MESTRE ZÉ DO PIFE E ALEXANDRE RODRIGUES CHEGAM AO DF E MOVIMENTAM A CULTURA POPULAR
- davicdm
- 15 de set.
- 3 min de leitura
Importantes artistas da cultura do pife pousam na cidade com série de atividades no mês de setembro

Setembro será um mês movimentado para a cultura popular no Distrito Federal. É que chegam na cidade Mestre Zé do Pife - importante figura da cultura popular pernambucana, que viveu cerca de 40 anos espalhando a tradição do pife no DF; e Alexandre Rodrigues - conceituado multi-instrumentista, reconhecido nacionalmente nas cultura do pife. Os dois artistas realizam diversas atividades no DF, disseminando o pife com oficinas e apresentações.No dia 24 de setembro, quarta-feira na Biblioteca Demonstrativa (506/507 Sul), Alexandre realiza o lançamento do seu Método de Pífano Brasileiro, material didático que explana sobre toque e fundamentos do instrumento. No lançamento ocorrerá um bate-papo entre Alexandre Rodrigues e mestre Zé do Pife, compartilhando histórias com o instrumento e seus processos de aprendizagem dentro das tradições das bandas de pife. Alexandre também fará uma breve apresentação do seu método e no fim haverá sorteio da apostila entre os participantes, além de dois pífanos artesanais e dois exemplares de livro infanto-juvenil que homenageia o mestre. A mediação ficará por conta de Natália Alencar, que é escritora e integrante do coletivo Pitoco de Bambu.
Já no dia 26/09, sexta, às 23h, na Infinu, acontecerá o Festejo de Pife, dentro do Festival Convida, que contará com apresentação de Mestre Zé do Pife e Alexandre Rodrigues, que são os convidados do Fuá de Paulinha, que acompanhará os artistas na apresentação. O show promete esquentar o público, com muita música e o melhor do forró tradicional.E por último, Mestre Zé do Pife se apresenta com o Bloco de Pife Pitoco de Bambu na Feira Central de Ceilândia, em um grande cortejo, que promete encantar público e feirantes. A apresentação será no dia 28/09, domingo, 10h.
A vinda dos dois artistas é produzida pelo Coletivo Pitoco de Bambu, é é realizada com o apoio do Programa Conexão Cultura DF e do Fundo de Apoio à Cultura do DF.
O legado de Mestre Zé do Pife
Mestre Zé do Pife é pernambucano de São José do Egito. Filho de agricultores, conheceu as bandas de pife em sua cidade natal quando era muito pequeno. O encanto com o instrumento se tornou então missão de vida: “não deixar as bandas de pife acabar”. Hoje, com seus 81 anos de existência nesta terra, pode afirmar, em sua estrada de artista, que tem muito o que contar: É pifeiro, tocador, professor, compositor de versos e aboios de vaqueiros e artesão de pife. Por 40 anos o mestre morou no Distrito Federal, onde iniciou dezenas de aprendizes na arte de tocar pife e outros instrumentos que compõem as bandas cabaçais. As habilidades com o instrumento o fazem ser conhecido como um dos pifeiros mais respeitados do Brasil.
Quem é Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues é natural de Itapissuma (PE), e atua como multi-instrumentista, compositor, educador musical e luthier de pífanos. Tem ministrado oficinas e realizado concertos no Brasil e no exterior, abrindo diálogo entre o jazz e as tradições afro indígenas, valorizando a pluralidade de sons e possibilidades melódicas que a cultura popular traz consigo. Ele já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Wilson das Neves, Mariene Castro, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Fabiana Cozza.
PROGRAME-SE
Mestre Zé do Pife e Alexandre Rodrigues no Distrito Federal
- 24/09 (quarta-feira, 19h às 21h) – "Roda de Prosa e Lançamento do Método de Pífano Brasileiro" de Alexandre Rodrigues
Auditório da Biblioteca Demonstrativa (506/507 Sul)
- 26/09 (sexta-feira, 23h) – Fuá da Paulinha convida: Um Festejo de Pife com Mestre Zé do Pife e Alexandre Rodrigues, no Festival Convida
Infinu, 506 Sul
- 28/09 (domingo, 10h) – Apresentação Mestre Zé do Pife e Bloco de Pife Pitoco de Bambu na Feira
Feira Central de Ceilândia






Comentários