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ROMILDO NASCIMENTO DÁ DICAS SOBRE PRODUÇÃO EM TEMPOS DE QUARENTENA

Um dos nomes mais citados da moda brasiliense, Romildo Nascimento dá cinco dicas para que profissionais autônomos se reorganizem nesse período de quarentena.

Arte sobre foto de João Américo

O estilista Romildo Nascimento desempenha um papel significativo na cena da moda e do mercado alternativo de Brasília. Ele é figura cativa da cena artística e veste desde famosos a pessoas do DF que queiram experimentar uma peça exclusiva. Com essa filosofia, conquistou espaço, respeito, credibilidade e admiração por representantes de diferentes áreas.


As peças produzidas por Romildo são porta de entrada de muitos brasilienses no mundo da moda, tanto para quem produz quanto para quem consome. Ele desmistifica a ideia de que ter uma roupa exclusiva seja algo inacessível. Quem tem curiosidade de experimentar um look pode encontrá-lo pelas redes sociais para ver as peças disponíveis no estoque ou encomendar uma inédita.

O Portal Conteúdo convidou o profissional para que desse cinco dicas a empreendedores do DF nessa fase em que muitos estão em casa. Anote aí:


1- PARE, ANALISE E PLANEJE Siga suas intuições, até porque essas dicas podem servir para uns e outros não. Nada melhor do que usar esse tempo aparentemente livre para descobrir qual é o seu foco.


2 - FOCO EM GESTÃO A gestão é mais importante que o seu produto. Talvez seja a hora de diminuir a produção e analisar a gestão. Tem muita gente que produz, vende muito bem, mas não tem LUCRO. Perceba que movimento você está fazendo que pode servir de autoboicote.


3 - VALORIZE A PRESENÇA ONLINE SEM DEIXAR DE LADO OS MOMENTOS OFFLINE Use as redes sociais de uma forma mais humana. Fotos e promoções vendem, mas não fidelizam clientes. Conte como o seu produto é feito, conte a história da sua marca e quais são seus objetivos. Existe até um nome correto para isso: Storytelling.


(Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.) - Definição via artigo do publicado no site Rockcontent.


4 - VALORIZE SEUS CLIENTES E PARCEIROS É difícil admitir, mas o nosso produto não é tão importante assim. Possivelmente, tem milhares de pessoas produzindo as mesmas coisas que a gente. O que faz uma pessoa deixar de comprar uma marca X e preferir as nossas? Então, o mais importante em nossos negócios são as pessoas, os colaboradores, os clientes e os fãs. É importante valorizá-los.


5 - SER GENTE/ SER HUMANO É preciso entender que pessoas precisam de pessoas e é muito importante mostrar os valores da sua marca, como o respeito as minorias, a valorização do comércio local e a sustentabilidade. Lembrando que sustentabilidade na moda não é só produzir menos lixo, mas sim incentivar o consumo consciente.


--DICA BÔNUS-- Assista o Documentário "Como o cérebro Cria", disponível na Netflix. São 52 minutinhos de muito ensinamento.


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