mediterrâneo, sobre sereias e mitos. A exposição ocorreu em setembro e outubro no Centro de Cultura Les Essarts, na cidade francesa de Bram.

 

Agora acontece a segunda etapa na Porto Alegre do Guaíba. A teoria do filósofo Heráclito de que a mudança é constante e tudo flui – “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio” – serve de inspiração ao projeto.

 

Na Gravura, a artista apresenta trabalhos de sua atual estadia/residência local de três meses, entre novembro e janeiro. A produção inclui obras em diferentes técnicas, formatos e suportes, além de gravuras impressas na França.                                  

 

O fio condutor, de acordo com Sibelle, são estampas com matrizes de linogravura que reutiliza sobre materiais diferentes, muitos de reciclagem. Papelão , madeira, papéis específicos para gravura, tecidos e tapetes usados servem de superfícies para contar cenas ou imagens inspiradas de contos, da natureza e de vibrações emitidas pela fauna e flora .

 

“Nunca deixei de lado meu amor pelas prensas e o cheiro de tinta de impressão, frequentando o ateliê de gravuras na Praça de Vosges, em Paris”, conta Sibelle, aludindo ao período que  trabalhou como designer e arte terapeuta.                                                                                    

                         

Obras de Sibelle Machado - Divulgação
Obras de Sibelle Machado - Divulgação

                                                           

Nascida em Santo Ângelo (RS), com 17 anos era aluna do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Na infância já praticava desenho e papel machê.                                                                 

 

Chegou jovem à França, em 1978, para estudar em Toulouse, no sul do país. Ainda estudante, expôs suas gravuras (xilogravuras e linogravuras) no prestigiado Centro de Cultura Croix-Baragnon, daquela cidade. Já em Marselha, a mais antiga cidade francesa, na costa do Mediterrâneo, estudou na renomada Escola de Belas Artes de Luminy. 

 

Neste início de 2026, além da mostra na Gravura, Sibelle marcou presença, até dias atrás, na III Bienal de Gravuras da Índia, em Calcutá, organizada pelo Ministério da Cultura da Índia e a Academia Nacional de Artes.

 

Esta primeira exposição montada na Gravura em 2026 é especial não só pela artista convidada como também pelo fato de a galeria estar completando 30 anos. O convite para a mostra exibe em seu layout o selo comemorativo ao aniversário. “O selo marca o início das comemorações”, diz a galerista e arquiteta Regina Galbinski.

 

PROGRAME-SE

Exposição: “Meditações à beira d´água”

Artista: Sibelle Machado

Abertura: 24/02, terça-feira, às 18h30

Visitação: até 21 de março; de segunda a sexta das 9h30 às 18h30; sábado, das 9h30 às 13h30

Local: Gravura Galeria de Arte, Rua Coronel Corte Real, 647, bairro Petrópolis, Porto Alegre

Entrada gratuita

FOTOS: Divulgação da artista/Gravura

oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page