top of page

SARAU VOZ E ALMA E SAMBA NA COMUNIDADE UNEM POESIA E BATUQUE

Evento acontece neste sábado, 17, em Ceilândia e celebra os 9 anos do projeto de samba raiz. Festa começa a partir das 16 horas, com entrada gratuita


Foto: Welbert da Cruz



Ainda em clima de comemoração, neste sábado, 17, o Sarau Voz e Alma celebra o aniversário de 9 anos do Samba na Comunidade. A festa acontece na Praça da Bíblia, no setor P.Norte, a partir das 16 horas. A entrada é gratuita, com classificação livre.


Com quase uma década de existência, o Samba na Comunidade nasceu da vontade de levar cultura e samba de raiz, de forma acessível, para o povo de Ceilândia. A primeira roda de samba aconteceu em junho de 2014. A formação inicial trazia Negro Vatto, João Henrique, Mirinho do Banjo, Michael Santos e Jonas na organização dessa grande festa.


O objetivo segue sendo a exaltação de grandes compositores, baluartes e intérpretes que fazem parte da história do estilo musical. Desde então, o Samba na Comunidade recebe diversas pessoas, de vários cantos do Distrito Federal, todos os terceiros sábados de cada mês, durante todo o ano.


Esse mês, o Sarau-VA não poderia ficar de fora deste evento. Somando com esses parceiros de longa data, o projeto une poesia e batuque. Será um dia para a comunidade se encontrar, abraçar, cantar e dançar, mantendo os sonhos vivos e os corações aquecidos ao som de música de qualidade.


Sobre o Sarau-VA


Fundado em 2013 como uma ânsia de reunir amigos de uma forma construtiva e incentivar os potenciais de cada um, o Sarau-VA (Voz e Alma) nasceu depois de uma conversa com o dono de um bar, localizado na Praça da Bíblia, no bairro P. Norte. Foi decidido que aquele seria o local e que o sarau seria realizado todas às terças-feiras, a partir das 19 horas.


Os momentos sempre foram bem definidos, com um som rolando do início ao fim, atraindo, dessa forma, um público ligado também à área da dança. Sempre tinha alguém do graffiti fazendo algum rascunho ou expondo seu portfólio nas mesas do bar, mas o ápice acontece na hora das poesias. Quando o mestre de cerimônias anuncia o primeiro poeta e declara que “o silêncio é uma prece", o ambiente de descontração, vira ambiente de concentração.


O público se coloca atento para ouvir a próxima ideia, poesia, texto, conto, ou até uma letra de música que alguém achou interessante para compartilhar. Assim o palco do sarau se torna um templo da oralidade, onde cada Griô urbano traz sua carga e sua vivência para ser passada à frente e servir como inspiração para cada pessoa que frequenta e se sensibiliza com o que está sendo dito no microfone.


O Sarau-Vá mistura a complexidade da poesia escrita, corporal, ilustrada e musicada dentro do contexto urbano da periferia de Brasília, criando uma descentralização dos espaços de produção literária e os tornando acessíveis e interessantes para a juventude das cidades satélites.


PROGRAME-SE

Sarau-VA (Voz e Alma) e Samba na Comunidade

Data: 17 de junho

Local: Praça da Bíblia, P.Norte, Ceilândia - DF

Horário: 16 horas

Entrada gratuita

Redes Sociais: @sarauvozealma


Comments


bottom of page