top of page

30 ANOS DO LP "XUXA 5" - VOCÊ TAMBÉM TEVE?

No inverno de 1990, após o sucesso "Lua de Cristal" no cinemas, foi lançado o LP Xuxa 5, que, além do tema do filme, celebrava a axé-music, a lambada e a copa do mundo. Pode falar a verdade... você também teve um exemplar na sua casa!


Isso mesmo, caro leitor, cara leitora do Portal Conteúdo. Esse disco completou 30 anos nesta semana! TRINTA ANOS! O disco "Xuxa 5" foi lançado com pompa naquele longínquo 1990.


Era uma tarde de chuva quando a minha vizinha, Maria Paixão (já falecida), apareceu lá em casa com um embrulho de presente. Eu havia pedido pra ela esse disco (contrariando minha mãe), visto que discos eram muito caros e que naquele ano não tinha como meus pais comprarem. Se quisesse ouvir, tinha que ir até a casa de meu primo, que tinha a Fita K7. Pois bem... A vizinha chegou com o LP e eu nem acreditei. Nem entrou em casa... Só deixou o pacote e correu pra não pegar chuva.


Fiquei tão contente que saí correndo pra mostrar o disco pra minha mãe. Caí no batente da cozinha. Voamos eu e o disco ainda embrulhado. Levei um grito do meu pai que me mandou tomar banho na hora. Enquanto tomava banho, ansioso e emburrado, viram que o disco não havia quebrado. Só tinha amassado a borda da capa. Na contracapa, uma dedicatória de Maria Paixão, dizendo que éramos, minha irmã e eu, muito educados e merecíamos aquele presente. Lembro de tudo! Da minha irmã colocando na vitrola e de nós dois comentando e lendo as músicas no encarte azul.


Funcionava mais ou menos assim... Perto do dias das crianças, a Xuxa sempre lançava um LP pela Somlivre. O lançamento acontecia antes de outubro justamente para que, no mês das crianças, as prateleiras já ficassem cheias de exemplares. O disco "Xuxa 5", por mais que tivesse músicas bem infantis e didáticas como "Cobra, Chapéu e Palito" e "Boto Rosa", apresenta uma fase ais madura da apresentadora. A começar pelo título do disco... Foi retirado o selo "Xou da Xuxa" e o álbum foi lançado apenas como "Xuxa 5", numa tentativa de tornar o nome da apresentadora mais independente do programa. Porém, isso só aconteceu com esse disco. O próximo já voltou a ter o selo "Xou da Xuxa 6".

Outtake Xuxa 5 - Fotos de Paulo Rocha

Recentemente, no Instagram, #XuxaMeneghel publicou fotos nunca antes vistas do ensaio para a capa do disco. É muito bacana ver as outras opções e deduzir o porquê de terem escolhido uma ou outra foto para o layout final.


SOBRE O DISCO

O anúncio na TV era ótimo! Um disco surgia na praia e um monte de crianças corriam para ver um LP gigante saindo da água.


Aproveitando o embalo da lambada, ritmo popular da época, o Lado A trazia "Tempero da Lambada" e o Lado B veio com "I Love You Xuxu" e "Vem Lambaxuxa". Outras duas músicas curiosas foram "Canja de Galinha" e "Copa da Floresta", dialogando com a Copa do Mundo daquele ano. Confesso que são justamente as duas canções que menos estimularam no disco.


O "Xuxa 5" é repleto de hits ótimos! A faixa de abertura é a icônica "Pinel por Você, ainda na fase das parcerias com o músico baiano Cid Guerreiro, que emplacou sucessos anteriores como "Ilariê" e "Tindolelê". A própria "Tempero da Lambada" era fantástica e super animada, seguida de "Trem Fantasma", um dos melhores momentos do lado A. A quinta música desse lado é "É ou não é", a mais adulta do LP. Uma espécie de reflexão sobre os problemas da vida. Em seguida, "Lua de Cristal", que, junto com "Evidências", de Chitãozinho e Xororó", é quase um hino nacional. Todo mundo sabe o refrão de "Evidências" e de "Lua de Cristal". Mesmo que não goste de Xuxa, mesmo que nunca tenha comprado um disco. "Lua de Cristal" é um grito motivacional incrível. Já dancei muito na infância e nas boates, quando adulto.


O Lado B começa com "I Love you Xuxu", que mostrava um pouco da nova fase de Xuxa, que passava a fazer sucesso internacionalmente. Por isso a letra misturava diferentes idiomas com um arranjo inesquecível. "Twistxuxa" contou com a participação de João Penca e seus Miquinhos Amestrados, presentes no filme "Lua de Cristal" também. "Vem Lambaxuxa", "Leitura" e "O Boto Rosa" encerram muito bem o disco. O meu é autografado. Consegui numa das idas ao programa dela.

LP Xuxa 5 - Acervo pessoal Josuel Junior

Uma das coisas que mais me encantava era o mistério sobre o "recheio" dos discos. Ficava na expectativa de saber como seriam os encartes... Se seriam numa folha única ou em papel dobrável, se viria um cartão "autografado" de Xuxa. Tudo era muito encantador. O álbum vendeu 1 milhão e cem mil cópias e foi relançado várias vezes, com diferentes selos, até o ano de 2014, quando Xuxa rompeu vínculo com a Globo. Não há contagem atualizada das vendas entre as duas primeiras décadas dos anos 2000. No mesmo ano, Xuxa lançou em países de linguagem espanhola e no Brasil o disco "Xuxa Espanhol", mas essa já é outra história.


E você... teve esse disco?

bottom of page