top of page

CINECLUBE MAPATI EXIBE O DOCUMENTÁRIO “O DIA QUE DUROU 21 ANOS”

O documentário, que será exibido no dia 26/4, destaca a influência e o envolvimento do governo americano no golpe que daria início à ditadura no Brasil.

No fatídico 8 de janeiro de 2023, golpistas invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes da República. O Brasil assistiu estarrecido à tentativa de radicais para instalar Estado de Exceção no país. A escolha do documentário “O dia que durou 21 anos” é, sem dúvida, por reconhecer, nela, uma obra necessária para ser vista e debatida para relembrarmos que essa tentativa de golpe nunca mais deverá acontecer.

 

O documentário, dirigido e roteirizado por Camilo Tavares, explora o papel que os Estados Unidos tiveram no golpe de 1964 e no regime militar que se estendeu por 21 anos, até 1985. Investiga o papel de seu principal interlocutor, o embaixador Lincoln Gordon, gerenciando 1,2 mil funcionários e um polpudo orçamento destinado a financiar estudos e disseminar propaganda para desestabilizar o governo do presidente João Goulart. A ditadura militar também contou com o apoio de grandes grupos privados, representados no Brasil pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, que apoiaram integralmente cada movimento do regime. Da narrativa surgem, além de áudios originais, documentos confidenciais que comprovam a conivência do governo norte-americano com as prisões, torturas, desaparecimentos e mortes praticadas em nome da manutenção do regime de Exceção.

 

Após a exibição do filme, a professora aposentada da USP Mônica Lucia R Fernandes vai mediar uma roda de conversa e reflexões sobre os impactos sociais da ditadura no Brasil, seus traumas e a necessidade de se manter a constante vigilância para a manutenção da democracia.

 

O evento é gratuito e com capacidade para 50 pessoas. Os ingressos deverão ser retirados na plataforma Sympla até as 18h do dia 26 de abril.

 

Sobre o Cineclube MAPATI

Coordenado pela produtora e cineasta Ruth Maranhão, acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, no Espaço Cultural MAPATI, às 19h30. Após a sessão, será formada uma roda de prosa - com a participação dos diretores(as), autores(as), produtores(as) e/ou profissionais envolvidos(as) nas produções, na qual trataremos da temática das obras, selecionadas em virtude de abordarem diversidade cultural, linguagens artísticas, comportamento e análises políticas.

 

PROGRAME-SE

Cineclube Mapati apresenta “O dia que durou 21 anos”

Data: 26/04/2024

Horário: 19h30

Espaço Cultural Mapati

SHCGN 707, Bloco K, Asa Norte

Classificação indicativa: 14 anos

Informações: (61) 3347-3920 (Telefone/WhatsApp)

bottom of page