top of page

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS COMEMORA 10 ANOS EM SP

A partir do tema diversidade sociocultural, o FIS acontece na região do Vale do Paraíba entre os dias 05 e 12 de março

Espetáculo En Gran Baile - Mmartin Leonhardt

Em sua 10ª edição, o FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras reúne uma programação de espetáculos nacionais e internacionais, workshops e seminário entre os dias 5 e 12 de março. Neste ano, o Festival acontece de forma presencial e gratuita com apresentações, workshops e seminário nas cidades de Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Paraibuna e Pindamonhangaba.


Realizado pela Cia. Quase Cinema, produtora de espetáculos e cursos teatrais especializados em Teatro de Sombras, o Festival comemora 10 anos de existência como um dos eventos culturais mais reconhecidos na área e um dos poucos festivais internacionais de teatro do interior do estado de São Paulo. A diversidade presente no teatro de sombras contemporâneo é o ponto de partida e contexto presente na curadoria desta edição, que traz ao programa uma série de espetáculos de teatro de sombras com formatos e temas diversos.


São explorados, assim, os caminhos que interligam essa forma de comunicação milenar com contextos, situações, tensões e mudanças que acontecem atualmente no modo de fazer e pensar o teatro, especialmente em suas formas animadas. O Teatro de Sombras permanece, afinal, como uma estética e uma arte cênica singular, delicada, onírica e acessível para todos os tipos de público. Se mostrando como um palco em potencial para abraçar tudo e todos.


Essa mensagem é também uma mensagem de aproximação. Mais uma vez, o Festival tem como propósito e oferece espaço para quem se interessa por essa arte, através do Seminário e dos workshops, assim como quem ainda não a conhece a fundo, possibilitando este encontro com uma programação vasta, variada e gratuita. Além disso, a programação inclui ações que levam os espetáculos internacionais e nacionais para as escolas da zona rural da região do Vale do Paraíba.


Para a comemoração de 10 anos de FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras, serão apresentados espetáculos que incluem produções dos países Bélgica, México, Espanha, Canadá e Argentina. Já dentre os brasileiros representantes na programação, estão peças de grupos de cidades do interior do Estado de São Paulo, Minas Gerais , Recife e Rio Grande do Sul. A programação completa com detalhes, locais e datas de apresentação de cada espetáculo está no site do Festival (abaixo).


PROGRAME-SE

FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras 2023


Quando?

De 05 a 12 de março


Onde?

A programação se estende pelas cidades de Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Paraibuna e Pindamonhangaba.


Mais Informações:


WORKSHOP

Dias da semana no período da manhã para diferentes públicos.


5º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS

Dias 11 e 12 de março, às 10h


Equipe

Coordenação 10º FIS – Ronaldo Robles | Silvia Godoy

Coordenação 5º Seminário Internacional de Teatro de Sombras – Fabiana Lazzari


ESPETÁCULOS | FIS 10 anos - 2023

  • Caws & Effect - Mind of a Snail Puppet Co. / Canadá

  • Celeste - Luz Micro y Punto / Espanha

  • Express Circus - Théâtre du N'ômbrîle / Bélgica

  • El Gran Baile - Cosmonautas Teatro de Sombras / México

  • Bra(ho)gado - La Rueda Títeres / Argentina

  • O Dia em que a Morte Sambou - Habib & Valéria / Brasil (PE)

  • Conceição e Peri: O Amor de Duas Lagoas - Cia Libélulas / Brasil (SP)

  • Sombras na Palma da Mão / Sabiá - Sandra Lane / Brasil (MG)

  • Criaturas da Literatura - Cia Teatro Lumbra / Brasil (RS)

  • SomBrafica - Cia Quase Cinema / Brasil (SP)

bottom of page