top of page

12 ARTISTAS DE PLANALTINA PRA SEGUIR NO INSTAGRAM

Planaltina completa 161 anos e, para celebrar, o Portal Conteúdo indica 12 artistas da cidade para você seguir no Instagram!

Planaltina é a cidade mais antiga da região do Distrito Federal. Quando nasceu, ainda em Goiás, teve o nome de Distrito de Mestre D’armas, em homenagem a um armeiro que vivia na região. Fundada em 19 de agosto de 1859, Planaltina é um celeiro cultural e se diferencia na arquitetura de outras cidades do DF. Seu centro histórico ainda conserva casarões centenários.


No cenário cultural, destaque para a tradicional Via Sacra do Morro da Capelinha, que costuma levar milhares de pessoas para acompanhar a encenação, que tem na equipe artistas profissionais e engajados. Recentemente, a cidade ganhou seu Complexo Cultural, luta de muitos anos de moradores e representantes culturais.


Para celebrar os 161 anos, o Portal Conteúdo indica 12 perfis de agitadores culturais de Planaltina para você seguir no Instagram:


1 - EDI CÂNDIDO

Formado na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, o ator e morador de Planaltina faz parte do Grupo Cultural Senta Que O Leão É Manso e do Grupo Via Sacra ao Vivo. O Grupo sempre apresenta um projeto novo na cidade, auxiliando na formação de novos atores e mantendo viva a tradição do teatro local.





2 - RODRIGO OTÁVIO

O jornalista e agitador cultural Rodrigo Otávio Barbosa é o cicerone mais good vibes da cidade. Conhece as trilhas para os rios, adora pedalar pelo cerrado e sabe a história de cada canto da cidade. Um passeio com ele inclui tudo: degustação de licores, pé na terra, banho de rio, meditação. O cara é massa!




3 - CIDA AVELAR

A cantora Cida Avelar tem feito sucesso na cidade e embarcado no universo dos shows em lives da internet. Conhecida no cenário da MPB e do samba de Brasília, volta e meia está nos palcos interpretando diversas músicas de composições de cantores consagrados.






4 - JOÃO ANGELINI

O Multiartista João Angelini realiza trabalhos que incluem diferentes mídias e formatos, sempre provocando o público com instalações, vídeo-instalações, performances e exposições de galeria. Seu instagram mostra um pouco de sua efervescência artística.






5 - LEHANDRO LIRA

O bailarino, arte-educador e brincante Lehandro Lira está sempre envolvido em eventos e projetos no DF, como as quadrilhas juninas e apresentações da Cia. Transições. O artista também inova na caracterização de personagens, com maquiagens de efeito que surpreendem.





6 - TAMARA NAIZ

A historiadora, empreendedora e produtora cultural Tamara Naiz está sempre envolvida em ações contra o racismo e a favor do empoderamento feminino. Nesse período de pandemia, tem participado de lives e ações que tratam do movimento de mulheres, ciência e cultura.






7 - LUIZ FELIPE VITELLI

@vitelliluizfelipe

Professor, artista plástico, ator, poeta, joalheiro artesanal, conselheiro de cultura/DF, ambientalista ecoanarquista, artivista cultural... Ufa! Luiz Felipe Vitelli é aquele artista que, com certeza, você já encontrou em algum evento cultural da capital.






8 - PENA PRIDE

Ele é grafiteiro, arte-educador formado pela Faculdade Dulcina e super agitador na cidade de Planaltina. Foi professor de artes plásticas do Complexo Cultural e executou um lindo projeto de revitalização dos pontos de ônibus da cidade com muitas cores sobre o cinza. O instagram dele é uma galeria de arte!





9 - RAVENA CARMO

Fundadora do projeto Poesias nas Quebradas, Ravena Carmo é pesquisadora e militando dos direitos da criança e do adolescente. Está sempre na ativa em prol do diálogo sobre a força feminina e a arte de periferia. O projeto Poesia nas Quebradas existe há 5 anos e é dedicado à projeção é fortalecimento da poesia marginal.




10 - LUCIANO CZAR

Ator e artista circense, Luciano Czar também executa o trabalho de tatuador e body piercing. Já passou pela Trupe dos Argonautas e é um dos fundadores da Trupe Por Um Fio, grupo de teatro e circo que atua no DF desde 2009. Seu Instagram é um misto de seus trabalhos incríveis!





11 - PRETO REZENDE

@pretorezende

O ator e diretor Preto Rezende é quase uma unanimidade em Brasília quando se trata de falar da arte produzida em Planaltina. Fundador e mantenedor do Mini Teatro Lieta de Ló, Preto é parte da história bem sucedida do teatro do Distrito Federal e figura muito querida entre a classe artística, jornalistas e comunidade planaltinense.




12 - JUNIOR RIBEIRO

Recentemente, o ator, diretor e gestor cultural Junior Ribeiro foi matéria no Portal Conteúdo. Formado pela Faculdade Dulcina de Moraes, o artista é gerente do Complexo Cultural de Planaltina e integrante da “Cia. Fábrica de Teatro” e do “Grupo Cultural Senta que o Leão é Manso”. A trajetória de trabalho ele caminha junto com a história teatral de Planaltina.



O Portal Conteúdo parabeniza a cidade e deseja arte, cultura e diversidade à Planaltina!


bottom of page