top of page

ARTISTA VISUAL RAIMUNDO RODRIGUEZ REALIZA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL - RJ

A mostra ‘Quadrelas Fluminenses’ apresenta quarenta obras autorais do artista em dois espaços na cidade de Nova Iguaçu com curadoria de Julio Ferreira Sekiguchi

Arte sobre fotos de Sandra Moraes

Raimundo Rodriguez - artista visual, animador cultural e diretor de arte em várias produções televisivas de destaque, como “Hoje é Dia de Maria”, “Capitu”, “Meu Pedacinho de Chão” e “Velho Chico”- realiza na cidade de Nova Iguaçu a exposição inédita "Quadrelas Fluminenses", sob a curadoria de Julio Ferreira Sekiguchi, pintor e artista visual, doutor em linguagens visuais e professor de pintura na EBA/UFRJ. 


A mostra será apresentada em dois espaços, com abertura no dia 13 de abril no Complexo Cultural Mário Marques e no dia 11 de maio no Centro Cultural CENART.  As entradas são gratuitas.



A série, composta por quarenta obras, foi inspirada nos muros, paredes e fachadas (quadrelas) fluminenses, evocando a estética arquitetônica popular de diferentes épocas, representadas em madeira e lata, materiais que se destacam no imaginário do universo do artista.


"Uma característica do movimento criador de Raimundo é a preocupação com o descartado e com as sobras do mundo. Por necessidade interna o artista é impelido a recolher o que foi rejeitado para, através da arte, reinseri-los no mundo”, comenta Sekiguchi. A mesma seleção de obras será exibida em ambos os lugares.


“Para entender as obras do Raimundo é preciso entender o cenário ao redor, é preciso ir na origem do trabalho e pensar no contexto em que o artista se insere e sua visão de mundo” acrescenta o curador, que nesta exposição apresenta uma abordagem que visa explorar aspectos mais profundos da produção do artista, indo além da materialidade das obras, “perceber esse movimento é uma das chaves para penetrarmos na produção artística de Raimundo’’ completa.


O projeto é patrocinado pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, FENIG, Ministério da Cultura e Governo Federal.


PROGRAME-SE

Exposição Quadrelas Fluminenses

Complexo Cultural Mário Marques

Dias: De 13 de abril a 04 de maio de 2024 - de terça à sábado

Horário:  De terça á sexta-feira, das 09h às 17h e aos sábado das 10h às 17h

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro, Nova Iguaçu - RJ

Classificação livre

Centro Cultural CENART

Dias: De 11 a 25 de maio de 2024 -  de terça a sexta-feira

Horário: Das 10h às 16h

Endereço: Rua Coronel Alberto de Melo, 311, Parque Ambai - Miguel Couto, Nova Iguaçu - RJ

Classificação Livre


Raimundo Rodriguez

Raimundo Rodriguez é um artista visual, animador cultural e diretor de arte nascido no Ceará e estabelecido na cidade de Nova Iguaçu desde 1981. Com uma carreira que abrange mais de três décadas, ele se destaca pela sua forma de transformar materiais cotidianos como ferro e madeira em obras que refletem a sua visão de mundo, inspirada especialmente em suas raízes nordestinas e na cultura da Baixada Fluminense. 

Além de sua contribuição notável para as artes visuais, Raimundo é reconhecido por seu trabalho em produções televisivas de renome, incluindo colaborações com Luiz Fernando Carvalho em projetos como "Hoje é Dia de Maria", "Capitu", "Meu Pedacinho de Chão" e "Velho Chico". Como cofundador do Imaginário Periférico, ele encontra inspiração em artistas como Farnese de Andrade e Bispo do Rosário, assim como em seus contemporâneos, para criar obras que refletem a identidade cultural e social do Brasil.

Comments


bottom of page