top of page
  • davicdm

ROMARIA POÉTICA EM CEILÂNDIA E SAMAMBAIA

Projeto Romaria Poética chega com a cultura popular a escolas da Rede Pública da cidade

Muito mais que palavras, a poesia é essência. Com ela expressamos sentimentos, emoções, ideias e ideais; encantamos e somos encantados. Ela nos leva a lugares, nos remete a cheiros, nos traz sensações e povoa nosso imaginário. Acessível por natureza, ela é ferramenta de arrebatamento e transformação social. A partir dessa força da poesia, foi criado o Romaria Poética, que chega a sua 2ª edição. O projeto é um sarau poético musical que caminhará por escolas e outros locais públicos das cidades de Ceilândia e Samambaia. Além da potência da poesia, nossa 2ª. Edição vem acrescida de quatro apresentações de teatro de mamulengo e duas oficinas de literatura de cordel. Destacando ainda um viés “pedagógico” necessário ao adentrarmos o universo de escolas públicas, onde a Educação de Jovens e Adultos se faz presente. As atividades do Romaria Poética vão acontecer entre os dias 25 de outubro e 05 de novembro, para alunos do EJA do Distrito Federal. Artistas do Romaria A poesia popular tem grande referência no Nordeste, onde se encontram ricas vertentes culturais, como o Cordel, o Repente, a Cantoria, as Emboladas e várias outras manifestações da nossa cultura popular. E é de lá - do Nordeste – que virão os artistas Ivan Matos (PI) e Miguel Mariano (CE). O rico mosaico do Distrito Federal é representado por poetas primorosos como: Margô Oliveira, Ancelmo Borges, Domício Chaves, Jirlene Pascoal, Chico Nogueira, Cacá Poeta e Carlos Araújo. Na música, diversos ritmos e sonoridades das nossas tradições populares serão mostrados pelo grupo ceilandense Taleta de Bambu que é composto por Nanci Araújo, Josiane Araujo, Ítalo Oliveira, Herval Magoo, Breno Trindade, Humberto Fernandes e Margô Oliveira.

Romaria Poética Por meio da poesia, da música e do mamulengo, o projeto busca constituir uma transversalidade com as disciplinas educação artística, língua portuguesa, história, geografia, letras, entre outras, propiciando lampejos de alegria e entretenimento ao árduo aprendizado diário. Estar novamente nos torreões periférico-urbanos mostrando outras possibilidades do fazer poesia, música e agora acompanhados de um teatro de mamulengo é, de fato, uma maneira de concretizar a existência de uma cultura plural e firmar a grandiosidade poética e estética daquilo que é nosso, e é de direito. Durante dois meses, em quatro apresentações do sarau e duas oficinas, os diversos artistas participantes (locais e também nacionais), expressarão seus diferentes estilos poéticos se revezarão recitando poesias e canções, mostrando símbolos e ritmos que denotam um pouco da abundante riqueza da nossa cultura popular.

PROGRAME-SE

Romaria Poética - 2ª Edição

QUANDO: de 25 de outubro a 05 de novembro de 2021

ONDE: Escolas da Rede Pública do DF

Programação: 25/10/21 (segunda-feira) 19h30min

Centro Cultural de Ceilândia - QNN13, Área Especial – Ceil. Norte

(Recebendo CED 11 – Ceilândia)

Poetas: Domício Chaves, Miguel Mariano e Chico Nogueira

Teatro: Mamulengo Gratidão

Música: Taleta de Bambu


26/10/21 (terça-feira) 19h30min CEF 404 – Samambaia - QS 404 – Área Especial 01 – Samambaia Sul - Poetas: Domício Chaves, Miguel Mariano e Cumpadi Ancelmo Teatro: Mamulengo Gratidão Música: Taleta de Bambu 27/10/21 (quarta-feira) 19h CEF 25 – Ceilândia - QNP 09, Área Especial – P Norte - Poetas: Ivan Matos, Cumpadi Ancelmo e Jirlene Pascoal Teatro: Mamulengo Gratidão Música: Taleta de Bambu 03/11/21 (quarta-feira) 19h30min CED 11 – Ceilândia - EQNP 01/05 – P Norte - Oficina de Literatura de Cordel com Mestre Ivan Matos 04/11/21 (quinta-feira)19h30min CEF 427 – Samambaia - QN 427, Área Especial 02 – Samambaia Sul Oficina de Literatura de Cordel Mestre Ivan Matos 05/11/21 (sexta-feira)19h30min Complexo Cultural de Samambaia - Centro Urbano – Samambaia Sul – (Recebendo o CEF 427 – Samambaia) Poetas: Domício Chaves, Miguel Mariano e Ivan Matos Teatro: Mamulengo Gratidão Música: Taleta de Bambu

bottom of page