top of page

SAMAMBAIA, CIDADE DO DF, GANHA DOCUMENTÁRIO ESPECIAL FEITO POR ESTUDANTES

Estudantes da 8 série do Centro de Ensino Fundamental 427 foram cinegrafistas e locutores de Expedição por quatro pontos importantes de Samambaia, cidade que faz aniversário em outubro.

Estudantes do 8º ano participam de Expedição por pontos de Samambaia

Samambaia foi institucionalizada como cidade no dia 25 de outubro de 1989. De lá para cá, muita coisa mudou. A região administrativa tem reconhecida importância no segmento de arte e cultura, fomentando e gerando ações que ganham reconhecimento país afora. Das atividades artísticas mais conhecidas, destaque para as quadrilhas juninas, que apresentam estilo próprio, transformando em espetáculos os arraiais montados no período do tradicional festejo.


Agora, em 2022, estudantes do segmento EJA (Educação de Jovens e Adultos) do CEF 427, inovaram ao documentar em vídeo quatro expedições feitas em pontos importantes da cidade. A ação faz parte do trabalho interdisciplinar semestral da escola, que promove a união de professores e educandos num trabalho que lembra as conhecidas feiras de ciência.


Com as câmeras dos celulares nas mãos e muitas ideias na cabeça, os estudantes se revezaram em diferentes passeios por locais da região. Após a etapa das gravações, que ocorreram ao longo de duas semanas, trechos em vídeo foram compilados e editados pelos professores. A etapa final contou com a narração em áudio dos próprios estudantes, formando um documentário dividido em 4 episódios curtos.


Participaram da expedição os professores Kellen Dória (Língua Portuguesa) e Josuel Junior (Arte), que já desenvolve o conhecido projeto "Viagem Cultural", levando estudantes de Samambaia para conhecerem um dia de gravação nos Estúdios Globo (Projac), no Rio de Janeiro. Como os processos de gravação de programas de auditório mudaram depois da pandemia, a viagem foi convertida em expedição local, valorizando a própria comunidade no DF. Na parte pedagógica voltada para a sala de aula, o trabalho também contou com o professor Felipe Batista (Língua Estrangeira - Inglês). A interdisciplinaridade é o ponto forte do projeto.


"A descoberta dos espaços culturais da cidade oportunizou aos alunos perceberem-se sujeitos pertencentes à comunidade, buscando zelar por esses espaços, valorizando as possibilidades de lazer oferecidas pela cidade onde moram", explica a professora Kellen Dória.


No primeiro episódio, é possível conhecer o Parque Gatumé, importante zona de interesse ecológico situada entre as quadras 425 e 427 de Samambaia Norte. O segundo episódio foi realizado no Parque Três Meninas, próximo à quadra 611. Entre piqueniques e muita caminhada, os estudantes puderam descobrir curiosidades desses locais com orientação direta dos professores.


O terceiro episódio foi gravado na tradicional Paróquia Santa Luzia, a igreja em formato de barca que fica na quadra 304 de Samambaia Sul. Lá, além de conhecerem o santuário, os estudantes tiveram acesso aos andares do subsolo e ao jardim temático externo. Por fim, um dos locais mais aguardados: As Dunas de Areia, que ficam na Zona Rural da cidade. As dunas são, na verdade, o local de lavra de uma mineradora de calcário que abre espaço para gravações e ensaios fotográficos artísticos - o que fez com que a expedição se transformasse num verdadeiro book onde estudantes e professores experimentaram as funções de fotógrafos e de modelos.


"Gostei muito de ir para o Parque Gatumé! Sempre ouvi falar, mas nunca tinha conhecido de perto. Gostei muito de conhecer mais sobre nossa Samambaia e nossa natureza. É um lugar muito lindo e satisfátorio… Já sobre as Dunas, eu nem tinha conhecimento desse lugar. Quando cheguei, achei muito lindo e muito legal. Parecia até neve. Da hora!", comenta o estudante Bruno Henrique, de 19 anos.


O trabalho ultrapassa os muros da escola quando colocado na internet, podendo servir de referência para outros estudantes que possam vir a desenvolver trabalhos escolares sobre a cidade. Os vídeos já estão disponíveis em canal do Youtube, mas serão apresentados aos estudantes das demais turmas nesta quarta-feira (dia 26 de outubro) no turno da noite.


CONFIRA:


Episódio 1


Episódio 2


Episódio 3


Episódio 4

bottom of page