top of page

MOSTRA MARGINAL DE TAUBATÉ APRESENTA ARTISTAS DA REGIÃO - SP

Mostra reúne peças teatrais, performances, artes visuais e música em programação inédita até o dia 17 de dezembro

Em sua primeira edição, a Mostra Marginal de Taubaté reúne produções das mais diversas vertentes e proposições estéticas até o dia 17 de dezembro. Realizada de forma coletiva e independente, a programação inclui artes multilinguagens que exploram novas possibilidades de experimentações, convidando o público a se encontrar com os artistas e propositores culturais da região. Nestes espaços de troca, histórias descentralizadas encontram seu foco e potencializam uma visibilidade necessária para um avanço em comum entre quem conta e quem ouve estas narrativas.A escolha desta programação foi realizada  por meio da busca por novas visualidades, linguagens e possibilidades contemporâneas de concepções cênicas e dramatúrgicas.


O objetivo da criação da Mostra Marginal de Taubaté é impulsionar novas práticas, ampliar os horizontes para as produções culturais no interior paulista e valorizar o fazer artístico local. Assim, o evento traz  ao centro do debate propostas transgressoras, disruptivas e ligadas às temáticas da miséria e da violência humana para que seja possível transformá-las por meio do pensamento crítico e do diálogo qualificado.


"‘Seja marginal, seja herói’ são as palavras que estampam a obra do artista Hélio Oiticica dedicada a denunciar a morte de seu amigo Cara-de-Cavalo por um esquadrão da polícia, no período da Ditadura Militar.”, conta o idealizador e curador Rafa Soares, que produz a Mostra ao lado de Bruna Ferreira. “Entendendo a marginalidade como fruto de uma sociedade pautada em contradições e desigualdades, esta temática sempre esteve presente nas criações do artista que deu início a movimentos estéticos transgressores e revolucionários, como a marginália e a tropicália, na busca de uma contraposição aos valores estéticos burgueses e conservadores.”Ao longo de toda a programação, serão realizadas apresentações teatrais, performances, intervenções, apresentações musicais, exposições, atividade formativa e sarau. Todas as atividades são coordenadas, produzidas e/ou encenadas voluntariamente por artistas da região.


A Mostra Marginal de Taubaté se introduz no cenário cultural, assim, como incentivadora do fomento, dos profissionais e da própria cultura regional, que se reafirma e renasce a cada história contada. A aproximação com o público é fundamental e acontece por meio da Mostra até o dia 17 de dezembro, com atrações locais e regionais de renome nacional e internacional.


PROGRAME-SE

Mostra Marginal de Taubaté

Quando: até dia 17 de dezembro

Onde: Espaço Cultural CasarinhoRua Claro Gomes, 49Vila Jaboticabeira, Taubaté - SP

Ingresso colaborativo: R$10

REALIZAÇÃO: CASARINHO - Espaço Cultural

APOIO: Cia Quase Cinema | Cia das Ovelhas Negras

Reserva de ingressos e Maiores informações: Instagram.com/casarinho


QUEM FAZ

Idealização, curadoria e Coordenação de Produção: Rafa SoaresProdução Executiva: Bruna FerreiraAssistente de Produção: Giu Sawaya e Antônio AntunesDesigner Gráfico: Luis SimonettiVideomaker: Léo FrancoAssessoria de Imprensa: Revoada AssessoriaCoordenação de acessibilidade: Sara ElisiêCoordenação técnica/iluminação: Lucas AuoranCoordenação técnica/som: Maike MarquesProdução Alimentos e Bebidas: Neide Pimentinha


PROGRAMAÇÃO MOSTRA MARGINAL

De 02 a 17 de dezembro

Exposição: Abdução no Casarinho, do Professor Bispo.


08/12, sexta-feira

Coletivo Poros

Leitura dramática: Eu não vou fazer Medeia 

00h


09/12, sábado

Cia do Trailer

Workshop: Teatro Documentário com André Ravasco e Caren Ruaro

14 às 18h


Cia das Máculas

Teatro Performativo: Ponto Gatilho

20h


Thiago Fernando

Apresentação Musical: Me Curo

22h


10/12, domingo

Cia das Máculas

Teatro Performativo: Ponto Gatilho

20h


14/12, quinta-feira

Álvara Canário Negro

Performance: Corpo encruzilhada

22h


15/12, sexta-feira

Mario Gascó e Michel Cruz

Live Jam: Desreal

20h


Cia Quase Cinema

Intervenção urbana: Sombras na arquitetura

20h


Madu Winther

Monólogo da Euforia

00h


Sarau Marginal

Microfone Aberto

00:30h


Mario Gascó e Michel Cruz

Live Jam: Desreal

00:30h


16/12, sábado

Cia Blasfêmeas

Espetáculo: O Arquiteto e o Imperador da Assíria

20h


17/12, domingo

Cia Blasfêmeas

Espetáculo: O Arquiteto e o Imperador da Assíria

20h

Comentarios


bottom of page