GRUPO PRETAGÔ APRESENTA DOSE DUPLA DE ESPETÁCULOS EM PORTO ALEGRE PELO FESTIVAL QUARTA PAREDE
“Humor Negro Night Show” e “Mesa Farta” ocupam os palcos da capital nos dias 11 e 12 de setembro, celebrando o protagonismo negro na cena cultural. Tudo de graça!

Neste fim de semana, Porto Alegre recebe uma programação cultural focada na força e na multiplicidade das narrativas negras. O FestivaL Quarta Parede – Nossas Vozes traz à capital gaúcha duas apresentações gratuitas do Grupo Pretagô, coletivo reconhecido por colocar experiências, memórias e subjetividades negras no centro da sua pesquisa cênica.
Nesta edição, o festival levanta a bandeira do protagonismo negro e indígena, priorizando obras que abordam ancestralidade, identidade e resistência. O público poderá prestigiar essa proposta de perto com o Humor Negro Night Show, na sexta-feira (11/09), e Mesa Farta, no sábado (12/09).
Riso, provocação e ressignificação
Na sexta-feira, às 20h, o histórico Teatro de Arena será palco do Humor Negro Night Show. O espetáculo subverte e ressignifica a própria expressão "humor negro", devolvendo-a à perspectiva dos artistas negros. Guiada por um mestre de cerimônias, a montagem costura números de stand-up, monólogos cômicos e intensa interação com a plateia. A aposta é na comicidade como um espaço de encontro e liberdade, onde as contradições do cotidiano se transformam na melhor matéria-prima para o humor.
Reflexão, memória e poder à mesa
No sábado, às 19h, as cortinas se abrem para Mesa Farta no Auditório Barbosa Lessa (Espaço Força e Luz). Com direção de Thiago Pirajira e dramaturgia do próprio Grupo Pretagô, a peça usa a mesa como ponto de partida: o lugar onde as pessoas comem, celebram, discutem e tomam decisões. A montagem lança uma pergunta essencial: quem, historicamente, ocupou esses lugares de decisão? E o que acontece quando novas vozes passam a reivindicar seu espaço à mesa? A obra é uma investigação potente sobre relações históricas e afetivas.

As duas apresentações visam democratizar o acesso às artes cênicas. O Festival Quarta Parede tem direção de Gabriel Botelho, produção do Grupo Borogodó e produção executiva da 5 Atos Produções, com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB-RS.
PROGRAME-SE
Grupo Pretagô no Festival Quarta Parede
Ingressos gratuitos com retirada antecipada pelo Sympla. Ambos os
espetáculos contam com interpretação em Libras.
Espetáculo: Humor Negro Night Show
Data: 11 de setembro de 2026 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835 – Centro
Histórico, Porto Alegre/RS)
Espetáculo: Mesa Farta
Data: 12 de setembro de 2026 (sábado)
Horário: 19h
Local: Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz (Rua dos
Andradas, 1223, 4o andar – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Links dos ingressos:
pretago/3561741?share_id=copiarlink
pretago/3561667?share_id=copiarlink





Comentários