PROJETO "O SOM DA CENA" ATENDE ESTUDANTES DO RECANTO DAS EMAS

"O Som da Cena" é um projeto de oficinas artísticas com foco na criação de trilha sonora para espetáculo. Ministrado por Rai Melodia, a proposta abraça estudantes de escolas do Recanto das Emas e comunidade escolar.

Arte sobre fotos de Rai Melodia

O projeto "O Som da Cena" tem como objetivo oferecer aos jovens do Recanto das Emas a oportunidade de aprender e conhecer como são criadas as trilhas sonoras para espetáculos. A oficina iniciou em setembro, de forma remota, sob a regência do professor Rai Melodia, músico, ator e diretor da cidade. Durante a oficina, além da parte técnica voltada para a criação de trilhas sonoras, os estudantes vão aprender sobre a origem do teatro, da música e do cinema compreendendo as especifidades dessas linguagens e como elas se relacionam.


Sabendo que a desmotivação relacionada aos estudos se fez presente durante esse período de pandemia, a equipe do projeto teve o cuidado de buscar materiais e metodologias que pudessem melhor atender os jovens da comunidade do Recanto das Emas. Além das aulas ao vivo, transmitidas via Google Meet, foram reservados horários de atendimentos individuais e coletivos, onde cada estudante pode ter a oportunidade de tirar dúvidas, produzir e aprofundar algum aspecto debatido durante as aulas.

A oficina acontece de forma remota

Ao divulgar a oficina nas escolas de Ensino Médio e Ensino Fundamental (com ênfase nos anos finais), a produção contou com uma resposta positiva por parte dos professores, gestores e estudantes, além da procura de outros jovens da comunidade escolar.


Pensar em como produzir sons e músicas com objetos que temos em casa já foi um dos desafios propostos pelo professor Rai no início das aulas. Logo na primeira aula, a estudante Thayssa do CEF 602 do Recanto das Emas destacou a felicidade em participar da oficina. Para ela, essa é uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre arte além de compartilhar conhecimentos com outras pessoas.


Outro aspecto destacado por alguns estudantes durante a primeira aula foi sobre a importância de projetos como esse na cidade.

Edmar Oliveira

Para o coordenador geral do projeto,Edmar Oliveira, ações gratuitas como essa proporcionam a difusão da arte e da cultura para estudantes:


"Sabemos que a comunidade do Recanto das Emas tem um grande interesse em projetos artísticos e culturais. E quando falamos de música o interesse é ainda maior. A música faz parte do nosso cotidiano. Assim, essa oficina vem proporcionar aos nossos jovens a oportunidade de compreender como são criadas as trilhas sonoras além de apresentar a importância e a riqueza que existe numa música e som de cena", comenta.


Para as próximas semanas estão sendo preparadas lives onde os convidados vão debater sobre temáticas voltadas para a criação de trilha sonora. A oficina seguirá até o mês de novembro e as inscrições podem ser feitas CLICANDO AQUI.


O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal - FAC-DF.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA... 

1/3