A mostra, promovida pela artista plástica brasiliense Lyliam Lauper, promete levar os visitantes a uma imersão na flora e fauna do Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil.
No coração verde de Brasília, o Jardim Botânico abre suas portas no próximo sábado (21) para a aguardada exposição 'Brasília em Cores'. A exposição é uma verdadeira celebração da arte e da biodiversidade. Através de uma rica coleção de pinturas e gravuras, os visitantes terão a oportunidade de explorar a beleza intrincada do cerrado, com suas paisagens únicas e a diversidade de sua flora e fauna. Flores exuberantes, capivaras encantadoras, suçuarana majestosa, lobo-guará imponente e tucano vibrante são alguns dos destaques que o visitante encontrará no espaço.
Mas 'Brasília em Cores' vai além do retrato do bioma. Os espectadores também poderão apreciar uma coleção de obras que abordam outros temas, como tipografia e técnicas mistas, evidenciando a versatilidade e a criatividade dos artistas participantes.
Lyliam Lauper, com mais de 40 anos de carreira e mais de 60 exposições ao redor do mundo, lidera este projeto. As obras da artista são conhecidas por técnicas próprias e inovadoras. Para se ter ideia, uma representação distinta de gatos cubistas lhe rendeu o primeiro lugar em um premiado concurso no Japão. Sua carreira internacional inclui exposições em cidades como Nova York, Washington, Paris, Zurique, Berlim, Varsóvia, Cracóvia e Tóquio.
A exposição será acompanhada de uma programação diversificada, enriquecendo a experiência dos visitantes. Duas palestras serão realizadas para aprofundar o conhecimento sobre o cerrado. Priscila Oliveira Rosa, da Diretoria de Vegetação e Flora do Jardim Botânico de Brasília, falará sobre a “Flora e Fauna do Jardim Botânico”, enquanto o botânico e aquarelista Felipe Ribeiro abordará o tema “Ciência, Arte e Beleza do Cerrado”.
Além das palestras, a programação inclui oficinas práticas para aqueles que desejam se aprofundar nas artes. A artista Geusa Joseph conduzirá uma oficina de modelagem em cerâmica, enquanto Valderio Costa, professor de Artes Visuais e História da Arte da Secretaria de Educação do Distrito Federal, liderará uma oficina de xilografia. Essas atividades proporcionarão aos participantes a chance de explorar técnicas artísticas e desenvolver suas próprias criações inspiradas no Cerrado.
As oficinas são gratuitas. Para participar, os interessados deverão comparecer na recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, com limite de até 15 pessoas por grupo.
“Brasília em Cores” é mais do que uma exposição; é uma oportunidade para refletir sobre a beleza e a importância do cerrado, ao mesmo tempo em que se celebra a arte e a criatividade. O evento convida todos a mergulhar na riqueza do bioma, num momento em que sua riqueza enfrenta uma onda devastadora de queimadas.
PROGRAME-SE
Exposição 'Brasília em Cores
Onde: Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília
Quando: de 21 de setembro a 20 de outubro de 2024
Visitação: De terça a domingo, das 9h às 17h
Observação: Para acessar o Jardim Botânico de Brasília, é necessário comprar o ingresso de R$5,00 por pessoa. Crianças de até 10 anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais estão isentos do pagamento.
CONTATO
61 9963355976 (Lyliam Lauper)
@lyliamlauper (Instagram)
As atividades acontecerão aos sábados nos dias 28/09, 05/10 e 12/10, sempre das 10h às 12h
(Programação sujeita à alteração sem aviso prévio)
Dia 28/9 Palestras
“Flora e fauna do Jardim Botânico de Brasília”, com Priscila Oliveira Rosa
Diretoria de Vegetação e Flora do Jardim Botânico de Brasília
“Ciência, arte e beleza do Cerrado”, com Felipe Ribeiro – pesquisador da Embrapa.
Dia 05/10 Oficina com a ceramista @Geusa Joseph
Na oficina o participante aprenderá uma técnica manual de cerâmica. Cada um montará sua própria peça. Os que quiserem fazer a queima da peça em forno especial cerâmica, podem contribuir com valor a ser pago na conclusão da oficina.
Dia 12/10 Oficina de Xilografia com Valdério Costa
Artistas convidados:
Felipe Ribeiro: aquarelista, pesquisador da Embrapa, ecologista
Nancy Safatle: artista plástica
Rose Ornelas (@rose.ornelas): aquarelista
Valderio Costa (@valderioartes): professor de Artes Visuais e História da Arte da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Poeta e artista plástico, com várias exposições individuais e coletivas de xilogravuras e ilustrações.
+Alunos da professora Lyliam Lauper.
댓글