"TOP MODEL" - VOCÊ TINHA ESSE LP, A GENTE SABE!

A novela de 1989 voltou hoje ao catálogo Globoplay trazendo de volta Duda, Gaspar, Ringo Star, Jane Fonda, Olívia, Elvis Presley, John Lennon e o cachorro Maradona. Você lembra da trilha sonora?

"Naaaa, na na Náá Nanaaaaaaah. Hey Jude..." Se você era criança, adolescente ou até adulto que gostava de novela, certamente se lembra de "Top Model", trama escrita por Antonio Calmon e Walter Negrão entre 1989 e 1990.


A trama retornou hoje ao Globo Play com seus 197 capítulos. A novela encantou uma geração que nunca se esqueceu da família do surfista Gaspar e seus cinco filhos:


Henrique Farias era Ringo Star;

Gabriela Duarte era Olívia;

Carol Machado era Jane Fonda;

Marcelo Faria era Elvis Presley;

Igor Lage era John Lennon;

e... (spoiler) Taumaturgo Ferreira era Lucas.


Com muitos hits inesquecíveis, "Top Model" tinha duas trilhas sonoras que fizeram muito sucesso. A nacional tinha Suzy Rêgo na capa e trazia uma seleção de sucessos inesquecíveis.


No Lado A, "Eu só quero ser feliz". tema de abertura cantado pela banda Buana 4. Um pop rock gritado que ilustrava a vinheta criada por Hans Donner, onde modelos desfilavam em escadas infinitas, como você pode ver nesse vídeo comentado:


"Essa noite, não", cantada por Lobão, era tema do vilão Alex, dono da grife Covery, seguida pela chiclete "Oceano", clássico de Djavan que acompanhava as cenas do casal Duda (Malu Mader) e Lucas (Taumaturgo Ferreira).


"Hey Jude", a versão brasileira de Kiko Zambianchi pra música dos Beatles, estava na quarta posição e servia tanto para a personagem Naná (Zezé Polessa), quanto pra Gaspar (Nuno Leal Maia). É uma das mais lembradas da novela, chegando a encerrar a trama na última cena do último capítulo.


"Dizer não é dizer sim", do Kid Abelha, era tema do casal jovem Elvis (Marcelo Faria) e Tininha (Adriana Esteves), seguida pela ótima "Babilônia Maravilhosa", música de Evandro Mesquita, que interpretava Saldanha, um sujeito gente fina que tinha um quiosque de sucos naturais na praia da macumba. Essa música é a cara do núcleo jovem da novela e faz a gente lembrar das cenas à beira-mar. A última do Lado A é a instrumental "Memories", de Rob Little, que servia de tema para Jacques (Jonas Bloch) e Lia (Denise Del Vecchio). Na real, era uma música até legal pra um núcleo chaaato, chato.


O Lado B começava com força total, trazendo o megahit "À Francesa", de Marina Lima. A música era tema de Duda, tema do núcleo das passarelas e tema de nossas vidas até hoje. Que delícia de criação. Uma daquelas canções eternas!


"Bobagem", de Leo Jaime", servia de tema para Marisa (Maria Zilda), a esposa de Gaspar que o troca pra ficar com seu irmão, Alex. Em seguida, "Indenpendência e Vida", de Rita Lee, tema mais animado para Naná, já que não tinha como tocar "Hey Jude" o tempo todo pra todo mundo.


"Vida", de Fábio Jr, que hoje virou até música góspel com o Pe. Fábio de Mello, era tema da empregada doméstica Cida, na estreia mais que maravilhosa de Drica Moraes na TV. Super bem humorada e divertida, a personagem vai perdendo o fôlego na reta final, mas é, sem dúvida, um dos grandes destaques da novela.


"Fica Comigo", da Banda Placa Luminosa, era o tema de Arthur (Jonas Torres) e Olívia (Gabriela Duarte. A música é marcante e ilustrava o vai-e-vem do casal. O adolescente perde a memória, vira bad boy, resolve namorar a irmã da namorada (Jane Fonda). Uma enrolação só...


"Nega Bom Bom" era um deboche musical da banda "Os Cascavelletes" e falava, acredite, das punhetinhas de verão de um jovem adolescente. Nada mais propício para a personagem Ringo Star, o filho de Gaspar que estava conhecendo os prazeres da masturbação e o desejo pelas mulheres mais velhas. O "politicamente correto" passou longe nas cenas dele com a atriz Cinira Camargo, a namorada adulta.


Encerrando a trilha, a ótima "Passarela", música instrumental composta e executada por Nova Era. Que música gostosa e marcante. Uma das poucas trilhas incidentais de novela que são relembradas pelo público.


Uma coisa que me lembro muito da infância é ver o disco "Top Model Nacional" nas estantes das casas de amigos e vizinhos. Era comum encontrar um exemplar do LP na casa de alguém. Trilhas como as de "Top Model", "A Gata Comeu", "Tieta" e "Barriga de Aluguel" sempre figuravam nas estantes alheias. Você também tinha?


Se ligue... "Top Model" está no Globoplay e por mais que seja meio bobinha, vale a pena ver de novo!

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...