TURISMO NUDISTA EM PIPA (RN) ATRAI HÓSPEDES DE TODO O PAÍS. CONHEÇA O PELADOS BEACH HOSTEL
- Josuel Junior - Editoria
- há 1 hora
- 8 min de leitura
Viajantes de todo o Brasil experimentam, cada vez mais, a prática nudista como parte de suas viagens a passeio ou descanso. Na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, a hospedagem livre de roupas já é tendência.

No litoral sul do Rio Grande do Norte fica um destino turístico exuberante com praias, dunas e falésias inconfundíveis: Pipa - lugar certo para quem deseja calmaria, aventura e novidade.
A região tem atrações diversas de lazer, desde passeios de quadriciclo ou barco até as trilhas e a badalada vida noturna, onde se pode provar as delícias gastronômicas locais. Para os mais livres, de corpo e alma, há também a experiência de hospedagem nudista num hostel próximo à praia e repleto de acolhimento. Trata-se do Pelados Beach Hostel, que abre as portas para turistas e amantes da natureza e de uma boa prosa livre de roupas e preconceitos.
O Pelados Beach Hostel fica a 2,6 km de Praia das Minas e fornece acomodações com um jardim, estacionamento privado gratuito e um salão partilhado. O hostel conta com piscina, cozinha compartilhada e acesso Wi-Fi gratuito. Os hóspedes podem desfrutar de atividades em Pipa e arredores, como caminhadas leves. O Chapadão de Pipa, que é um mirante natural localizado no topo de uma enorme falésia entre a Praia do Amor e a Praia das Minas, fica a 2,3 km, enquanto o Santuário Ecológico fica a 3,8 km da propriedade. Já o Aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante fica a 93 km de distância e o alojamento oferece um serviço de transfer do aeroporto por um custo adicional.

O Hostel tem quartos individuais, duplos e coletivos. O preço varia de acordo com a temporada do ano e do tipo de alojamento pretendido. O anfitrião do lugar é Regis Telles, um amante da natureza, das artes, da poesia e da vida livre e leve. Peladão assumido, abre as portas do Beach Hostel para homens que já praticam o nudismo ou que querem experimentar novas relações interpessoais, novas experiências e novos modos de ver o mundo. Lá, passou pela portaria, despiu. Dentro do estabelecimento, que possui quartos de acordo com a necessidade do hóspede, a nudez é mais que bem-vinda... Ela é a base da experiência.
"A primeira coisa que se pensa de um ambiente nudista é de que ele é feito para a prática de sexo - o que não é verdade. O sexo faz parte da experiência pelo fato da exposição em si, mas aos poucos essa visão muda. Eu trabalhava num hostel no Rio de Janeiro e passei a buscar espaços para a prática nudista. Os que encontrei tinham um caráter mais ligado ao swing - o que não é um problema, afinal, se há oferta, há procura. E essa experiência me fez identificar o que eu queria, de fato: viver a filosofia nudista sem ser totalmente atrelada à prática sexual", comenta Regis.
É importante salientar que alguns lugares voltados à prática nudista por muito tempo não aceitavam a presença de gays ou homens sós, desde praias até clubes e colônias. Isso, além de demonstrar preconceito vigente, inclusive nas comunidades abertas à liberdade do corpo, fez com que homens gays precisassem recorrer a amigas e amigos para terem acesso a determinados espaços próprios para nudismo. Sobre isso, Regis reflete:
"Eu via a nossa comunidade numa situação delicada, quase que implorando para participar desse movimento onde não era bem-vinda. Foi a partir dessa provocação que eu decidi criar o Pelados Beach Hostel, para que homens gays pudessem ter esse lugar para praticar sem medo de olhares, de julgamentos e de aprovações prévias de quem nem era homossexual."

