top of page

REISADO DE CONGO DO CARIRI DE MESTRE ZÉ NILTON, DO CEARÁ, SE APRESENTA EM BRASÍLIA

Espetáculo de Juazeiro do Norte (CE), com participação do grupo de brincantes da comunidade do João Cabral, apresenta uma síntese de manifestações culturais da cultura popular nordestina no Centro Tradicional de Invenção Cultural, no dia 07 de setembro, às 19h

ree

Neste domingo chega em Brasília o Reisado do Congo do Cariri (CE), com sua apresentação que reúne riquezas das tradições populares. Revivendo a Tradição é um espetáculo criado por artistas da cultura popular de Juazeiro do Norte (CE) e protagonizado pelo grupo de brincantes da comunidade do João Cabral. A apresentação, dirigida pelo mestre José Nilton do Nascimento de Souza, reúne diversas manifestações culturais presentes nas vivências dos mestres, mestras e brincantes que integram o Reisado de Congo, oferecendo um panorama vivo da riqueza do Cariri. O grupo se apresenta nesse domingo, dia 07 de setembro, às 19h, no Centro Tradicional de Invenção Cultural (813 Sul), pelo 5º Festival de Teatro de Terreiro.


Reisado de Congo do Cariri de Mestre Zé Nilton

O coletivo de artesãos, brincantes e criadores foi criado em 20 de maio de 2024, tendo estreado durante o Seminário “Turismo Cultural e Criativo” na UFCA. Para o Festival de Teatro de Terreiro em Brasília, o elenco conta com personalidades de destaque, incluindo Antônio Cândido do Reisado Santo Antônio, a multiartista e brincante Mellyssa Bezerra, Francisco Edson Santana Gomes (cineasta, fotógrafo e músico), Germano Pereira (artista e músico), entre outros que agregam saberes artesanais, performáticos e audiovisuais.


Revivendo a Tradição

O espetáculo propõe uma integração entre várias expressões culturais que habitam o universo dos mestres, mestras, brincantes e comunidades, mantendo viva a memória coletiva do Reisado de Congo e ampliando seu alcance para o público urbano e nacional. Revivendo a Tradição celebra a continuidade das tradições enquanto dialoga com tempos contemporâneos, oferecendo uma leitura contemporânea de rituais, cantos, movimentos e imagens que compõem o repertório da cultura popular do Cariri.


PROGRAME-SE

Reisado de Congo do Cariri de Mestre Zé Nilton em Brasília

QUANDO: 07 de setembro, domingo, 19h

ONDE: Centro Tradicional de Invenção Cultural (813 Sul)

Entrada Franca

Classificação Livre

 
 
 

Comentários


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page