top of page

SOLO DE PALHAÇARIA "A MULHER AQUELA" GANHA NOVA TEMPORADA NO TEATRO CINE JOIA - RJ

Encenado por Ruth Mezeck, montagem inspirada em obra de Beckett fica em cartaz de 11 de abril a 30 de maio

A atriz, performer, burlesca, empreendedora cultural e jornalista Ruth Mezeck só tem motivos para festejar. Comemorando 25 anos de palhaçaria profissional, após o sucesso da estreia,  seu solo de palhaçaria “A mulher Aquela”, terá mais uma temporada no novo Cine Teatro Joia, em Copacabana. Com direção de Karla Conká, a partir do dia 11 de abril, as sessões passam a ser sempre às quintas, às 19h30, até o dia 30 de maio. Em cena, Ruth dá vida a Clownesse Sassah Coco de La Merde, vulgo Palhaça Sassah, livremente inspirada na personagem feminina da peça Dias Felizes, de Samuel Beckett, obra que a atriz se debruça há cerca de 20 anos.


Quando entrou em contato com a palhaçaria, ainda no fim dos anos 90, Ruth não imaginava que esse encontro mudaria para sempre a sua vida. Tida como a palhaça mais velha em atividade no Brasil, após 25 anos de estrada, entre algumas idas e vindas, ela continua se divertindo e se redescobrindo pelos palcos da vida. “A palhaçaria me ensinou a ver a vida com mais humanidade. A minha persona palhaça é quem me salva”, afirma.


Unindo essas duas paixões, Ruth vem, desde 2007, desenvolvendo diversos projetos teatrais, de pesquisa e performance inspirados na obra de Samuel Beckett. Até conseguir trazer a personagem beckettiana Winnie para a palhaça foi um longo e desafiante processo. Uma construção que teve início ainda em 2009, quando estreou seu primeiro solo, “Sassaricos da Sassah”, no qual encarna, pela primeira vez, a personagem Clownesse Sassah Coco de La Merde. Após muita pesquisa, cursos e experimentações, em 2015, começa o processo de criação de “A Mulher Aquela”, que só é finalizado em 2018, mesmo ano de estreia do espetáculo no 7º Festival Internacional de Comicidade Feminina-Esse Monte de Mulher Palhaça.


“Um dos maiores desafios da minha trajetória artística foi a dramaturgia de A Mulher Aquela, junto com a Karla Conká, que corajosamente aceitou dirigir o espetáculo inspirado na personagem Winnie. Antes desse trabalho, tive outro desafio gigantesco, que marcou definitivamente a minha expressão artística, de me sentir confortável num corpo octogenário para botar o peito de fora e rodar os pasties no espetáculo de burlesco da Madame Sassah, construindo um corpo político e quebrando os parâmetros impostos pela sociedade etarista e machista”, lembra Ruth.


Em “A mulher Aquela”, ela traz para o universo beckettiano uma dramaturgia que mistura teatro do absurdo, palhaçaria e muitas brincadeiras. “Em Dias Felizes, a personagem principal se encontra enterrada até o pescoço, mas, ainda sim, continua vivendo normalmente, ao contrário do marido, que não consegue lidar com a situação. A peça discute sobre as possibilidades de ser feliz diante da senilidade e da fragilização do ser humano a partir dos efeitos do tempo. Fala sobretudo de esperança”, reflete.


Em cena, Ruth dá vida a chiquérrima Clownesse Sassah Coco de La Merde que acaba de chegar de Paris e vai reencontrar Willie, seu marido, imóvel e doente, representado em cena por uma bengala. Na companhia de Willie, ela começa a dividir com o público causos da sua infância no interior do Rio Grande do Sul e seu cotidiano no Rio de Janeiro. Ela conta também sobre os tempos de sucesso nos cabarés parisienses, na Paris de 1900, e adjacências europeias. Nada disso é real e, ainda assim, tudo acontece.


Karla conta que transformar Willy  em uma bengala foi algo totalmente intuitivo, que veio naturalmente dentro do processo de criação, mas só aconteceu porque era a Ruth. “A palhaçaria é muito autobiográfica. Em 2015, Ruth estava fazendo uma oficina comigo e numa ocasião sugeri que ela trouxesse uma bengala para a cena. Nessa época, eu já tinha lido “Dias Felizes” e, por uma iluminação, tive a ideia de transformá-la no personagem do marido, que representa o lugar do encosto, da inercia, que muitas vezes nos paralisa diante da vida”, conta.

