top of page

CONFIRA AS AÇÕES DO PROJETO ARCA CULTURAL ENTRE OS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO DE 2025

Entre os meses de agosto e setembro, o projeto Arca Cultural tem desenvolvido diversas ações artísticas e pedagógicas para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

ree

O projeto Arca Cultural tem como foco promover o acesso à arte e à cultura para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional por meio da implementação de ambientes culturais nos abrigos, realização de oficinas artísticas, palestras e treinamentos.

 

A Associação foi criada para integrar a capital federal a uma rede mundial de centros culturais e comunitários Chabad. Desde sua fundação, atua como referência no fortalecimento dos laços culturais, educacionais e sociais, especialmente com a comunidade judaica e o público em geral. Entre suas iniciativas, destacam-se projetos voltados à educação, cultura e assistência social, como a implantação de bibliotecas e a promoção de eventos e atividades abertas à comunidade. Sua filosofia se baseia no incentivo à cultura e ao aprendizado como ferramentas de transformação social, sempre pautada nos valores de respeito, inclusão e continuidade das tradições culturais.

 

Desde agosto, o projeto realiza oficinas de musicalização, danças urbanas, dança de salão, capoeira e rodas de conversa, atuando no Larzinho Chico Xavier (Núcleo Bandeirante, 21 crianças), Lar de São José (Ceilândia Norte, 84 crianças e adolescentes) e Centro Assistencial Maria Carmen Colera (Ceilândia Norte, 100 crianças e adolescentes).

ree

As oficinas trabalham de forma lúdica e prática temas como sensibilidade musical, coordenação motora, expressão criativa, autoestima e protagonismo juvenil. Entre os destaques:

 

Musicalização: exploração de sons, ritmos e instrumentos simples, canto coletivo e criação de ritmos, estimulando coordenação motora, percepção sonora e expressão criativa.


Danças Urbanas: expressão corporal, trabalho em equipe, freestyle e coreografias coletivas, fortalecendo autoestima e sociabilidade.


Dança de Salão: noções básicas de ritmos populares, postura, condução e acompanhamento em pares, promovendo integração, respeito mútuo e coordenação motora.


Capoeira: vivência de disciplina, movimentos básicos, roda de capoeira com música e canto, valorizando a cultura afro-brasileira.


Rodas de Conversa: reflexões sobre identidade, valores pessoais, sonhos e desafios, fortalecendo protagonismo juvenil e autoestima.


Entre os destaques recentes, o Arca Cultural integrou suas atividades ao Programa Irmão Mais Velho, da Associação Aconchego, onde foram oferecidas as mesmas oficinas realizadas nas demais instituições. No último evento do programa, participaram 176 crianças e adolescentes, ampliando ainda mais o alcance social e educativo dessa parceria.

 

Com essas ações, o Arca Cultural reforça sua missão de ampliar o acesso cultural e a convivência comunitária, alcançando diretamente 381 crianças e adolescentes já no primeiro mês de execução. O projeto busca construir experiências de transformação por meio da arte, fortalecendo vínculos e promovendo o desenvolvimento humano em contextos de acolhimento e assistência social.

 

QUEM FAZ

Sara Beila Rojtenberg - Coordenadora Geral

Leonardo Rojtenberg (Rabino Leib) - Coordenador de produção

Jeferson Rocha- Coordenação Pedagógica e Arte educador

Wesley Messias - Coordenação de Oficinas e Palestrante

Stefanie Chopard - Produtora Executiva e Arte educadora

 

A comunidade também pode indicar instituições para que sejam contempladas com o projeto Arca Cultural por meio dos seguintes canais de comunicação:

 

WhatsApp: 61 98532-9535

oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page