MINIARTE SURREAL APRESENTA OBRAS DE 107 ARTISTAS DE SETE PAÍSES EM SUA 52ª EDIÇÃO
- Josuel Junior - Editoria
- 5 de nov.
- 2 min de leitura
Exposição internacional tem abertura no sábado (8/11), em Porto Alegre, onde permanece até o dia 30

Obras de 107 artistas originários de sete países, incluindo o Brasil, ocupam a Sala Negra da Gravura Galeria de Arte, em Porto Alegre, neste mês de novembro. A mostra tem inauguração no sábado (8/11), das 11h às 13h, e a visitação se estende até o dia 30.
“São obras em técnicas diversas, como pintura a óleo e acrílica, desenho a lápis ou marcador, fotografia, gravura em metal em várias categorias, escultura em diferentes materiais. O conjunto cria um mosaico multicolorido”, diz a curadora e coordenadora geral da Miniarte, a artista visual gaúcha Clara Pechansky.
Além de brasileiros, participam da Miniarte Surreal artistas da Argentina, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos e Holanda. A escolha do tema deste ano é autoexplicativa, na opinião de Clara. “Por que Surreal? Basta olhar e ver as coisas surreais que estão acontecendo em todos os lugares", diz ela, que fará 89 anos em dezembro e já viajou pelo mundo.
Os painéis que reúnem as reproduções em pequeno formato dos trabalhos inscritos “mostram a diversidade de escolhas dos artistas, que abraçaram o tema proposto”, acrescenta Clara, que criou o projeto Miniarte em 2003. A edição 52 homenageia a artista plástica Thid Dalcol, de 90 anos, que vive e ainda produz arte em Santa Maria (RS).
Ao longo dos anos, a Miniarte já realizou exposições em 20 países de diferentes continentes, com a participação de mais de 3 mil artistas. É tradição uma nova coleção estrear na Gravura, como também ocorrer, na sequência, montagem no Centro Municipal de Cultura de Gramado e depois em Caxias do Sul, na UCS.
São parceiros estrangeiros da Miniarte as instituições Arte México Internacional, com sede em Culiacán, e MAI Colômbia Internacional, de Bogotá, cujos artistas associados comparecem com obras especialmente criadas para a edição de 2025. Internamente o Atelier Marcia Marostega (Santa Cruz do Sul) e o Atelier Rita Gil (Serra do RS, Porto Alegre e Rio de Janeiro) figuram como parceiros tradicionais, encaminhando grupos de artistas à participação.
Alguns dos temas já tratados pela Miniarte foram Vida, Paz, Magia, Verdade, Fantasia, Enigma. Para o Surreal deste ano o designer gráfico Ronald Souza, que trabalha com Clara desde 2012, confessa que foi buscar inspiração no mestre espanhol do surrealismo, Salvador Dalí (1904/1989). “Uma análise das letras do nome me mostrou que eu poderia transformar cada uma delas em um objeto”, conta ele, que é graduado pela UFRGS.
PROGRAME-SE
Exposição Miniarte Surreal
Gravura Galeria de Arte
Rua Corte Real, 647, bairro Petrópolis, Porto Alegre
Abertura: 8/11 (sábado), das 11h às 13h
Visitação: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábado, das 9h30 às 13h30. Até 30/11
Entrada gratuita






Comentários