INSTITUTO NO SETOR LANÇA CURSO COM TECNOLOGIA INOVADORA NO DF
- Josuel Junior - Editoria
- há 1 hora
- 2 min de leitura
As inscrições são gratuitas até o dia 11 de fevereiro no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda

Estão abertas entre os dias 02 e 11 de fevereiro, as inscrições para o terceiro módulo do projeto Co-laboratório de Design Circular e Reciclagem Criativa, do Instituto No Setor. A capacitação ensina os alunos a compreenderem os processos de reutilização, reciclagem criativa e transformação de resíduos plásticos em novos itens, promovendo soluções sustentáveis, criativas e com potencial de geração de renda. O destaque, nesta etapa, é a utilização de uma máquina trituradora, única no DF, que transforma plástico em placas recicladas e altamente resistentes.
Além de promover a reflexão crítica sobre consumo, descarte e responsabilidade ambiental, na prática, o módulo ensina os participantes a reconhecerem os diferentes tipos de plásticos, dominar procedimentos de coleta, triagem, limpeza e preparação de resíduos plásticos e aplicar princípios de design circular na concepção de novos produtos. Para Rafael Reis, diretor presidente do Instituto No Setor, “esse processo mostra que o lixo plástico, quando bem cuidado e reciclado, se transforma em oportunidade, renda e preservação do meio ambiente”.
Com a aquisição da máquina, o Distrito Federal passa a ter novas possibilidades inovadoras para a reciclagem do plástico produzido aqui. O resultado de todo o processo são placas recicladas de 1m x 1m com cerca de 20 kg cada uma, que podem ser transformadas em móveis grandes como mesas e cadeiras, utensílios pequenos e até mesmo em fechamentos, como os usados em eventos.
Com 80 horas de formação presencial, o módulo acontece entre 02 de março e 17 de abril de 2026, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h, e apresenta aos participantes todas as etapas do reaproveitamento do plástico, da coleta e separação ao uso de triturador, forno, prensa e extrusora, dentro de uma lógica de economia circular aplicada ao design.
Como parte da vivência prática e da ampliação de repertório, o No Setor esteve na oficina da Precious Plastic - Cotia/SP, responsável pela criação da máquina. Paulo Henrique, colaborador do Instituto e responsável pela operação da trituradora, avalia que a qualidade do produto final está ligada à escolha do material e ao acabamento pós-processo. “O resultado é bem satisfatório, mas isso depende do material que você usa e da maneira que você faz o acabamento. Depois de todo esse processo, ele vira banco, mesa, suporte para celular, várias coisas… vai da imaginação de quem está produzindo.”
O projeto é uma realização do Instituto Cultural e Social No Setor, em parceria com a rede global Precious Plastic Brasil, e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET/DF), dentro do projeto Territórios Criativos, Saudáveis e Sustentáveis.
PROGRAME-SE
Inscrições gratuitas: 3º Módulo do Co-laboratório de Design Circular e Reciclagem Criativa
02 a 11 de fevereiro






Comentários