PROJETO "EXPRESSÃO, ARTE E PROTAGONISMO PARA MULHERES" CELEBRA CIRCO SOCIAL, TERRITÓRIO E FEMINISMOS NO DF
- Josuel Junior - Editoria
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Em cada encontro, o grupo constrói uma pedagogia que atravessa temas como feminismos, autoconhecimento, dignidade, cuidado coletivo e direitos humanos.

Desde abril, o Coletivo Intervenções de Circo Social vem tecendo um caminho de conhecimento, vínculo e descobertas por meio do “Expressão, Arte e Protagonismo para Mulheres”. Em um curso teórico-pratico de circo social que aconteceu durante o ano no ginásio do Instituto Federal de Brasília – Campus Gama, pessoas jovens, adultas e diversas encontram no corpo — esse território vivo — um lugar de voz, futuro e invenção.
Entre tecidos, cambalhotas e um chão-picadeiro, nasce um processo em que o circo se torna uma lente pela qual se observa o mundo, as questões sociais, de identidade e resistência.
“Reivindicamos o chão como espaço pedagógico e o corpo como lugar de memória e potência. Aqui, cada mulher escreve sua própria narrativa, entre quedas que ensinam e voos que anunciam novos mundos”, diz Natália Ferreira, coordenadora de comunicação do Coletivo. Nesta edição, os educandos do projeto se tornam também multiplicadores da metodologia do circo social, participando como mediadores de oficinas de circo social em outros espaços socioeducacionais – no centro de convivência de Santa Maria, unidade de internação do Gama, Coletivo da Cidade na Estrutural e com a comunidade escolar do IFB Gama.

O Coletivo Intervenções de Circo Social é reconhecido por transformar espaços e vidas através da arte há 13 anos. Suas ações unem circo social, educação, intercambio cultural e autoconhecimento, criando redes de pertencimento e fortalecendo a autonomia de pessoas que vivem em territórios periféricos do DF.
O percurso vivido nas oficinas floresce em um espetáculo gratuito, apresentado no dia 6 de dezembro, às 19h, no IFB Campus Gama. A cena reúne fragmentos de vida, poesia e movimento em uma criação coletiva que celebra a força das mulheres do DF — múltiplas, diversas, intensas como o próprio cerrado.
PROGRAME-SE
06 de dezembro de 2025
19h
IFB Campus Gama
Entrada gratuita
Instagram: @intervencoesdecircosocial






Comentários