top of page

VILA DE OLHOS D'ÁGUA SEDIA CIRCUITO FORMATIVO E GRATUITO EM TEATRO POPULAR

Projeto Olhos D’Água em Cena oferecerá à comunidade cinco oficinas ao longo de três meses, visando a construção de um espetáculo inédito

A população da Vila de Olhos D’Água, em Alexânia (GO), possui um estreito vínculo com as artes e a preservação da cultura local. É neste fértil terreno que o Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco), em parceria com a companhia Inventor de Sonhos, realiza o projeto Olhos D’Água em Cena. De abril a junho, a iniciativa transformará a vila numa escola do teatro de rua, oferecendo à comunidade cinco oficinas vivenciais gratuitas. As inscrições para as primeiras aulas ficam abertas entre os dias 30 de março e 05 de abril. 


O circuito Olhos D’Água em Cena será facilitado por artistas convidados de Goiás, Distrito Federal e Bahia, com aulas ministradas na sede do Naco, em Olhos D’Água. A primeira oficina, Criação e Confecção de Máscaras Cênicas, acontece entre os dias 08 e 20 de abril, com a facilitação do ator, dramaturgo e ceramista Murilo de Paula, de Brasília (DF). São 20 vagas disponíveis para pessoas a partir dos 12 anos. As inscrições devem ser feitas via WhatsApp, pelo número 62 9.9311.9148.


Em maio, serão realizadas as oficinas de Palhaço Musical, com o ator e palhaço Marcelo Beré (Olhos D’Água - GO), e Montagem de Teatro de Rua, com o ator, diretor e poeta Sebastian Marques (SP), da Cia Inventor de Sonhos. Em junho, acontecem as oficinas de Figurino, com a artista visual Angela Alexsander (Olhos D’Água - GO), e Deslocamentos - Convergências e Divergências Migratórias, com o artista Romualdo Lisboa, de Ilhéus (BA). 


Criação de espetáculo

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Secult-GO), o projeto Olhos D’Água em Cena tem o intuito de despertar na comunidade o desejo de compor um grupo teatral formado por habitantes locais para ocupar espaços diversos, como praças e escolas. “Nossa ideia é proporcionar uma vivência peculiar com oficinas ministradas por especialistas de diferentes áreas cênicas e atuantes no cenário local e nacional”, relata Sebastian Marques. 


Todo o percurso formativo, realizado ao longo de três meses, vai culminar na criação de um espetáculo de teatro de rua inédito, concebido pelos participantes das oficinas. A montagem será dirigida por Sebastian, com dramaturgia de Romualdo Lisboa. A circulação de estreia do espetáculo realizará quatro apresentações gratuitas em escolas e espaços públicos de Olhos D’Água e de Alexânia, durante o mês de junho. 


PROGRAMAÇÃO

06, 07, 13, 14 e 20 de abrilCriação e Confecção de Máscaras Cênicas - Com Murilo de Paula (DF)

A oficina irá introduzir aspectos teóricos e práticos acerca da criação de máscaras para uso cênico, apresentando elementos técnicos básicos para a confecção de máscaras teatrais em papel. Serão explicitadas as diversas etapas de confecção na técnica de papietagem, incluindo retirada de moldes de gesso, modelagem em argila, papietagem e acabamento.


13, 14, 15, 16 e 17 de maio

Palhaço Musical - Com Marcelo Beré (GO) A oficina irá oferecer elementos didáticos para os participantes experimentarem a arte do palhaço e sua variante “excêntrico musical”. Serão trabalhados jogos e brincadeiras para “aquecer” e criação e confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. Também serão apresentadas explanações sobre “A filosofia do palhaço” e sobre “A poética do palhaço” – os 4 princípios de prática na arte da palhaçaria.


20 a 24 de maio e 27 a 31 de maio

Montagem de Teatro de Rua - Com Sebastian Marques (SP) Sob a orientação do professor Sebastian Marques, ator das artes cênicas com mais de 30 anos de experiência, esta oficina promoverá a criação de personagens, situações e conflitos cênicos que tenham relação direta com as questões urgentes da própria comunidade. Com bases nessas vivências, será dirigido um espetáculo de teatro de rua, pois é por meio das reflexões acerca de “nossa aldeia” que nos tornamos capazes de alargar nossos pensamentos e refletir sobre o respeito a outros mundos.


03 a 07 de junho

Figurino - Com Angela Alexsander (GO)

A oficina irá abordar a temática do figurino como elemento compositivo da configuração cênica. Especificamente, intenta-se promover a idealização e a construção do traje

cênico de modo a compatibilizar a relação entre este e os outros elementos da visualidade cênica.


17 a 21 de junhoDeslocamentos - convergências e divergências migratórias - Com Romualdo Lisboa (BA)

Por meio do teatro, a oficina irá promover o acesso a conteúdos e técnicas de ocupação e ressignificação de espaços públicos abertos, como praças, ruas, parques e outros locais. Serão apresentados conceitos gerais e perspectivas do teatro de rua para propor a construção coletiva, com os participantes do curso, de uma dramaturgia baseada na ideia de corpos em processo migratório. Serão trabalhadas técnicas de corpo, voz e atuação.


PROGRAME-SE

Olhos D’Água em Cena - Formação em Teatro Popular QUANDO: de abril a junho de 2024

ONDE: Vila de Olhos D’Água - Alexânia (GO) Inscrições gratuitas: 62 9.9311.9148 (WhatsApp)

Redes sociais: @inventordesonhoss e @naco_olhosdagua


bottom of page