top of page

CUTUCART ABRE CHAMADA PARA GRUPOS TEATRAIS DE PERIFERIAS

Durante seis dias, o Festival Cena na Quebrada celebra a produção cultural das periferias do DF.

O Festival Cena na Quebrada celebra a arte cênica do Distrito Federal, promovendo e valorizando o teatro produzido nas periferias. Para a programação, busca-se uma variedade de trabalhos artísticos apresentados por grupos locais. Serão promovidos debates e oficinas para fortalecer a relação entre público e artistas, valorizando as histórias e culturas das comunidades e contribuindo para um diálogo mais plural e inclusivo na cadeia da produção artística local.


Com uma programação intensa e variada, o evento democratiza o acesso à cultura, privilegiando grupos que possuam narrativas que dialoguem com os temas centrais da periferia por meio de estímulo à participação da população em eventos culturais na cidade, com entrada gratuita para todos os seis dias de realização.


Serão apresentados oito espetáculos teatrais, além da realização de oficinas formativas. Os grupos selecionados contarão com ajuda de custo no valor de R$3.500,00 para viabilizar sua participação no evento. As inscrições para o festival serão realizadas por meio de um formulário disponibilizado no link entre os dias 03/03/2023 e 26/03/2023, com prazo final para submissão até às 23:59 do último dia. Após o período de inscrições, a produção do evento entrará em contato com os grupos selecionados e a lista final será divulgada em data oportuna.


Cada grupo ou companhia poderá inscrever até dois espetáculos, porém apenas um será selecionado para compor a programação do festival. Os espetáculos devem conter a duração mínima de 40 minutos e duração máxima de 100 minutos. Poderão se inscrever artistas, grupos e companhias teatrais residentes do Distrito Federal e regiões próximas. A composição da ficha técnica para inscrição e participação no festival não deve ultrapassar o número total de 12 integrantes (incluindo equipe técnica e artística).


“Toda a construção do festival foi pautada na valorização da cena local, buscando espetáculos que traduzam essa pluralidade tão forte e presente no teatro independente. É a oportunidade de descentralizar o espaço em que essas narrativas são representadas, trazendo a periferia como centro criativo. Realizar um festival com essa diversidade para a cidade é a chance de expandir o contato com a arte, além de estimular a produção teatral da própria comunidade.”, comenta Bia Oligar, curadora do evento.


O evento busca proporcionar um espaço para a exibição de trabalhos artísticos de qualidade produzidos nas comunidades locais, promovendo a capacitação e a troca de conhecimento entre os artistas periféricos. A seleção dos grupos participantes será feita de forma criteriosa, a fim de garantir a pluralidade e a representatividade das manifestações na cena teatral do DF. O patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal representa um reconhecimento importante para a cena teatral periférica, além de ser uma oportunidade valiosa para os artistas locais se desenvolverem e se conectarem com outras iniciativas culturais da cidade.


“Celebramos a arte cênica da região como uma expressão rica e vibrante da cultura local, e estamos convencidos de que a união e a colaboração entre os artistas locais pode ajudar a enriquecer ainda mais essa cena cultural. Ao promover esse evento, reafirmamos a periferia como um centro criativo e cultural de enorme potencial, capaz de gerar as mais diversas manifestações artísticas e de inspirar novas produções inovadoras.” comenta Lucas Isaksson, produtor do evento.


A realização da Cutucart é outro ponto forte do Festival Cena na Quebrada, já que a produtora tem uma trajetória consolidada na promoção de eventos culturais e artísticos nas periferias do Distrito Federal, contribuindo significativamente para a difusão da arte cênica periférica e para a construção de um diálogo mais plural e inclusivo na cena artística do DF. Produtora de conteúdo cultural desde 2006, a Cutucart segue criando produções de entretenimento e oficinas formativas de cunho social em regiões administrativas. Somente no último ano, apresentou temporadas de diferentes espetáculos, ações formativas e realizou mais uma edição da já tradicional Subúrbia – Mostra de Arte e Cultura da Cidade Estrutural. Por meio dessas atividades, a equipe de produtores impulsiona novas criações e estimula o fortalecimento criativo e a identidade cultural da Cidade Estrutural.


Para Inscrições: Clique neste link!


FESTIVAL CENA NA QUEBRADA

FICHA TÉCNICA

Diretor de Produção: Wanderson de Sousa

Produtor: Lucas Isaksson

Direção Artística: Bia Oligar

Assistente de produção: Analu Rangel


Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Comments


bottom of page