O Portal Conteúdo está atento à falta de oportunidades profissionais para artistas com longa jornada e artistas que estão no início da sua. Pensando nisso, abriremos um espaço para que gestores culturais possam conhecê-los e contratá-los!
Há duas semanas, publicamos uma matéria que mostrava a problemática da cena cultural brasiliense e do marasmo na oferta de trabalho para atores, produtores e técnicos do teatro. A matéria circulou pelos grupos de produção da cidade pela identificação imediata que gerou nos leitores e isso nos impulsionou a abrir espaço para que artistas de Brasília possam ter seu currículo compartilhado por meio de uma série matérias do Portal Conteúdo no mês de abril.
COMO ISSO FUNCIONARÁ?
Se você é artista, envie para falecomportalconteudo@gmail.com um release, ou seja, uma resenha sobre seu trabalho. O padrão é que sejam de três a cinco parágrafos contando sua trajetória e falando de seu ofício. É importante que seja em terceira pessoa e com informações dentro de uma semântica textual que respeite a linguagem jornalística.
Além do release de, no mínimo, 3 parágrafos, você poderá enviar até 4 fotos, que podem ser de ensaios fotográficos, espetáculos, trabalhos em audiovisual... O importante é que sejam quatro fotos boas e que complementem as informações do seu texto e que falem bem sobre você. Ao final, envie também o seu @ do instagram para que os leitores possam procurá-los nas redes.
PRECISO PAGAR POR ISSO?
Parceria é parceria e filhadaputagem é filhadaputagem, neh, gente?! É claro que não precisa pagar nada. É uma oportunidade que estamos dando para que esse cenário negativo das produções do DF possa melhorar. Sabemos que muitos projetos aprovados ano passado ainda não receberam suas verbas nas contas dos proponentes. Os espetáculos que estão atualmente em cartaz na cidade são, em sua maioria, de outros estados. Os espetáculos do DF que estão em apresentação são, em sua maioria, independentes, arrecadando verba unicamente pelo borderô de bilheteria.
O Portal Conteúdo só cobra para release de divulgação de espetáculos, eventos e lançamentos de álbuns enviados por assessorias. Para que os trabalhos representados por assessores sejam notícia num dos espaços mais respeitados por quem faz arte no DF é necessário seguir um novo protocolo! Por 4 anos, o Conteúdo divulgou os trabalhos de artistas de todo o país de maneira gratuita, cumprindo seu compromisso social com o período durante e após a pandemia.
Desde janeiro de 2024, está sendo cobrado um valor fixo de R$30,00 por release publicado. Para isso, quando enviar o release, sugerimos aos assessores ou representantes dos grupos/das atrações que indiquem no Assunto do E-mail o Pagamento para a chave PIX que será indicada. Ao ser confirmado o pagamento, a matéria será diagramada e postada no site e instagram. Mas isso é apenas para RELEASES ENVIADOS POR GRUPOS E ASSESSORIAS. E vamos combinar que R$30,00 é um preço bem camarada para os projetos que contam com leis de incentivo e para ações independentes.
Para esta matéria que estamos propondo não será cobrado nada, afinal... Como iremos cobrar se a ideia da matéria é gerar renda para uma cadeia produtiva que está parada? Muitos artistas da cidade já tiveram seus trabalhos divulgados no Conteúdo por meio das colunas "Precisamos falar de..." e "Quem Faz Arte". Esta ação agora é diferente, pois tem um foco mais direto: Divulgar nomes de trabalhadores da cultura do DF para que haja uma corrente de compartilhamento entre quem é divulgado e quem admira o trabalho dos colegas.
Tudo é feito com muito respeito e dedicação aos artistas.
VAMOS RECAPTULAR?
Para que seu trabalho possa ser divulgado nesta nova série de matérias do Portal Conteúdo, envie um email para falecomportalconteudo@gmail.com atendendo aos seguintes itens:
1 - RELEASE SOBRE O ARTISTA E SUA CARREIRA (3 a 5 PARÁGRAFOS);
2 - 4 FOTOS EM BOA QUALIDADE;
3 - O @ DE SUAS REDES PARA QUE POSSAMOS MARCÁ-LOS
Pretendemos soltar essas matérias no mês de abril, respeitando a linha editorial do Portal. Se serão dois, três ou quatro artistas por publicação, isso não sabemos. Vamos observando o movimento e decidindo conforme os materiais chegarem. A editoria tem a liberdade de selecionar ou não o material recebido para que se transforme em matéria, mas garantimos que todos os e-mails serão lidos.
Para fazer a economia girar é preciso saber quem faz parte dessa economia.
Portal Conteúdo - Feito de Artista para Artista!
Josuel Junior - Editor Responsável
Comments