Há os turistas que visitam a praia de Pipa por tudo que ela oferece, afinal, estamos falando de um dos cenários naturais mais belos do Brasil. Porém, há também os turistas que fazem questão de viajar ao Rio Grande do Norte para viver a experiência da nudez coletiva num lugar onde a praia e suas atrações estão há poucos quilômetros de distância.
"Eu difundo mais os tours às praias para que os hospedes possam viver a experiência local, conhecendo os golfinhos, as tartarugas, as trilhas, as piscininhas naturais. Isso também insere o hóspede ao ambiente e aí a estadia fica mais enriquecedora, pois aqui tem arte, tem brincadeira, tem leveza, tem diversão".
Naturalmente, isso tudo gera uma grande curiosidade do público mais leigo. Homens que nunca praticaram o nudismo sempre perguntam sobre os impedimentos de uma eventual ereção, temem olhares reprovatórios e se sentem envergonhados de tocar em assuntos sobre boas práticas, limites e regras internas do local onde se pratica nudismo. O importante, antes de mais nada, é entender que o exercício é justamente se colocar para jogo, entender a dinâmica, a filosofia e o despertar para novas relações, para novas trocas.
NOVOS CONCEITOS DE MASCULINIDADE
Em Brasília, não há um local fixo para prática nudista, além de saunas. Existe o PLANAT, que é um clube naturista sem sede, mas que aluga espaços como chácaras entre o DF para eventos pontuais. Há alguns anos, foi criado no DF o "Café Pelado", onde artistas, comunicadores, curiosos e praticantes se reúnem para trocar uma ideia sem roupa na cidade de Samambaia, sendo recepcionados pelo anfitrião, Josuel Junior, ator e colunista do Portal Conteúdo. Desde 2021 já foram mais de 800 visitas de pessoas que querem ter esses momentos de liberdade ao som de um disco e com um cafezinho, chá, suco ou vinho do lado.

No caso do "Café Pelado", a busca por poesia é a principal proposta. Famosos e anônimos buscam o lugar, que fica na periferia de Brasília, para terem ali uma tarde de prosa sem preocupações com currículos, status quo, marcas e discursos para impressionar. É um lugar para o exercício da boa dialética e quem frequenta gosta, espalha a notícia adiante, voltando com mais amigos dispostos a se desafiar na modalidade. Há sempre alguém do DF que conhece um outro alguém que já foi para o "Café Pelado".
Diferente do que é realizado por Josuel em Brasília, Regis tem um empreendimento e empreendimentos requerem regramentos, normas e toda uma logística de manutenção. A hospedagem é feita por meio de plataformas convencionais, como o Booking. Ou seja: o hóspede busca por um serviço cuja atribuição básica é receber homens que entendem que a hospedagem proporciona uma vivência fora da caixinha. O Pelados Beach Hostel é um refúgio masculino (gay, bi, NB, homem trans) que promove conexões genuínas, aceitação corporal e liberdade e o anfitrião sempre repassa ao hóspede que realizou a reserva uma espécie de manual para boa convivência no período da estadia:
"É importante pensar no direcionamento de público. O cara que quer vir pra cá deve entender que a sensibilidade é primordial para que a experiência seja válida para si e para os outros. Curiosamente, há um recorte desse público-alvo. São muitos hóspedes demissexuais*, mais ligados à uma proposta intelectualmente benéfica e poético-afetiva. Não é sobre não poder fazer sexo, mas existem dormitórios e alojamentos onde pode ser feito, isso faz parte da vida. Imaginar que um ambiente nudista é para a prática de sexo explícito, e só para isso, é um equívoco."
É certo que quanto mais se fala sobre a prática nudista, menos mitos se criam a respeito do tema. No Pelados Beach Hostel turistas estrangeiros, seja da Europa ou da América Latina, estão auemntando o fluxo de reservas. A propagação positiva, claro, é sempre a melhor propaganda. O sigilo até existe, mas da porta pra fora. Para quem deseja se hospedar num hostel nudista, a livre exposição faz parte do processo.
A contemporâneidade é um desafio para o homem moderno (e isso inclui sim o homem gay, pois o machismo engendrado faz parte da sociedade brasileira). Homens que se predispõem a viver essa experiência já estão se desafiando desde o momento em que fazem a reserva da hospedagem. A coragem tem início no momento em que se preparam para tomar um café pelado e isso é contagiante. Isso estimula uma reflexão continuada sobre si mesmo, sobre o outro, sobre corpos, pensamentos e ideologias.

