TRAMAS DO INTERIOR: PROJETO VALORIZA O BORDADO COM ENCONTROS CULTURAIS EM PIRENÓPOLIS
- Josuel Junior - Editoria
- há 1 dia
- 2 min de leitura
O Tramas do Interior chega a Pirenópolis, Goiás, com o objetivo de resgatar e perpetuar a tradição do bordado à mão entre mulheres da região.

Com início em fevereiro e duração de cinco meses, o projeto oferecerá encontros semanais que unem técnicas de bordado, criatividade, sustentabilidade e saúde emocional, fortalecendo os laços comunitários e o empoderamento feminino.
Voltado especialmente para bordadeiras e costureiras, o Tramas do Interior busca não apenas capacitar mulheres, mas também promover o diálogo sobre questões sociais desafios psicoemocionais da mulher interiorana. As participantes terão acesso a oficinas práticas e rodas de conversa ministradas por instrutoras renomadas, como Isabelle Esmeraldo, Isabelle Barros e Gabriela Lourenço, além de instrutoras locais.
Os encontros, realizados no espaço cultural Casa Café, no bairro Carmo, atenderão mulheres com idade média acima de 40 anos, garantindo um ambiente acolhedor e inclusivo. Ao longo do projeto, serão promovidas aulas de bordado à mão livre, crochê, customização e técnicas de upcycling, além de atividades voltadas para a economia criativa e o empreendedorismo.
Destaque especial será dado à acessibilidade, com intérpretes de Libras na exposição final, que reunirá os trabalhos criativos das participantes em uma celebração aberta ao público no dia 17 de maio de 2025.
Com o Tramas do Interior, a cidade de Pirenópolis reforça sua identidade cultural e artística, ao mesmo tempo que capacita mulheres para aproveitarem as oportunidades do crescente mercado de turismo local. O projeto é um convite ao fortalecimento de tradições, sustentabilidade e ao protagonismo feminino.
O Projeto Tramas do Interior foi comtemplado pelo patrocínio Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020) de fomento à cultura.
PROGRAME-SE
Projeto Tramas do Interior
Fevereiro a maio de 2025
Casa Café, bairro Carmo, Pirenópolis (GO)
Mais informações: @tramasdointerior.br
Comentarios