Através de Sassah, Ruth, que é conhecida nas redes sociais como ativista da terceira idade, também reflete com bom humor sobre etarismo, a passagem do tempo e a invisibilidade do idoso. Segundo Karla, até a estreia do espetáculo, em 2018, ainda não se tinha visto uma mulher palhaça velha em cena falando sob forma de denúncia e protesto sobre a condição que uma pessoa idosa é colocada no Brasil e acredita que segue sendo inédito dentro da Palhaçaria com o tema. “A invisibilidade da mulher na sociedade depois de uma certa idade é um fato. No entanto, o que vemos em "A Mulher Aquela", antes de ser uma dramaturgia subjetiva que fale sobre o assunto, é literalmente um corpo velho trabalhando. Para o público, seja que idade for, será muito importante se deparar com situações que o farão refletir sobre como é a visão dele da velhice ou como ele anda se comportando como as pessoas velhas que vivem ao seu redor”, diz Karla.


Para Ruth, estar em cena, ativa, se desafiando, mesmo depois dos 80, é um exemplo de que idade não é empecilho para fazer o que se gosta. “Sou uma ativista pelas causas da terceira idade porque sei que velhice não é doença. Muito pelo contrário. Sou a prova viva de que a vida não tem barreiras se a pessoa acreditar nela e perseguir os seus objetivos”, diz. 


Essa é a primeira temporada de “A mulher Aquela”. Após a apresentação de estreia, em 2018, a montagem foi apresentada, em 2019, no BOLINA-Festival Internacional de Palhaças, em Portugal.


Nascida no Rio Grande do Sul, Ruth Mezeck é formada em arte dramática pela UFRGS, e pela EFac. Há oito anos, começou a  estudar  arte burlesca com o mestre Marco Chavarri, e a sua personagem burlesca Madame Sassah atuou em festivais no Brasil e na America Latina No teatro, já atuou em diversas montagens, como, CÍRCULO DE GIZ CAUCASIANO, de B.Brecht dir. de José Renato; O AVARENTO, de Molière direção de Henri Doublier; A FARSA DA BOA PREGUIÇA, de Suassuna dir. de Luiz Mendonça, entre outros. Como palhaça, criou dois solos:  SASSARICOS DA SASSAH e A MULHER AQUELA. Ambos fazem parte do PROJETO BECKETT – DIAS FELIZES, que ela vem desenvolvendo desde 2007 e inclui outros quatro trabalhos:  ESTADO  BECKETT a sua primeira performance beckettiana(2007); e atuação nas peças de Samuel  Beckett TODOS QUE CAEM (2007) e ELEUTHERIA (2008); e criou a sua segunda performance beckettiana DIZINBOLSA (2008-2009). Em 2023, foi homenageada no Festival Internacional de Burlesco de Buenos Aires, e no Festival. Internacional de Burlesco em Santiago (Chile).


QUEM FAZ

Direção: KARLA CONKÁ – Grupo As Marias da Graça

Dramaturgia: RUTH MEZECK e KARLA CONKÁ

Direção de Arte: CRISTINA DE PÁDULA

Coreografia e concepção burlesca: MARCO CHAVARRI (DELIRIUS FENIX) Programação Visual: TERTULIANA LUSTOSA 

Figurino: RUTH MEZECK

Fotos: FELIPE DOMINGUES (Ensaios) e MARIANA ROCHA (Espetáculo)

Produção: SASSAH PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

Assessoria de Imprensa: LAGE ASSESSORIA/FERNANDA LACOMBE

 

PROGRAME-SE

Local: Novo Cine Teatro Joia (Av. N.S. Copacabana, 680. Galeria)

Temporada: 11 de abril a 30 de maio 

Dia/Horário: quintas, às 19h30

Tel. (21) 96930-5950

Lotação: 80 lugares

Valor do ingresso R$ 60,00 inteira; R$ 30,00 meia

Vendas: Bilheteria e Sympla

Duração: 55 min

Faixa etária:12 anos

Siga nas redes @palhacasassah25 e @ruthmezeck

bottom of page