top of page

OFICINA DE PALHAÇARIA COM MARCELO NENEVÊ

O Teatro dos Ventos promove oficina profissionalizante aos domingos na cidade de Águas Claras/DF. Quem ministra é o artista Marcelo Nenevê.

Arte sobre foto de Lupe Leal

Começa em Janeiro, no Teatro dos Ventos, a oficina Princípios, Meios e Sem Fins da Palhaçaria, ministrada pelo palhaço, ator e diretor Marcelo Nenevê. A oficina é resultado de treze anos de pesquisa e é pensada como uma jornada pelo universo da palhaçaria, desde os primeiros passos nessa arte, evoluindo para a exploração de alguns formatos de atuação mais avançados até a construção e apresentação de criações individuais desenvolvidas durante o curso pelos participantes. A oficina possui a maior carga horária entre os cursos oferecidos na área no Distrito Federal. São quase 100 horas de aula no total.


Um dos destaques da oficina é a abordagem, que mistura muitas formas de conhecimento. Os integrantes terão acesso a materiais escritos, vídeos, exercícios criados por grandes mestres e mestras nacionais e internacionais, experimentações em espaço aberto, além de uma apresentação final: um clássico "cabaré" de palhaços e palhaças.


A diversidade do curso reflete a experiência de Marcelo Nenevê. Formado em Cinema e mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, ele possui mais de dez anos de pesquisa e atuação em palhaçaria em salas de ensaio, palcos, praças, feiras, circos, no cinema e em hospitais no DF, com circulação no Brasil, Chile, Portugal, Estados Unidos, Cuba, Canadá, China, Cabo Verde e Angola. É membro do Núcleo Experimental em Movimento - NEM e do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

Outro ponto forte da oficina é o cuidado com a segurança durante a pandemia do Coronavirus. Desde que os trabalhos artísticos foram interrompidos presencialmente, Marcelo estuda formas de executar o curso com estratégias sanitárias simples, porém eficazes. O próprio Teatro dos Ventos, espaço que sedia o curso, já segue todas as recomendações de limpeza e distanciamento social, mas o curso ainda adota uma metodologia de atenção individualizada que favorece a segurança dos participantes.


"A palhaçaria já é ensinada assim, um faz e o resto assiste. Esse é um dos motivos que faz a presença ser tão importante para palhaços e palhaças, é preciso ver e ser visto. E se aprende muito assistindo! Mas com a pandemia, o foco (do curso) vai ser esse", comenta o artista.


O curso será finalizado com uma noite de apresentações de trabalhos individuais lapidados na etapa final da oficina.


PROGRAME-SE

A Oficina Princípios, Meios e Sem Fins da palhaçaria acontece no Teatro dos Ventos, em Águas Claras, na Rua 19 norte.

De 31/01 a 06/06, sempre aos domingos, em dois horários distintos

Turma A, de 9hs às 13hs

Turma B, de 14hs às 18hs.


A Mensalidade é de 240 R$. As cinco primeiras matrículas contarão com desconto.

Informações: 61 981842193

bottom of page