CIA. TEATRAL OOPS!... PROMOVE ATIVIDADES NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

A programação da Cia. teve início em 21 de fevereiro e segue até 27 de março, com atividades nas redes sociais da companhia.

A Cia. Teatral Oops!.. iniciou no mês de fevereiro a realização do projeto Manutenção Oops!.. Com a iniciativa, o público poderá assistir gratuitamente as apresentações dos espetáculos O Doente Imaginário e Encantos, além de participar de atividades formativas e acompanhar bate-papos que abordam o universo e as dinâmicas do fazer teatral. A programação teve início em 21 de fevereiro e segue com atividades até 27 de março que serão transmitidas pelas plataformas das redes sociais da Cia. Teatral Oops!..


Desde o ano 2000, a Oops!.. tem traduzido seus anseios através de suas peças teatrais, partindo de três eixos principais que nortearam a pesquisa de linguagem do grupo: Clown, Contemporâneo e Rua. Com esse tripé, a Oops!.. utiliza diferentes meios para sistematizar o processo criativo, determinando tanto a temática dos espetáculos quanto sua estética. O método de trabalho da companhia é caracterizado pela construção em processo, comunicando com diferentes técnicas e teorias no intuito de desenvolver seu próprio método de criação, intitulado Teatro que É.


Durante seus mais de vinte anos de existência, o grupo realizou diversas montagens de espetáculos e oficinas, que percorreram todas as regiões do Brasil e outros países. Os espetáculos apresentados renderam à Oops!.. prêmios e participação em dezenas de festivais, ocasiões em que foi aclamada por público e crítica especializada. Atualmente a companhia possui onze montagens em seu repertório e diferentes ações formativas.


O projeto Manutenção Oops!.. é realizado com apoio e recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura, do Governo de Goiás e da Secretaria de Cultura de Goiás.

Programação - Falando de Teatro

Sucesso de engajamento e interação no Instagram em 2020, em meio ao isolamento social por causa da pandemia de covid-19, as lives Falando de Teatro retorna como uma das atividades neste novo projeto. As ações seguem a proposta inicial, que incluía bate-papo online sobre teatro, arte e cultura; e momentos de leituras de poesias, textos dramáticos e performances.


A primeira Live foi realizada no dia 21 de fevereiro, no Instagram da @ciaoops, com o tema “Construindo um Teatro de Grupo”. As lives seguiram nos dias 25 e 28 de fevereiro, com os debates sobre o “Teatro em tempos de Pandemia” e as “As Donas da Cena”, respectivamente.


Nos próximos encontros virtuais será debatido “Festivais de Teatro Pós-pandemia” no dia 04/03, às 17h; “Teatro Imersivo” no dia 07/03, às 17h; e por último sobre “Performance Virtual” no dia 11 de março às 17 horas.

Programação - Ações formativas

No projeto também estão previstas duas oficinas como ações formativas que serão realizadas no formato online: Oficina de Dramaturgia(s) com o ator e diretor João Bosco Amaral; e Oficina de Teatro para Crianças, ministrada pela atriz e produtora cultural Sol Silveira. Serão oferecidas 60 (sessenta) vagas no total, e as pessoas interessadas podem se inscrever independentemente do local de residência.


A Oficina de Dramaturgia(s) será realizada nos dias 12 e 13 de março, das 14h às 17h, na plataforma Zoom. A Oficina de Teatro para Crianças será realizada nos dias 19 e 20 de março, das 14h às 17h, também na plataforma Zoom. As ações formativas têm uma contribuição significativa tanto para crianças, que terão um contato inicial com as dinâmicas e os jogos teatrais, quanto para a formação técnica e artística de outros artistas e coletivos.

Programação - Semana do Teatro

Em comemoração ao Dia do Teatro, em 27 de março, a Cia. Oops!.. apresenta os espetáculos O Doente Imaginário e Encantos no Facebook e no Youtube da companhia. Os dois espetáculos terão tradução na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo a acessibilidade para deficientes auditivos.


O Doente Imaginário, um clássico do teatro francês de autoria de Moliére, será apresentado dia 24 de março, às 19 horas, no Facebook e no dia 26 de março, às 15 horas no YouTube. Já Encantos, que conta a história de uma menina que possui um pássaro como seu melhor amigo, será apresentado às 19 horas do dia 25 de março no Facebook e no dia 27 de março, às 15 horas, no Youtube.

PROGRAME-SE

FALANDO DE TEATRO

- 04/03, às 17h, no Instagram @ciaoops

Tema: Festivais de Teatro Pós-pandemia

- 07/03, às 17h, no Instagram @ciaoops

Tema: Teatro Imersivo

- 11/03, às 17h, no Instagram @ciaoops

Tema: Performance Virtual

AÇÕES FORMATIVAS

OFICINA DE DRAMATURGIA(S)

Dias 12 e 13/03, das 14h às 17h

Ministrante: João Bosco Amaral

Inscrições pelo e-mail: ciaoops@hotmail.com

Plataforma: Zoom

OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS

Dias 19 e 20/03, das 14h às 17h

Ministrante: Sol Silveira

Inscrições pelo e-mail: ciaoops@hotmail.com

Plataforma: Zoom

ESPETÁCULOS

O DOENTE IMAGINÁRIO

- 24/03, às 19 horas, no Facebook/CiaTeatralOops

- 26/03, às 15 horas, no Canal do YouTube da Cia. Teatral Oops!..

Classificação: Livre

ENCANTOS

- 25/03, às 19 horas, no Facebook/CiaTeatralOops

- 27/03, às 15 horas, no Canal do YouTube da Cia. Teatral Oops!..

Classificação: Livre

Mais informações: www.ciaoops.com.br

Facebook: @ciateatraloops

Instagram: @ciaoops

Youtube: Cia. Teatral Oops

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...