top of page
  • davicdm

FESTIVAL OCUPAÇÃO HORIZONTAL


Com estreia prevista para 1º de maio, o encerramento do projeto terá a apresentação de cinco grupos e artistas, como Seu Estrelo e Martinha do Coco.


Após um longo período de gravações, o projeto “Ocupação Horizontal do Complexo Cultural de Planaltina”, idealizado, em sua origem, para oferecer oficinas presenciais com mestres e mestras da cultura popular do DF e de outros cantos do País, encerra sua série de atividades em grande estilo. Um festejo final composto por grupos, artistas, ritmos e expressões culturais que estiveram presentes nas vídeo-aulas oferecidas pelo projeto, estará disponível ao público no próximo sábado, 01/05, às 17h, no canal da Ocupação Horizontal. A data de lançamento foi cuidadosamente escolhida como forma de homenagear os trabalhadores e trabalhadoras da cultura que, em um período particularmente desafiador para o setor, se reinventam e resistem.


Como parte das atividades propostas, o festejo encerra as nove oficinas em vídeo final com cerca de 2h de apresentações. Ao todo, cinco shows de grupos e artistas tradicionais da cultura popular trazem um pouco dos ritmos e expressões que foram ensinadas durante as aulas. Em encontros virtuais inéditos, as telas se transformam em palcos tão calorosos quanto o toque dos tambores.


Confira programação:


· Comboio percussivo – tambores afro mineiros, samba-reggae, afoxé e pop.

· Seu Estrelo – samba pisado.

· Maracatu Leão da Campina – nação de Maracatu.

· Martinha do Coco – coco de roda, samba de coco, coco do cerrado.

· Tambor de crioula do Mestre Chico Macedo.

Para o idealizador e coordenador geral, Rodrigo Werneck, todo o processo de realização do projeto foi desafiador.


“Tivemos que nos reinventar em todos os momentos. Fomos desafiados a descobrir novas possibilidades de como fazer arte e de como continuar no meio de uma pandemia, respeitando mestres e mestras e prezando pela saúde de cada um. O que foi pensado para acontecer de maneira simples, em uma sala de aula, teve que migrar para as telas. Contudo, conseguimos transformar esses conhecimentos em produções audiovisuais e transmitir um pouco dos saberes e fazeres de grandes nomes de nossa cultura popular”.


E quem quiser ir esquentando para o lançamento, a dica é conferir ou rever as oficinas gratuitas que ainda estão disponíveis no canal. Além dos artistas que estreiam no festejo, nomes como o da pandeirista Larissa Umaytá, o do Arte-Educador Mário Jorge e o de Mestre Barrabás, ministraram as aulas.


Inclusão social

O tradutor Virgílio Soares, ministrante da oficina de “Tradução de Libras Na Cultura Popular”, que também permanece acessível, foi responsável por toda a tradução do festejo. Muito além das palavras, a sua interpretação traduziu ritmos. Ao longo de mais de 30h de gravação, o trabalho incansável de Virgílio se destaca pela energia empregada na interpretação de cada apresentação.

“Participar do Projeto Ocupação Horizontal me provocou uma mudança paradigmática do fazer tradutório. Um trabalho que me remete às experiências coletivas de terreiro de candomblé, forjada na coletividade, unindo as inúmeras frentes de trabalho. Desde os artistas, corpo técnico, cinegrafistas, e inúmeros consultores que trouxeram significados mais precisos à compreensão de cada enunciação contribuindo direta ou indiretamente com o resultado de cada escolha tradutória. Sou só agradecimento a todos os envolvidos por tudo isso. Um Salve mais profundo de minha alma a cultura popular e a esse fazer artístico que encoraja, emancipa e liberta”, celebra Virgílio.


Trabalhadores da cultura

O vídeo de encerramento do projeto envolveu cerca de 50 profissionais ligados, direta ou indiretamente, à cultura que transitaram entre os setores da produção, comunicação, design, fotografia, audiovisual, edição, sonorização, tradução, além, é claro, de artistas, músicos e percussionistas. A dedicação de cada um desses trabalhadores, por esse e por tantos outros projetos voltados à manutenção e difusão da cultura popular, merece reconhecimento. A Ocupação Horizontal encontrou no festejo uma forma de agradecer.


Serviço - Festejo de encerramento Ocupação Horizontal

Data: 01/04.

Horário: 17h.

Local: Canal Ocupação Horizontal - https://www.youtube.com/channel/UC1azpPH664_7EiAs87UvnNw

bottom of page