"Sempre estive ligado ao universo da arte. Sempre estive em contato com pessoas sensíveis e isso diz muito dessa minha proposta, da minha comunicação. Eu não sei não ser sensível e isso reverbera aqui no Pelados Beach Hostel. Talvez, por isso, o local tem abraçado muito o público demissexual. Se a pessoa está só disposta à prática sexual, pode ser que aqui não seja o local mais apropriado para o que ela deseja naquele momento. Por isso, foco em atrair esse público de homens sensíveis. Antes, eu tinha amigos que só vinham me visitar quando eu estava sozinho, sem hóspedes. Hoje, isso tem mudado porque está havendo uma sensibilização do meu ciclo de convívio. É um mundo que tô criando pra mim e pra pessoas que também se idenfica com isso que eu me identifico. Busco um público que goste dessa pegada", finaliza Telles.
FALAR DE NUDEZ NA REDE SOCIAL - O DESAFIO CONSTANTE
Quem usa redes sociais sabe a dificuldade que é falar abertamente sobre nudismo por causa de uma perseguição velada ligada ao conservadorismo. É sabido que, numa linguagem publicitária, no instagram você oferece um produto a alguém e no Google a pessoa já busca seu produto diretamente. Porém, o grande impecilho é o olhar atento (e algumas vezes, equivocado) do algoritmo.
Criadores de conteúdo, cada vez mais, precisam adaptar suas criações a esse padrão conservador das redes sociais. Isso faz com que as estratégias adotadas por artistas visuais, artistas cênicos e performers sejam cada mais mais criativos para não serem bloqueados, O Pelados Beach Hostel utiliza algo semelhane para que sua proposta chegue a esse público das redes com leveza e menos impacto sexual visual. Dessa forma, pode-se falar da prática nudista de um modo que haja o engajamento orgânico junto aos seguidores.
E O QUE FAZER EM PIPA, ALÉM DE FICAR PELADO?
Praias
Pipa possui diversas praias, cada uma com suas características. A Praia do Centro é a mais movimentada, com boa estrutura de bares e restaurantes, enquanto a Baía dos Golfinhos é conhecida por suas águas calmas e presença de golfinhos. A Praia do Madeiro, mais extensa e com áreas de tranquilidade e surf, e a Praia do Amor, com mar agitado e boa estrutura de quiosques, também são imperdíveis.
Passeios
É possível explorar a região através de passeios de lancha, quadriciclo, buggy ou a cavalo, desfrutando das paisagens com falésias, dunas e áreas de reserva natural.
Atividades
Os mais aventureiros podem fazer trilhas ecológicas, praticar stand-up paddle ou caiaque, ou ainda, contemplar o pôr do sol na Lagoa de Guaraíras, um cenário perfeito para finalizar o dia.
Vida noturna
Bares e bares e restaurantes com gastronomia local são a cereja do bolo do lugar. Para quem aprecia frutos do mar frescos e pratos originais, a estadia será muito agradável. Recentemente, houve um evento gastronômico que atraiu muita gente. No mês de agosto acontece o Fest Bossa & Jazz – Praia da Pipa, dos dias 14 a 17.
Santuário Ecológico
Explore a área de reserva florestal natural à beira-mar, ideal para quem busca contato com a natureza e trilhas ecológicas.
Planejamento
É recomendável planejar a viagem com antecedência, especialmente se for alta temporada, para garantir hospedagem e passeios.
Segurança
Em relação à segurança, fique atento aos seus pertences e evite áreas mais desertas durante a noite.
Melhor época
Pipa pode ser visitada durante todo o ano, mas a alta temporada costuma ser mais movimentada e com mais opções de lazer.
Duração
Para aproveitar ao máximo Pipa, recomenda-se ficar pelo menos 3 a 5 dias na região.
PROGRAME-SE
Pelados Beach Hostel
Rua das Pedrinhas, nº 09, Praia de Pipa, Tibau do Sul/RN
CEP: 59179-000
Whatsapp: (21) 99634-1958
Siga a rede do Pelados Beach Hostel no Instagram para reservas:
*Demissexuais são pessoas que só sentem atração sexual por outra pessoa após desenvolverem uma forte conexão emocional com ela
Comments