top of page

DOCUMENTÁRIO "SIN EMBARGO, UMA UTOPIA" ESTREIA EM HAVANA - CUBA

Documentário expõe o bloqueio dos EUA a Cuba em narrativa pessoal e emocionante e será exibido na Feira do Livro de Havana

Via assessoria

Um maestro brasileiro vai a Cuba, para um Concerto em comemoração a seus 50 anos como pianista. Essa é a premissa do documentário “Sin embargo, uma utopia”, que acompanha as andanças do maestro Kleber Mazziero por terras cubanas, a partir do encontro de um artista brasileiro com artistas cubanos.


O espectador observa a realidade dura vivida por seus habitantes: grandes filas para comprar bens mínimos, poucos produtos à disposição, pouco dinheiro para a população; por outro lado, um país que coloca a cultura e a educação como pilares na formação de cada indivíduo e que proporciona ensino de qualidade e saúde de modo igual a cada cidadão.

 

Kleber Mazziero, além de maestro, é filósofo, diretor teatral, cineasta, autor de livros de vários gêneros. Mazziero é conhecido como “el genio brasileño”: um artista múltiplo.


A diretora do documentário, Fabiana Parra, consegue valorizar essa característica de Mazziero e acompanha o contato e a formação de vínculos do maestro com as personagens cubanas com quem se encontra: os pianistas que interpretam suas sonatas no Museu de Belas Artes, a mãe de um dos pianistas, um bailarino, uma educadora, uma musicóloga, um cantor de salsa, uma pianista popular.


O afeto e a proximidade determinam o tom do documentário, a partir do olhar da diretora, que dá rosto para o anônimo sofrimento de um povo: Cuba não é apenas “um país comunista”. É um país com pessoas reais, amáveis, com talentos os mais vários, afetos e também com necessidades. Em determinado momento do filme, Mazziero vem às lágrimas, com a frase: “Não se mata um país de fome; não se mata”. Essa emoção perpassa o filme do início ao fim, em forma de denúncia e de conversas afetuosas.

Em uma época em que se demoniza Cuba (o documentário lembra ao espectador que, sob o governo Trump, Cuba foi incluída na lista de “Países patrocinadores do terrorismo”), “Sin Embargo, uma utopia” promove um abraço entre Brasil e Cuba, e desde o título já aponta que os dois países são mais próximos do que se supõe, e que, sem o Embargo imposto pelos Estados Unidos, Cuba segue sendo uma utopia.


SAIBA MAIS

"Sin Embargo, uma utopia" (90 minutos)

Estreia em Havana, na Feira do Livro.

O filme ficará em cartaz de 15 a 25 de fevereiro, em Havana

Instagram: @kleber_mazziero

bottom of page