top of page

MARQUINHO CANDANGO - O ARTISTA POR TRÁS DO VÍDEO QUE GANHOU AS REDES

Ele leva humor e arte em viagens do transporte público do DF. Numa de suas apresentações, alguém gravou a apresentação e o vídeo viralizou na internet, ultrapassando a marca de meio milhão de acessos. Conheça agora o trabalho de Marquinho Candango!

Acervo Pessoal

Se você é de Brasília, certamente já viu o vídeo de um sujeito simpático tentando esclarecer ao seu amor que ele é um homem fiel e que deseja que um raio caia dentro do ônibus se o que estiver falando não for verdade, gerando espanto e risos nos passageiros. Pois bem... o vídeo que já rodou no Whatsapp e no Facebook anos atrás, ganhou agora as graças do Instagram. Páginas de entretenimento e humor repostam a esquete, fazendo com que mais e mais pessoas tenham acesso ao delicioso número cômico. Famosos como Tiririca e Rafael Cunha já compartilharam o material, levando o nome de Samambaia (cidade citada no vídeo em questão) e de Brasília para os quatro cantos da internet.


Teóricos poderiam dizer que trata-se do mais belo exemplo de intervenção urbana e de teatro do invisível. No entanto, o que Marquinho Candango faz é um show de humor que vai até o público, onde quer que esse público esteja. Geralmente, ele entra nos ônibus como um passageiro comum. Uma ou outra pessoa acha que já o viu em algum lugar, mas isso em Brasília é realmente habitual. Até que ele começa a sua performance e cai nas graças de todos. Um verdadeiro show itinerante que culmina na passada de chapéu ao final para arrecadação de contribuição espontânea. É arte próxima do público e com forte engajamento popular. E esse engajamento não é de agora... O profissional já faz isso há 27 anos!


Tudo começou quando Marquinho Candango fazia sombra (aqueles números de imitação) no Conjunto Nacional, tradicional shopping do Distrito Federal. Aí, num dia aleatório, ele pegou o ônibus de volta pra casa e brincou com o cobrador. Os passageiros entraram nessa brincadeira lúdica rindo e contribuindo com mais histórias que logo viraram anetodas do cotidiano. A estratégia de improviso foi se aperfeiçoando e virou oficialmente o trabalho do artista. O público tem sido gentil e solícito com ele, sempre o marcando em publicações de páginas famosas que muitas vezes nem sabem quem é o humorista do vídeo.

O vídeo que voltou à tona nas redes sociais é antigo e foi gravado por um passageiro. Assim que ele postou, já caiu nas graças dos amigos, conhecidos e desconhecidos, até viralizar nacionalmente.

"Fiquei muito feliz com a repercussão porque já faço isso há muito tempo. Com esse vídeo, muita gente reconheceu meu trabalho. Agora ele ressurgiu e muitas páginas famosas estão respostando ele, só que dessa vez divulgando quem sou eu", celebra.


O que tem acontecido com Marquinho merece atenção especial. Quem trabalha com produção cultural entende que é sempre muito importante dar a referência de quem faz a obra. O processo de memetização da internet, muitas vezes, anula a existência dos criadores de conteúdo digital. Por trás do vídeo e do compartilhamento, há o trabalho de um artista que deve e merece ter seu crédito em cima do produto gerado. Eis o motivo pelo qual decidimos realizar esta matéria, pois muitos seguidores do Portal Conteúdo passaram a recomendar o vídeo por meio de mensagens no Direct - o que culminou que procurássemos Marquinho para esta entrevista.


MAS QUEM É ELE?

Acervo Pessoal

Marquinho Candango é humorista de Brasília há mais de 27 anos. Morador do Riacho Fundo 2, começou fazendo mímicas imitando Charlie Chaplin na frente de shoppings. Já participou de alguns filmes publicitários de televisão e também de programas de auditório e de humor, como o tradicional "A Praça é Nossa", do SBT, e da edição local de "A Hora da Venenosa", da Record TV. Atualmente, realiza seu show dentro dos ônibus e, por dia, faz até 20 viagens levando alegria e, claro, passando o chapéu.


"Ja tive muitas experiências legais... Uma das mais importantes pra mim foi quando eu fui atrás do Gugu Liberato. Ele prometeu contar a minha história para todo o Brasil meses antes dele falecer. Todo dia recebo várias mensagens que me incentivam a continuar levando sorrisos diariamente. Já teve gente que me falou que no dia que me viu no ônibus conseguiu dar um sorriso verdadeiro depois de muito tempo", relembra.

Para 2022, o artista deseja que o merecido reconhecimento chegue, afinal, o trabalho diário é muito além dos vídeos que circulam na intenet. É arte presencial, cara a cara com o público. Mas é claro que já que as redes possuem proporção de engajamento maior, Marquinho vai se dedicar um pouco mais ao formato e à troca de ideias com o público virtual.


Vale lembrar que além dos shows nos coletivos do DF, o artista faz apresentações personalizadas para empresas, festas e até palestras motivacionais usando seu talento e ofício. Para contratá-lo é simples: Basta entrar em contato pelo Insta @marquinhocandangooficial ou pelo telefone (61) 99436-1952.


Valorize a arte local e os talentos do DF!

bottom of page