top of page

SÃO JOÃO DO SEU TEODORO COMEMORA 60 ANOS NO DF

Apresentações de grupos de cultura popular, quadrilhas juninas, comidas típicas e o tradicional Batizado do Boi

Pé de Cerrado

Chegou a hora do São João mais tradicional do Distrito Federal: o São João do Boi de Seu Teodoro! A festa chega em sua 60ª edição, numa grande celebração dos 60 anos do Boi de Seu Teodoro - o primeiro brincante da capital. E para comemorar, o grupo convida o público para curtir as tradicionais quadrilhas juninas, o forró, o tambor de crioula, dançar ciranda e até carimbó!


A programação está repleta de brincadeiras tradicionais das culturas populares. A comilança está garantida, com direito aos mais deliciosos quitutes dos festejos juninos. O arraial terá uma praça de alimentação e área de recreação infantil.


O ponto alto são as apresentações dos grupos Carimbó Sensação Paraense, Pé de Cerrado, Tambor de Crioula de Seu Teodoro, Quadrilha Junina Triscou Queimou, Quadrilha Junina Sabugo de Milho, Forró Colo de Mainha e o tradicional batizado do Boi de Seu Teodoro.


Como todo São João do Bumba Meu Boi de Sobradinho, por volta da meia-noite será realizada a troca do couro do Boi e a renovação das roupas e dos instrumentos, seguindo um ritual de fé e devoção a São João Batista. É um ritual forte e emocionante, que impacta o público profundamente, trazendo a força da tradição e da brincadeira popular. E ainda vamos conhecer o Boi dos 60 anos de grupo, conferir em primeira mão suas novas roupas e novos bordados, que foram feitos lá no Maranhão e no Distrito Federal!


O evento faz parte do projeto Folguedos em Arte, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Há 19 anos o Boi de Seu Teodoro é Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. Em 2020, foi criada a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro, em homenagem e reconhecimento ao legado cultural deixado por ele.


O grupo participou das comemorações do primeiro aniversário de Brasília, a convite de Ferreira Gullar, e encantou os candangos, em plena Rodoviária do Plano Piloto lotada, com o público seguindo os passos do Boi e dançando suas toadas. A apresentação rendeu o convite para Seu Teodoro se mudar para Brasília, e, assim, junto de sua trupe e de sua esposa, fincou raízes na cidade de Sobradinho. Seu Teodoro, que nasceu no Maranhão, lutou 17 anos para se manter nesse espaço, resistindo a inúmeras tentativas de retirarem o grupo de lá.


Atualmente, a tradição do Boi é mantida por seus filhos e por sua esposa, dona Maria Sena, que tem 90 anos. A família busca manter a tradição e divulgar aos brasilienses essa história. O grupo tem enorme relevância para o DF e essas memórias precisam ser preservadas. O espaço é da comunidade e de todos que desejam conhecer e vivenciar o Bumba Meu Boi.


PROGRAME-SE

Sexta, 23 de junho - São João do Boi de Seu Teodoro

Endereço: Av. Contorno, Quadra 15, Área Especial N° 02, Sobradinho-DF

Dica: Colocar no aplicativo de GPS Boi de Seu Teodoro.

Entrada gratuita


• 19h - Abertura - Carimbó Sensação Paraense;

• 19h50 - Quadrilha Junina Triscou Queimou;

• 20h40 - Tambor de Crioula de Seu Teodoro;

• 21h30 - Quadrilha Junina Sabugo de Milho;

• 22h20 - Pé de Cerrado;

• 23h30 - Boi de Seu Teodoro - Batizado;

• 0h30 - Forró Colo de Mainha

• 02h - Encerramento

* Banda Forró Som A+ nos intervalos das atrações.

Kommentarer


bottom of page