top of page

VIVA IRÁ EXIBIR 17 EPISÓDIOS DO "XOU DA XUXA"

Em junho de 2021, foram enviados para análise da Ancine os 311 episódios da segunda temporada do "Xou da Xuxa" (1987), com tempo de 60 minutos cada. Agora, dois anos depois, o Viva anuncia a reexibição de 17 episódios do programa que fez sucesso nas manhãs da TV.

Reprisar um programa de auditório que tinha em seu conteúdo ações de merchandising nas brincadeiras e diversos desenhos animados torna-se um desafio... Primeiro, porque não haverá exibção dos desenhos na reprise. Segundo, porque não se sabe se as gincanas e brincadeiras patrocinadas por marcas como Nestlé, Caloi, Cola-Cola, Estrela e Arisco continuarão a ser exibidas. Essa logística, possivelmente, é uma das curiosades que só serão sanadas depois da transmissão dos programas.


"O Xou da Xuxa" chegou a ser exibido por quatro horas seguidas nas manhãs da Globo. No entanto, o tempo de arte do programa, ou seja... a parte com Xuxa, nave, paquitas, brincadeiras e atrações musicais, só ocupava 60 minutos no ar. As outas 3 horas eram destinadas às ações de merchandising inseridas no roteiro, bem como os desenhos animados, exibidos a cada troca de bloco. Como os direitos de exibição dos desenhos são um capítulo à parte, o que o público verá será apenas o recheio principal da atração. Dos 311 episódios analisados, o que se sabe, até então, é que 17 serão reprisados pelo Viva. Nada mais...


A solicitação da Globo Junto à Ancine causou burburinho em 2021 e gerou muita expectativa da imprensa. Essa classificação da Ancine tem relação com cota de conteúdo nacional que todos os canais por assinatura precisam cumprir. De acordo com Lei nº 12.485, de 12 de setembro de 2011, a Ancine é a agência que regulamente a lei da TV paga e analisa programas nacionais para classificá-lo como um espaço qualificado.


Sucesso nos anos 80 e 90, o "Xou" vem em comemoração aos 60 anos da apresentadora. Quando o programa foi exibido pela primeira vez, Xuxa deslanchava sua carreira e presenciou o êxito do show também em sua carreira musical. A coleção "Xou da Xuxa", que contou com 7 discos oficiais, foi febre entre as crianças e movimentou consideravelmente a indústria fonográfica brasileira.


Reprodução: anavedaxuxa.blogspot.com

A discografia de Xuxa Meneghel no Brasil é dividida entre os álbuns lançados na época da TV Manchete (1984 a 1985), a coleção Xou da Xuxa (1996 a 1992), a fase de discos de programas diversos e aproveitamento de músicas que não couberam nos álbuns anteriores (1993 a 1999), os álbuns internacionais e a coleção Xuxa Só Para Baixinhos (2000 a 2016) . No entanto, alguns outros discos foram comercializados ao longo do caminho, sem que, necessariamente, pertencessem a uma lógica discográfica, como é o caso do próprio "Karaokê da Xuxa", em 1987, do álbum "Arraía da Xuxa", com músicas temáticas de Festas Juninas, do "Xuxa Circo" (2004), "Xuxa Festa" (2005), "Xuxa Natal Mágico" (2009) e das trilhas dos filmes "Super Xuxa contra Baixo-Astral", "Requebra" e "Xuxa e os Duendes".


Com o advento da força de Xuxa como vendedora de discos, sua produtora, a Xuxa Produções, passou a ter selo próprio e, com isso, outros álbuns surgiram, como "Carnaval dos Baixinhos", "Paradão dos Baixinhos", "Paquitas 1 e 2", "Paquitos", Andrea Veiga, Sylvinho, Angel, You Can Dance e "Babymania" (feito como trilha da série Família Dinossauros no Brasil). É até difícil ter toda a coleção numa lógica, até porque outras versões mais modernas de álbuns antigos foram feitas ao longo dos anos.


Além de todos esses, há os discos especiais, com tiragens limitadíssimas, como é o caso de "Xuxa 10 anos" (1996) e "Xuxa 20 anos" (2006) - este último, agora lançado pela Bolachão Discos, selo de São Paulo que relança em vinil clássicos da música brasileira.

O terceiro disco da franquia "Xou da Xuxa", de 1988, foi o de maior sucesso: vendeu 3,7 milhões de cópias em território nacional. E todos os seus outros álbuns ultrapassaram a marca de 2,5 milhões e fizeram dela a cantora brasileira com mais sucessos vendidos na história! O sucesso foi tanto que o programa não ficou somente no Brasil, possuindo também uma versão argentina de nome "El Show da Xuxa". O show, que foi exibido em 26 países, de 1991 a 1993. O "Xou da Xuxa" também ganhou sua versão nos Estados Unidos, gravada nos estúdios da CBS Television.


PROGRAME-SE

O "Xou da Xuxa" será transmitido aos sábados, às 16h15. A estreia será no próximo dia 04 de março.


Josuel Junior, do Portal Conteúdo, com contribuição de pesquisa de Aventuras na Histórias Uol e site Na Telinha.

Comments


bottom of page