top of page
  • davicdm

BRINCANDO COM ARTE NO JARDINS MANGUEIRAL

Primeira edição irá ocupar praças e quadras do Jardins Mangueiral, com jogos de rua, brincadeiras tradicionais e espetáculos de cultura popular para todas as idades

Brincar é um fenômeno cultural presente em diversos povos e territórios pelo mundo. Um universo que nos convoca à liberdade e à espontaneidade da criação. Buscando promover a chamada “Cultura do Brincar”, o projeto Brincando com Arte realizará um circuito cultural integrando brincadeiras tradicionais da infância com espetáculos artísticos da cultura popular. Esta primeira edição ocupará condomínios residenciais do Jardins Mangueiral, em fins de semana entre os meses de agosto e novembro, reunindo artistas, brincantes e arte-educadores atuantes no DF. As primeiras paragens serão nos dias 21 e 28 de agosto, no Jardins dos Muricis e no Jardins dos Jatobás. Todas as atrações são gratuitas e abertas a todas as idades.


Brincando com Arte é uma idealização do músico, compositor e arte-educador Rene Bomfim. Em oito paragens no Jardins Magueiral, o projeto irá criar um espaço aberto para crianças explorarem a potência inventiva do brincar, convidando jovens e adultos a relembrarem a fonte criativa da infância. Quem prestigiar o evento terá a oportunidade de aprender a construir o seu próprio brinquedo artesanal com materiais recicláveis, na Oficina de Brinquedos Populares facilitada por Rene Bomfim. Já o Grupo Curumim Cultural promoverá jogos de rua e brincadeiras tradicionais, como perna de pau, ping-pong, dominó, chicotinho queimado, pique-esconde, entre outros. No universo das culturas populares, o projeto apresentará show de forró e música regional com o grupo Caco de Cuia e espetáculo de teatro popular de bonecos com o grupo Mamulengo Fuzuê.


Rene Bonfim nos conta que idealizou o Brincando com Arte buscando resgatar formas tradicionais e regionais de diversão, que foram atropeladas pelo avanço da tecnologia e pelo consumo desenfreado. “Aprendi a construir brinquedos artesanais com Mestre Zezito e percebo que as crianças de hoje têm pouco acesso ao brincar na rua, elas quase não conhecem os brinquedos artesanais e as brincadeiras populares. Com esse projeto quero promover o reconhecimento da nossa ancestralidade brincante, do teatro de rua, dos forrós nos quintais e dos artistas que formam a nossa identidade brasileira”, afirma o músico.


Brincando com Arte é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.


GRUPOS E ATRAÇÕES PARTICIPANTES


Caco de Cuia: Formado em 2005, o Caco de Cuia nasceu com a missão de pesquisar os ritmos, as danças, os folguedos e a musicalidade da cultura popular brasileira. Travesseando pelo país, é nas tradições da cultura nordestina que está fincada a verdadeira raiz de seus componentes. Com um repertório cuidadosamente adaptado a cada apresentação, o grupo é conhecido pela espontaneidade em palco, espaço onde celebra os vários ritmos da nossa cultura popular, em sintonia com os ensinos e a alma dos grandes mestres.


Mamulengo Fuzuê: Brincadeira aprendida com as tradições. É palhaço na rua, boneco na tolda e teatro popular que celebra a arte para despertar a transformação. O grupo foi fundado em 2007, no Ponto de Cultura Invenção Brasileira (Taguatinga-DF), a partir da convivência do brincante Thiago Francisco com os grupos Mamulengo Presepada e Mamulengo Sem Fronteiras. Desde sua origem, segue Brasil adentro e mundo afora, firmado na memória, na identidade, na celebração da vida e no aprendizado com os mestres e mestras.


Grupo Curumim Cultural: Criado em 2015, na cidade de Samambaia (DF), o Grupo Curumim Cultural busca resgatar e promover os brinquedos populares, as brincadeiras tradicionais, os jogos de rua e o fazer artístico que valoriza a Cultura do Brincar. Foi fundado pelo pai e arte-educador Bruno Lopes e hoje é formado por uma equipe de arte-educadores(as). As ações do grupo promovem a valorização de saberes e brincadeiras ancestrais, bem como a transmissão de práticas sustentáveis que contribuam com a educação e o desenvolvimento integral das crianças e de todo ser humano.


Oficina de Brinquedos Populares - com Rene Bomfim: Facilitada pelo músico, compositor, brincante e arte-educador Rene Bomfim, a Oficina de Brinquedos Populares oferece um espaço livre para a criação e produção de brinquedos artesanais oriundos da cultura popular e regional do Brasil. Com o uso de materiais recicláveis, os participantes aprendem a construir brinquedos como o currupio, o rói rói e a galinha. São criações simples e lúdicas, que contribuem para o desenvolvimento da capacidade criativa e artística das crianças e para o convívio social em grupo.


PROGRAMAÇÃO CONFIRMDA

21 de agosto - 10h: QC 02, Jardins dos Muricis

28 de agosto - 10h: QC 09, Jardins dos Jatobás

18 de setembro - 10h: QC 14, Jardins das Acácias

08 de outubro - 14h: QC 08, Jardins das Quaresmeiras

09 de outubro - 10h: QC 07, Jardins dos Tapiriris

16 de outubro - 10h: QC 06, Jardins das Salácias


PROGRAME-SE

Projeto Brincando com Arte

QUANDO: fins de semana de agosto e setembro - 21 e 28/08 --- 18/09 --- 08, 09 e 16/10 ONDE: condomínios residenciais do Jardins Mangueiral

Entrada: franca e classificação indicativa livre

댓글


bottom of page