top of page

CINEASTA BRASILIENSE LANÇA O SONÁRIO DA TERRA

A biblioteca digital e gratuita leva ao público um inventário sonoro de comunidades rurais do DF.

Foto: Ana Cordeiro
Foto: Ana Cordeiro

O que o som do cotidiano pode contar? Foi caminhando em comunidades campesinas que a cineasta e diretora de som brasiliense Camila Machado idealizou o projeto Sonário da Terra. Nessa biblioteca sonora digital, o público poderá escutar sons gravados em comunidades rurais do Distrito Federal e conhecer a diversidade sociocultural da região. O conteúdo está disponível gratuitamente no site www.sonario.com.br


O acervo do Sonário da Terra foi registrado em 2023, durante residência e oficinas de som realizadas no Assentamento Pequeno William e no Acampamento 8 de Março, ambos na zona rural de Planaltina (DF). O gorjeio dos pássaros, a contação de histórias, as brincadeiras e cantigas populares, os plantios e colheitas na terra cerratense… Quem acessar a biblioteca, irá escutar um inventário encantador do patrimônio cultural e imaterial dessas comunidades. 


As oficinas de captação e edição de som que deram vida ao projeto foram facilitadas pela cineasta Camila Machado e pela produtora cultural e audiovisual de Planaltina Adriana Gomes, que na época das oficinas vivia no Assentamento Pequeno William. O processo formativo nas duas comunidades possibilitou que os próprios jovens assentados e acampados produzissem o acervo sonoro da cultura do campo, que vivenciam cotidianamente.


O Sonário da Terra é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF / SECEC-DF), com apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-DF) e da Comuna Panteras Negras. O projeto é uma ampliação do Sonário do Sertão, acervo gravado em 2018 no Nordeste brasileiro, com apoio do edital Rumos e premiado pelo Iphan.


A ideia de sistematizar a riqueza sonora de comunidades rurais do Brasil surge das oficinas de audiovisual que Camila Machado vem fazendo, desde 2009, em assentamentos, acampamentos, territórios indígenas e pequenas propriedades vinculadas à Via Campesina. As pesquisas em torno do Sonário se desdobraram em uma dissertação de mestrado, realizada na Universidade de Brasília (UnB), e em doutoramento na Universidade Federal Fluminense (UFF). 


“Nesses trabalhos, me deparei com maneiras muito diversas de escuta e produção de sons. Essas experiências sonoras e o valor que as comunidades davam a elas me chamaram a atenção”, comenta a cineasta. Camila Machado é formada em Comunicação Social/Cinema pela UnB e especialista em Som pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños – Cuba. Publicado com licença livre Creative Commons, quase todo o acervo do Sonário da Terra pode ser utilizado gratuitamente em produções audiovisuais ou culturais-educativas, contribuindo para a diversidade do imaginário sonoro brasileiro.


O som de quem planta e luta pela terra

O Assentamento Pequeno William está próximo a uma área de preservação ambiental, em Planaltina (DF). Iniciado como uma ocupação, seu nome presta  homenagem a um pequeno “sem terrinha” de 2 anos, que faleceu contaminado pelo uso dos agrotóxicos na fazenda em que ocupavam. Desde 2010, é composto por 22 famílias que construíram coletivamente suas casas e ruas e reflorestaram a região, plantando árvores e roças agroecológicas.

O Acampamento 8 de Março é fruto de uma ocupação organizada e conduzida por mulheres do MST no dia 08 de março de 2012. Neste dia, 700 pessoas ocuparam áreas improdutivas em Planaltina (DF), passando a reflorestá-las desde então. O acampamento é composto por 80 famílias e dividido entre áreas para moradia, atividades coletivas e plantio. Uma região repleta de roças agroecológicas, árvores frutíferas plantadas e animais domésticos e de criação. 


Um pouco mais de Camila Machado 

Camila Machado é cineasta especializada em som e produtora executiva da Trotoar – produção de serviços audiovisuais. É doutoranda em Artes Contemporâneas na UFF e faz parte do SOMA, grupo de estudos em Arte Sonora. Já atuou na produção, coprodução, desenho e edição de som de diversos longas e curtas-metragem premiados. Atualmente, em parceria com o diretor Cássio Oliveira, está em produção do longa documental “Cavalaria Espacial” e da série de ficção “Caôs Urbanos”. 


PROGRAME-SE

Sonário da Terra

Ouça no site: https://sonario.com.br 


 
 
 

Comentários


oie_transparent (1)_edited.png

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por artistas, jornalistas e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W
bottom of page