top of page
  • Editor

ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER NO FNTB 2022

O Festival Nacional de Teatro de Bolso é realizado na cidade do Recanto das Emas/DF e retorna depois de dois anos. As inscrições para grupos de teatro seguem abertas até o dia 03 de abril.

Foto: Daniel Fama

O 3º FNTB será realizado no período de 12 a 18 de junho de 2022. As inscrições para grupos e artistas interessados ficarão abertas entre os dias 07 de março e 03 de abril de 2022. Já as informações sobre o processo de seleção das propostas, bem como o funcionamento do Festival, poderão ser consultadas através do LINK DO REGULARMENTO.


Realizado anteriormente em 2018 e 2019, o projeto foi muito bem recebido pela comunidade artística do DF e o público. Mais de 20 peças locais e nacionais passaram pela programação, que atendeu a diferentes públicos, inclusive estudantes de escolas públicas por meio de parceria firmada entre a produção e as regionais de ensino.


Agora, após dois anos de hiato, o festival retorna com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – o FAC – e promete recomeçar com força total a produção de sessões gratuitas de espetáculos de qualidade para o público do Recanto das Emas/DF.


O FNTB é destinado a espetáculos teatrais de médio e pequeno porte, aberto à participação de grupos e/ou companhias de teatro de todo território nacional. Dadas as limitações estruturais para realização desta edição do FNTB, a comissão organizadora entende como espetáculo para teatro de bolso aqueles em que o número total de seus participantes não ultrapasse 8 integrantes (incluindo equipe técnica) e que se adequem às especificações de palco, citadas no edital.


Será necessário envio dos seguintes materiais:


I - Ficha técnica do espetáculo.

II - Ficha de inscrição devidamente preenchida (ver anexo);

III - Portifólio do espetáculo com fotos, cópia de folder, programa, cartaz, reportagens em jornais e/ou revistas (se houver) compilados em um único documento pdf.

IV - Resumo do histórico da companhia ou grupo.

V - Enviar no email link de vídeo do espetáculo inscrito;

VI - Listar na ficha de inscrição link das reportagens em mídias sociais sobre o espetáculo (se houver).


Além dos oito espetáculos selecionados, a programação do FNTB contará com oficinas artísticas, rodas de conversas com os grupos após as sessões das peças. Tudo isso para que os participantes conheçam as diferentes linhas de produções de obras distintas, abrindo diálogo aberto sobre concepções estéticas e conceituais presentes nas obras selecionadas.


Cada espetáculo selecionado, se confirmada sua participação nos termos do edital e cumprimento integral da agenda de atividades do festival (oficinas, debates e apresentações), receberá como premiação (ajuda de custo) em moeda corrente:


Se for espetáculo de Brasília - R$ 1.500,00

Se for espetáculo de fora (outros estados) - R$ 2.300,00


Os participantes do FNTB concorrerão ainda nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Cenografia, Melhor Figurino, Melhor Sonoplastia, Iluminação e Caracterização. Tais contemplados na premiação por categoria receberá troféu e certificação do festival os escolhidos pela comissão julgadora do FNTB.


FNTB – Festival Nacional de Teatro de Bolso do DF

Informações: fntbdf@gmail.com

Atualizações Diárias nas redes sociais: @fntbdf e @ciateatralh2o


Equipe:

Diretor de Produção: Albergue Lima

Coordenador Geral: Kacus Martins

Assistente de Produção: Suene Karim

Curadores: Paulo Russo e Eloísa de Fátima

Gestão Administrativa: C1 Arte e Entretenimento

Assistente Administrativa: Paulo Jacobson

Assessoria de Imprensa e Divulgação: Josuel Junior

Jurados: Tullio Guimarães, Marcela Holanda e Lucas Sancho

*Este projeto conta com recursos do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

bottom of page