top of page
  • Editor

TEATRO DE QUALIDADE EM PLANALTINA! PEÇA “GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA” ENTRA EM CARTAZ EM SETEMBRO

A população de Planaltina poderá conferir nova temporada do espetáculo “Gigante pela própria natureza”, que será apresentado no Complexo Cultural da cidade entre os dias 01 e 06 de setembro.

Foto: Ester Cruz

A montagem dirigida por Pedro Ribeiro partiu de experiências vividas, reflexões sobre racismo e negritude colhidos na comunidade da Fercal (DF). A dramaturgia é construída com base nos relatos dos próprios jovens negros envolvidos na obra e em materiais coletados durante uma oficina teatral realizada anteriormente. Na temporada realizada no Complexo Cultural todas as sessões serão mediadas por uma arte-educadora que acompanhará o processo da temporada do espetáculo. Haverá também a presença de uma intérprete em Libras que participa da própria peça.

No enredo, uma pátria, cinco gigantes, cadeiras de ferro soldadas, soldadas de ferro! Berço esplêndido? Sol da liberdade? Mãe? “Verás que um filho teu não foge à luta”! Na ladeira íngreme, a palavra de ordem é avante e o sorriso no rosto significa revolução. A partir do hino nacional brasileiro, coloca-se em cena questionamentos sobre a dinâmica estrutural do nosso país, que parece determinar insistentemente lugares por meio de critérios pautados na cor da pele. Um espetáculo poético, político e pedagógico que evidencia a potência do teatro enquanto ferramenta social de luta e resistência. O espetáculo teatral foi criado em 2017 no Centro de Ensino Médio 02 de Sobradinho, quando houve um evento em comemoração à semana da consciência negra. No entanto, o diretor Pedro Ribeiro e os, até então, estudantes entenderam que não era muito lógico falar sobre negritude e racismo na escola apenas em novembro, mas sim durante todo o ano. Foi quando surgiu a ideia de montar um espetáculo com os participantes que, de alguma forma, se interessavam pela temática e pelo teatro. Por meio de discussões sobre racialidade, pertencimento, periferização e a relevância do espaço formal de ensino na construção de narrativas mais justas e igualitárias, a obra ganhou continuidade para além do ambiente escolar por meio de temporadas de teatro em diferentes espaços culturais do DF.

Desde então, o elenco passou a se profissionalizar. A peça circulou pela Semana Pedagógica no Teatro de Sobradinho, pela 1º Virada Pedagógica proposta pela Secretaria de Educação – DF, pelo Festival Estudantil de Teatro Amador – FESTA , Festival CÉU (Cena Universitária Nacional de Brasília) Gira Cultura e Festival ODU. A aceitação junto ao público foi muito positiva. A equipe conquistou, inclusive, o 1º lugar na categoria Projeto e/ou Iniciativa no Prêmio Web de Teatro do DF 2018 criado pelo grupo Tripé. Agora, por meio de patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, é a hora da população de Planaltina ter acesso a mais um espetáculo teatral de qualidade com a marca da nova geração de artistas do Distrito Federal. QUEM FAZ Idealização e Direção – Pedro Ribeiro Assistente de Direção – Yuri Fidelis Elenco – Anna Júlia Mello, Ana Paula Pereira, Kamila Rodriguéz, Thalisson Oliveira e Yuri Sherlok Preparadora Cênica – Lídia Olinto Figurino – Tatiana Carvalhedo Cenário – Pedro Ribeiro Iluminação – Higor Filipe Operação de luz – Larissa Souza Montadores – Lemar Rezende e Caio Maciel Músico – Yuri Sherlok Dramaturgia – Anna Júlia Mello, Daniela Fontes, Deisiane Santos, Esther Noemi, Pedro Volkers, Pedro Ribeiro, Thalisson Oliveira, Yuri Fidelis e Yuri Sherlok Arte gráfica – Gabriel Guirá Fotógrafo e Cinegrafista (espetáculo) – Thiago Sabino Filmagem e edição (vídeo Teaser) - Ronivan Sousa Direção de fotografia (vídeo teaser) - Pedro Ribeiro Assessoria de Imprensa: Josuel Junior Arte Educadora - Vanessa Di Farias Intérprete em Libras – Ana Paula Pereira Coordenação de produção e administrativa – Tatiana Carvalhedo Produtor Executivo – Jeferson Alves Assistente de Produção – Bárbara Reis Estagiários: Rubens Pereira Barreto de Souza Produção Geral - Carvalhedo Produções PROGRAME-SE

APRESENTAÇÕES ABERTAS PARA ESCOLAS E COMUNIDADE E PLANALTINA

01.09 (QUINTA-FEIRA)

manhã - 10.30

tarde - 16h

noite - 20h


02.09 (SEXTA-FEIRA)

manhã - 10.30

tarde - 16h

noite - 20h


03.09 (SÁBADO)

noite - 20h


04.09 (DOMINGO)

noite - 19h


05.09 (SEGUNDA-FEIRA)

tarde - 16h


06.09 (TERÇA-FEIRA)

tarde - 16h


Duração: 1 hora

Classificação Livre

Todas as sessões têm tradução em libras

Entrada Franca


Complexo Cultural de Planaltina

Avenida Uberdan Cardoso, St. Administrativo Lote 02 - Planaltina, Brasília - DF, 73310-100


Comments


bottom of page