top of page
  • Editor

NESTE SÁBADO TEM LANÇAMENTO DE LIVRO NO VELVET PUB

As memórias, ações, projetos e pontos de vista sobre esta prática de dança se entrelaçam com as investigações do autor Diego Pizarro, dando vazão às conexões pelos fluxos das conversas, danças e reflexões realizadas.

O livro “Contato-Improvisação no Brasil: trajetórias, diálogos e práticas” é resultado de uma pesquisa extensiva realizada ao longo de uma década, em que foram entrevistados(as) quinze artistas-educadores(as) que inicialmente disseminaram a dança Contato-Improvisação no Brasil, desde meados dos anos 1980.

Este é um livro fundamental para quem se interessa por dança e seus movimentos históricos, conceituais e experimentais. As quinze entrevistas presentes na obra, junto da introdução do autor, possibilitam um quadro amplo e aprofundado sobre tema inédito à memória da dança experimental e somática no Brasil. O projeto de publicação do livro é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – o FAC – e visa estimular a PESQUISA, a INVESTIGAÇÃO, a ELABORAÇÃO e a PUBLICAÇÃO, por meio de uma tiragem de mil exemplares que mostram a importância da disseminação da dança Contato-Improvisação no Brasil. A dança Contato-Improvisação (CI) foi desenvolvida a partir das ideias do norte americano Steve Paxton. Ele foi ginasta antes de se tornar dançarino, além de ter praticado yoga, meditação e artes marciais como Aikido e Tai Chi Chuan. Paxton desenvolveu ideias que foram colocadas em prática durante experimentações com grupos de profissionais do movimento e de jovens dançarinos e estudantes universitários dos Estados Unidos no início da década de 1970. A prática do CI desenvolveu-se com raízes no encontro de várias disciplinas, artes marciais, lutas, ginástica e danças, despertando interesse pelo campo de formação da Educação Somática. Por figurar como parte do movimento de dança pós-moderna, não foi surpresa o convite à interdisciplinaridade, considerando que esse movimento de dança tornou-se terreno fértil para os hibridismos desconcertantes característicos de nossa contemporaneidade. A experiência em Contato-Improvisação é um convite para que as pessoas interajam em diversos níveis físico-emocionais. Ela coloca à prova a habilidade das pessoas de se conectarem ao momento presente. O lançamento do livro será na área externa do VELVET Pub, que fica na 102 Norte, no dia 07 de maio, a partir das 20h. O acesso ao evento é gratuito e os exemplares impressos do livro serão vendidos a R$30,00. PROGRAME=SE Lançamento do livro “Contato-Improvisação no Brasil: trajetórias, diálogos e práticas” Data: Sábado, dia 07 de maio de 2022 Horário: das 20h às 23h Local: VELVET Pub – área externa CLN 102 Bloco B lojas 28/32 - Asa Norte

bottom of page