top of page

MESTRA CLARA PECHANSKY REÚNE ANTIGOS ALUNOS NA EXPOSIÇÃO "CINCO OLHARES, CINCO CAMINHOS"

 Artistas Carmen Adegas, Helena Schwalbe, Nara B. Sirotsky,  Kika Hermann e Ricardo Wittmann participam da mostra em Porto Alegre

Obra de Carmen Adegas
Obra de Carmen Adegas

Uma das mais renomadas artistas visuais do Rio Grande do Sul, Clara Pechansky reúne ex-alunos de seu atelier na exposição “Cinco olhares, cinco caminhos”. A abertura da mostra acontece no sábado (8/11), na Gravura Galeria de Arte, na capital gaúcha.

 

Clara, de 88 anos, dona de uma trajetória profissional de sete décadas, iniciada como ilustradora de capas de livros de autores consagrados da lendária Editora Globo na década de 1950, faz a curadoria da exposição. O grupo de artistas participantes é formado por Carmen Adegas, Helena Schwalbe, Nara B. Sirotsky, Kika Hermann e Ricardo Wittmann.

 

“Tenho muito orgulho desses cinco, porque cada um desenvolveu uma trajetória muito pessoal e hoje são profissionais reconhecidos pelo seu talento e qualidade de suas obras. Isso mostra que a arte não tem fronteiras e não tem limites, já que todos, em diferentes momentos, frequentaram o meu atelier e nenhum deles copiou a mestra, trilhando, cada um, seu próprio caminho”, analisa.

 

De acordo com ela,  a mostra, na Sala Branca da Gravura, apresenta ampla diversidade de técnicas, abrangendo desenho, pintura, gravura, colagem e cerâmica.

 

“Ter sido aluna de Clara foi um imenso privilégio que marcou minha trajetória. Grande artista e mestra dedicada, com pleno domínio técnico, compartilhou generosamente com seus alunos uma visão apaixonada e comprometida pela arte”, diz Nara B. Sirotsky. Trabalhando com arte desde 1998, o foco de Nara é voltado para pintura e colagem, sem deixar de explorar novas possibilidades em tela e papel.


Obra de Ricardo Wittmann - Releituras de Vermeer
Obra de Ricardo Wittmann - Releituras de Vermeer

Helena Schwalbe começou nas artes pela fotografia e ampliou e intensificou sua produção artística ao estudar desenho e pintura no Atelier Clara Pechansky. Posteriormente, Helena aderiu ao abstracionismo, manifestando-se por meio de formas, cores, linhas e texturas, em uma composição livre e espontânea.

 

A atividade de Carmen Adegas é marcada pelo interesse em flores na aquarela e casarios e vilas na pintura acrílica. A cerâmica começou a fazer parte de sua exploração artística em 2018. A figura humana é foco de seus estudos recentes. “No meu trabalho atual misturo costura com pintura de rostos em bonecos”, conta.

 

O trabalho de Ricardo Wittmann passou a ser fortemente influenciado pelo fato de o filho ter recebido o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A peça de quebra-cabeça foi incorporada aos desenhos, pinturas, litografias e esculturas do artista. No seu atelier, em Palhoça (SC), Ricardo trabalha com desenho, técnicas mistas, nanquim, colagens e fotografia.

 

Com formação em desenho clássico, Kika Hermann desenvolve trabalhos em carvão, aquarela e pastel, entre outros. Transita pelas diversas técnicas e escolas, mas se identifica mais com o expressionismo alemão.


PROGRAME-SE

Exposição “Cinco olhares, cinco caminhos”

Artistas: Carmen Adegas, Helena Schwalbe, Nara B. Sirotsky, Kika Hermann e Ricardo Wittmann

Curadora: Clara Pechansky

Abertura: 8/11 (sábado), das 11h às 13h

Visitação: de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; sábado, das 9h30 às 13h30

Local: Gravura Galeria de Arte (Sala Branca)

Endereço: Rua Corte Real, 647, Petrópolis, Porto Alegre

Entrada gratuita

oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page