top of page

"GUERRA DIGITAL" SERÁ LANÇADO NA BIENAL DO LIVRO EM SÃO PAULO COM FOCO EM PROTEGER AS PESSOAS DE GOLPES NA INTERNET

Livro de Emilio Simoni reúne casos reais, conversas de fraudadores e orientações práticas para ajudar brasileiros a reconhecer e evitar fraudes.

Emilio Simoni - Divulgação
Emilio Simoni - Divulgação

O livro Guerra Digital, de Emilio Simoni, será lançado no dia 8 de setembro, às 18h, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Livraria Drummond. A obra foi criada para aproximar o público de um tema que se tornou parte da vida cotidiana: os golpes digitais que exploram confiança, urgência, medo e desconhecimento para enganar vítimas de diferentes idades.


Ao longo do livro, o autor aborda dezenas de modalidades de fraudes que atingem brasileiros, como falso funcionário de banco, golpe do motoboy, WhatsApp Clonado, Pix, falso advogado, falsos investimentos e golpe do amor. A obra também apresenta casos reais, conversas de fraudadores, riscos específicos para crianças, adolescentes e idosos e orientações sobre como agir quando a fraude já aconteceu. A proposta é mostrar não apenas quais são os golpes, mas também como os criminosos pensam, constroem suas abordagens e manipulam as vítimas.


O conteúdo é resultado de cerca de 20 anos de atuação de Emilio Simoni nas áreas de cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. A experiência profissional foi transformada em uma linguagem acessível, pensada para leitores que não precisam ter conhecimento técnico para compreender os riscos. Para o autor, informação e prevenção precisam chegar também às famílias, já que muitas fraudes hoje começam em canais comuns do cotidiano, como ligações, mensagens, redes sociais e aplicativos de comunicação.


Em um cenário em que a digitalização amplia oportunidades, mas também cria novas formas de abuso, Guerra Digital procura contribuir para uma discussão que vai além da tecnologia. Fraudes digitais podem provocar perdas financeiras, medo, vergonha e ruptura de confiança. Ao compartilhar conhecimento de forma prática, o livro busca ajudar o leitor a se proteger e também a orientar pessoas próximas que possam estar mais expostas a esse tipo de crime.


Emilio Simoni - Divulgação
Emilio Simoni - Divulgação

PROGRAME-SE

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece de 4 a 13 de setembro de 2026, no Distrito Anhembi. (Bienal do Livro SP)


Estande da Livraria Drummond Distrito Anhembi - Pavilhão de Exposições - Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo/SP (Bienal do Livro SP)


Dia 08 de setembro de 2026, às 18h


COMO CHEGAR

O Distrito Anhembi fica a aproximadamente 1,5 km da estação Portuguesa-Tietê do Metrô. Durante a Bienal, há transporte gratuito saindo da estação com destino ao evento. O local também conta com estacionamento. (Bienal do Livro SP)


SOBRE O AUTOR

Emilio Simoni - Instagram: @emilio.simoni |LinkedIn: emiliosimoni

Livro: Guerra Digital



Comentários


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page