top of page
  • davicdm

O CORDEL E SUAS CANTORIAS POUSA EM TAGUATINGA

Em sua 2ª edição, o projeto, que passou pelo Guará, agora chega a Taguatinga

Foto: Davi Mello

Cordéis, repentes, poesias, cantorias e causos, contados e cantados pelo nosso povo, pela nossa gente. Esse é o Cordel e Suas Cantorias, que continua a caminhada de sua segunda edição! O projeto, que já passou pelo Guará e encantou estudantes, agora chega a Taguatinga! Em sua segunda apresentação, se apresentarão os cordelistas: Lília Diniz; Edinaldo Lima, Cumpadi Ancelmo; os repentistas: João Santana e Chico de Assis, além da Mestra de Cerimônia Jirlene Pascoal. Vai ser no dia 09 de maio, segunda-feira, às 19h00, no IFB de Taguatinga.


Poesia Virtual

Além das apresentações presenciais, também estarão disponíveis, no Youtube, mais de 30 vídeos gravados com artistas da cidade, recitando poesias populares nos mais variados gêneros. Os poetas convidados para o sarau virtual são: Lília Diniz, Paulo Matricó, Desmenielisson Jerry, Cumpadi Ancelmo, João Santana, Chico de Assis, Valdenor de Almeida, Carlos Augusto (Cacá) e Donzílio Luiz. O canal pode ser acessado em: https://bit.ly/cordelesuascantoriasyoutube

A Poesia Popular na Educação

Tanto o cordel quanto as cantorias são manifestações da nossa cultura popular brasileira, sendo parte do nosso imaginário popular, gerando identidade e encantamento. O projeto visa chegar com essas ricas tradições nas escolas do EJA, agregando uma série de valores educacionais, como patrimônio, memória, história, artes e entendimento lúdico da língua portuguesa. São culturas arraigadas no DF pela ação de imigrantes nordestinos, cujo deslocamento geográfico trouxe junto a identidade desse povo. Estão na alma e no coração da nossa gente. A poesia está em muitas memórias, emoções e diversões praticadas pelo povo, podendo ser utilizada como elemento lúdico e de ligação de conteúdos escolares, divertindo e encantando os estudantes.


PROGRAME-SE

O Cordel e Suas Cantorias

2ª Apresentação:

QUANDO: 09 de maio, segunda-feira, 19h00, ONDE: IFB de Taguatinga.


Videos no Youtube:


Saiba mais em:


bottom of page